O Chamado de Mateus (ou Vocação de Mateus) é um episódio da vida de Jesus que aparece nos três evangelhos sinóticos (Mateus 9:9–13, Marcos 2:13–17 e Lucas 5:27–28) e que retrata o primeiro encontro entre Jesus e São Mateus.
Jesus ouviu a pergunta e respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.
Mateus, também conhecido como Levi, o filho de Alfeu, é o autor desse livro. Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”).
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Mateus se emociona com o chamado de Jesus | NOVELA JESUS
O que Mateus deixou para seguir Jesus?
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina.
Após a morte e ressurreição de Jesus, cada apóstolo foi cumprir a missão dada por Jesus de irem aos quatro cantos da terra anunciarem a Palavra de Deus. Mateus foi evangelizar na região da Arábia e Pérsia com o intuito de evangelizar aqueles povos.
Mateus, também chamado de Levi, era filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.
Em uma entrevista para o site acadêmico logos, a produção de The chousa revelou. porque Mateus é retratado autista na série. Isso foi ideia de Dallas, o criador, diretor e roturista de The chowser. Ele tem uma história pessoal e familiar, próxima com o espectro de autismo.
Os evangelistas Lucas e Marcos também o chamam de Levi, o nome dado pelo seus pais – ele mudou o nome como uma forma, típica da época, de indicar a mudança de vida. O nome Mateus, algumas vezes, foi citado nos Atos dos Apóstolos. O anúncio de Cristo foi a sua missão.
Depois da morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos espalharam-se pelo mundo e Mateus foi para a Arábia e a Pérsia para evangelizar aqueles povos. Porém foi vítima de uma grande perseguição por parte dos sacerdotes locais, que mandaram arrancar-lhe os olhos e o encarceraram para depois ser sacrificado aos deuses.
Segundo algumas fontes, Mateus teria morrido por causas naturais; no entanto, segundo algumas tradições, consideradas pouco críveis, a sua existência terminou na Etiópia. Na descrição dos quatro seres do Apocalipse – águia, boi, leão, homem – São Mateus é associado àquele com aspecto de homem.
Segundo conta o próprio Evangelho de Mateus, dedicava‐se a cobrar os impostos. Eis o relato: «Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse‐lhe: “Segue‐me.” E ele levantou‐se e seguiu‐o» (Mt 9,9‐11).
O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus havia prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus. Jesus é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abrãao, o pai do povo escolhido.
Qual foi a atitude de Mateus quando Jesus o chamou para Segui-lo?
O chamado. Provavelmente, no dia em que Jesus o chamou, Mateus acordou e foi como de costume para a coletoria e ali estava sentado. Como sempre, seus olhos viam a ira estampada no rosto dos judeus que por ali passavam.
“Jesus viu um homem chamado Mateus,sentado na coletoria de impostos,e disse-lhe: “Segue-me!”(Mt 9,9). Esta é a conversão de um pecador. Mateus se coloca entre eles, e não qualquer tipo de pecador, mas o pecador público que recolhia impostos para um país estrangeiro.
Mateus pregou, em primeiro lugar, na própria Palestina, e em seguida, dirigiu-se à Arábia e Pérsia, deslocando-se finalmente para a Etiópia, onde encontrou a morte.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
“Oferta de Deus”. Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, depois de ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Indica uma pessoa equilibrada e muito racional, que não gosta de magoar ninguém e procura sempre ser gentil nas suas palavras.
Os fariseus tinham ouvido falar que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta. Eles se reuniram e um deles, que era mestre da lei, testando Jesus, lhe perguntou: — Mestre, qual é o mandamento mais importante?