A boia é a responsável por manter o sensor que mede o nível do combustível boiando. Se ela estiver com algum problema pode afundar, assim o nível do marcador de combustível estará sempre baixo no painel do carro. Este é o defeito mais comum se tratando de problemas no medidor de combustível.
O sensor fica localizado dentro da própria bomba, ou seja, dentro do tanque e para resolver o problema é necessário que se troque toda a peça. Entretanto, é possível tentar uma solução diferente e mais econômica, verificando como está o fusível responsável pelo marcador de combustível.
O que fazer quando o marcador de combustível não está funcionando?
Ao perceber que o marcador do painel está travado ou oscilando demais - seja ele digital ou analógico -, a orientação é o proprietário do veículo procurar o mais rápido possível uma concessionária ou oficina de confiança para diagnosticar o problema e, caso necessário, substituir o componente danificado.
Quanto custa para arrumar o marcador de combustível?
O profissional vai precisar avaliar. Caso seja realmente o sensor, ele deverá abrir o compartimento da bomba para acessar a peça com defeito, reparar ou fazer a troca. Esse item pode variar muito de preço, a faixa vai de R$ 150,00 até R$ 600,00, dependendo do veículo.
Como Ajustar o Sensor de Nível do Combustível da Linha fiat (siena, palio, strada)
O que estraga um sensor de combustível?
A principal causa do não funcionamento ou operação irregular do marcador de combustível é a boia da bomba. Chamada de flutuador, ela é feito de plástico, mas pode sofrer com a ação corrosiva da gasolina e do etanol, podendo encharcar-se de combustível e assim afundar. Isso acaba alterando a medição do sensor de nível.
O que fazer quando o carro não reconhece o combustível?
Você pode ainda localizar o corpo de borboleta sob o capô, desplugar o conector, dar partida no carro e plugá-lo novamente. Isso serve para “resetar” o sistema e fazer com que a injeção eletrônica reconheça o novo combustível. Se nada funcionar, é necessário chamar um mecânico munido de um equipamento chamado scanner.
Manutenção preventiva: O sensor de combustível também pode desempenhar um papel na manutenção preventiva. Ele pode fornecer informações sobre o consumo de combustível fora do normal, o que pode indicar problemas mecânicos, como vazamentos ou mau funcionamento do motor.
A principal causa de problemas nesse sistema é uma espécie de “afogamento” da boia, que pode acabar se enchendo do combustível e afogar, dessa maneira, tende a não cumprir com sua função, ou seja, mesmo que o veículo tenha uma quantidade satisfatória de combustível não será apresentando para o motorista, o deixando sem ...
Quando o veículo está em um plano inclinado, o nível de combustível no reservatório permanece reto, porém a boia inclina junto ao veículo. Desse modo, o marcador pode sinalizar um nível maior ou menor de combustível.
O sensor de nível de combustível movido a bateria sem fio com um tempo de bateria de 5 a 10 anos garante um monitoramento preciso e confiável do nível do combustível e sem mexer com fios.
Onde fica o sensor de rotação? O sensor de rotação fica localizado próximo ao virabrequim do motor. Este, por sua vez, fica no interior do bloco do motor, sendo uma das peças mais importantes da sua parte inferior, onde ocorre a combustão dos gases.
Como funciona o marcador de combustível no painel?
No coração do sistema está o sensor de nível de combustível, geralmente localizado dentro do tanque de combustível. Este sensor é composto por um flutuador, que se move de acordo com o nível de combustível, e um potenciômetro, que altera sua resistência elétrica conforme o flutuador sobe ou desce.
Como saber se o relé da bomba de combustível está com defeito?
Se o relé da bomba de combustível estiver queimado, o motor não liga ou dá partida e morre em seguida. Se você notar algum desses sinais, é válido testar o relé da bomba de combustível para verificar se ele está funcionando corretamente.
Esse sensor, localizado no sistema de alimentação do motor, é responsável por identificar a composição do combustível e ajustar a mistura ar/combustível e o tempo de ignição do motor de acordo com o tipo de combustível presente no tanque.
Qual o sinal quando a bomba de combustível está ruim?
Outro sinal que pode indicar mau funcionamento da bomba de combustível do seu carro é quando o desempenho muda e o veículo não responde como de costume, especialmente em subidas. Isso acontece por a peça ser a responsável direta por oferecer potência ao motor, através da queima correta de etanol ou de gasolina.
- O etanol costuma dar problema na boia com mais facilidade. A água presente no líquido oxida a peça! Se você usa esse tipo de combustível, verifique o estado do item com mais frequência. - Pra fazer a troca da boia, é preciso remover o banco de trás do carro e tirar a parte elétrica.
Com a boia elétrica danificada, não é identificado o momento de corte do abastecimento. Assim, pode ocorrer o superaquecimento, danificação da tubulação e queima da bomba d'água.
Porque a luz da gasolina acende mesmo com o tanque cheio?
Mas e quando ela acende com o tanque cheio? Pode ser o sistema de partida a frio. Essa luz, não é das que acendem quando há algum defeito com o carro, ela serve apenas para indicar que o nível está baixo.
O sensor está presente junto ao módulo de combustível. É composto, basicamente, por um flutuador fixado em uma haste articulada que movimenta o seu contato deslizante.
Também chamado de sonda lambda, o sensor de oxigênio atua monitorando a mistura de combustível no carro. Seu mau funcionamento pode elevar o gasto com o veículo.
No caso de uma sonda lambda já danificada, ela pode apresentar sinais de mau funcionamento, como o acendimento da luz indicadora de falhas de injeção (lâmpada LIM), aumento no consumo de combustível e perda da proporção ideal entre ar e combustível, assim como dificuldades de reconhecimento do tipo de combustível em ...