Os aerossóis são partículas ainda menores que as gotículas. Falar, espirrar, tossir e procedimentos médicos que envolvem secreções respiratórias também podem gerar aerossóis. Essas pequenas partículas permanecem suspensas no ar por algumas horas e podem ser carregadas por correntes de ar, movimentando-se.
Suspensão de partículas finíssimas sólidas ou, a maior parte das vezes, líquidas num gás. Plural: aerossóis. Origem etimológica:francês aérosol. Plural: aerossóis.
O aerossol diferentemente do que muitos imaginam, não é um gás, são partículas líquidas ou sólidas suspensas em meio gasoso, podem ser de origem natural (nuvens, nevoeiros e poeiras), ou artificial (spray de desodorantes, fumaça dos escapamentos e umidificadores de ar).
Os aerossóis farmacêuticos são produtos que são embalados sob pressão e contêm ingredientes terapeuticamente ativos que são liberados por ativação de um sistema de válvula apropriado.
Os aerossóis são partículas ainda menores que as gotículas. Falar, espirrar, tossir e procedimentos médicos que envolvem secreções respiratórias também podem gerar aerossóis. Essas pequenas partículas permanecem suspensas no ar por algumas horas e podem ser carregadas por correntes de ar, movimentando-se.
Incluídos entre os principais vectores da poluição e da radioatividade atmosféricas, os aerossóis participam em diversos fenomenos naturais que abrangem a formação de nuvens e de precipitação, o balanço radiativo da atmosfera, a visibilidade, as permutas entre o oceano e a troposfera e as eventuais modificações na ...
Spray é um equipamento de emissão que, sob pressão, emite a substância armazenada misturada com o gás (ou ar). Um aerossol é a mistura de dois líquidos, sendo um deles o produto em si – creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida – e o outro o propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora.
Erik Rotheim era um engenheiro norueguês e patenteou a primeira lata e válvula de aerossol em novembro de 1927, tal qual conhecemos hoje, a que elimina o produto da embalagem no ar em forma de partículas.
A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.
O início de ação de Aerolin® spray é rápido, em até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos). A duração de ação é de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.
O desodorante aerosol ou também conhecido como spray, possui um jato que direciona o produto nas axilas. Este é um tipo de desodorante com secagem rápida e proteção imediata.
Um aerossol é basicamente a mistura de dois líquidos guardados na mesma lata. Um deles é o produto em si, que pode ser creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida. O outro é o chamado propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora. Na maioria dos casos, o propelente é um gás líquido.
As Precauções para aerossóis são indicadas evitar a transmissão de partículas menores ou iguais a 5μ, que permanecem em suspensão no ar, podendo ser transportadas por longas distâncias. São exemplos: Mycobacterium tuberculosis (tuberculose), vírus da varicela ou vírus da rubéola.
Tem gente que acerta a grafia da palavra, AEROSSOL (com dois Ss), mas não acerta a pronúncia e diz “aerozol”, com o E fechado (ê) e Z no lugar do som de S. A forma correta de se falar a palavra é como se escreve, com dois Ss, e com o E aberto (é).
Um aerossol é a mistura de dois líquidos, sendo um deles o produto em si – creme de barbear, desodorante, tinta ou inseticida – e o outro o propelente, uma substância capaz de impulsionar o produto para fora. Entre outras palavras, o spray é a lata, o equipamento utilizado para emissão do aerossol.
O aerossol tem o principal objectivo de fluidificar as secreções existentes nas vias respiratórias, de forma a facilitar a sua drenagem e consequente expulsão.
O aerossol, ao contrário do que muita gente pensa, não é gasoso. Na verdade, ele é constituído por partículas sólidas ou líquidas suspensas no ar ou em qualquer meio gasoso.
Portanto, o aerossol é melhor e mais efetivo, mas o cheiro muito forte não permite que ele seja um produto de uso diário. Já o spray, em espaços de maior exposição a insetos e mosquitos, exige uma frequência de reaplicação maior para manter sua efetividade.
É aconselhável o uso de desodorante spray/aerossol para pessoas que possuam muitos pelos presentes na região em que o produto será aplicado – neste formato, o produto seca mais rápido e também tem aplicação ligeira, evitando incômodos.
Os aerossóis atmosféricos são partículas líquidas ou sólidas suspensas na atmosfera com dimensões inferiores a 100µm de diâmetro, e que são originados por processos de combustão, poeira do solo, partículas de pólens, sais marinhos, aerossóis secundários entre outros (ALVES, 2005).
É bom dizer que os dicionários não registram a forma "aerosol", com apenas um "s". O "Vocabulário Ortográfico", da Academia Brasileira de Letras, no entanto, registra as duas formas ("aerossol" e "aerosol"). "Aerossol" vem de "aero" + "sol". "Aero" é elemento grego e significa "ar", "aéreo".
Os mais notórios são os clorofluorcarbonetos, ou CFCs - compostos de flúor, carbono e cloro - que, como se descobriu na década de 1980, estavam destruindo a camada de ozônio na atmosfera. As moléculas de CFC são robustas o suficiente para atingir, intactas, as regiões superiores da atmosfera.
Para que a substância consiga passar do estado líquido para o gasoso, ela precisa consumir energia de algum lugar. E no caso das latas de aerossol, a energia é tirada do calor do metal da própria lata – e é por esse motivo que a temperatura fica gelada.