A massagem deve ser feita seguindo o “formato” do intestino. Dessa forma, comece na parte posterior direita do abdômen e faça movimentos para cima. Após isso, faça um movimento horizontal e termine “descendo” do lado esquerdo do abdômen, em direção à pelve.
Com um óleo de massagem ou creme corporal, deslize a ponta dos dedos de uma das mãos em sentido horário em círculos, com uma leve pressão; Depois, faça movimentos do umbigo para o púbis; Em seguida, faça movimentos circulares pequenos ao redor do umbigo.
Em seus dedos indicadores, há um ponto próximo a unha (como na imagem abaixo) que ao apertar, pode fazer com que seu corpo fique mais relaxado, pois ele diminui a preocupação. Assim, você aperta nesse ponto, entre 1 a 3 minutos, quando estiver no banheiro. Você pode apertar com o dedo ou com a unha.
[DIY] Fique LIVRE do Intestino Preso com massagem RÁPIDA!
Como estimular o cocô a descer?
Outra opção é de cócoras ou sentado com elevação da coxa e, de preferência, com os pés apoiados em um banquinho. Ambas as posições ajudam a tornar reto o caminho para a saída das fezes, além de aumentar a pressão da musculatura abdominal e perineal, facilitando o processo.
Para soltar o intestino preso, é importante adotar algumas estratégias como praticar exercícios físicos regularmente, beber muita água e comer frutas ricas em fibra, que vão estimular o funcionamento do intestino facilitando a eliminação das fezes.
Dessa forma, comece na parte posterior direita do abdômen e faça movimentos para cima. Após isso, faça um movimento horizontal e termine “descendo” do lado esquerdo do abdômen, em direção à pelve. Essa massagem deve ser feita de forma repetida e com leve pressão.
Um supositório ou um enema (medicação administrada via retal) são melhores se a constipação se tornar acentuada. Lembre que a constipação é um efeito colateral de vários medicamentos comumente utilizados, e isto pode ser revisto com seu médico. Estas medidas simples geralmente trazem um resultado satisfatório.
As fibras têm a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino. Aponte para um consumo de cerca de 30 gramas diariamente. Vá aumentando a dose aos poucos para não se ver a braços com outro problema: a flatulência (os famigerados gases).
Se um laxante ou um supositório não desbloquearem as fezes do cólon, o médico ou o enfermeiro poderá remover manualmente as fezes. Para o fazer, introduz o dedo com luvas no reto da pessoa afetada e remove o bloqueio.
Em alguns casos, pode ser feita a remoção manual. A introdução de um dedo devidamente enluvado no ânus costuma ser suficiente para liberar as fezes. Se necessário, pode-se usar tubos colônicos, que carregam um fluido de desimpactação. Raramente será necessária uma remoção cirúrgica.
O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!
Colocar 3 dedos abaixo da saliência da sola e pressionar esse ponto levemente, com ambos os polegares, fazendo pequenos círculos, durante 15 segundos; Segurar o pé com uma das mãos e colocar o polegar da outra mão na parte lateral do pé abaixo do tornozelo.
O tenesmo retal consiste na vontade constante de defecar sem que haja eliminação de fezes. Também provoca a sensação de evacuação incompleta, que pode estar acompanhada de sintomas como dor e cólica abdominal. Normalmente, o problema também está acompanhado de sintomas de ansiedade.
Aloe vera (babosa) O suco de aloe vera é conhecido por suas propriedades laxantes. Seu consumo regular pode melhorar a digestão e aumentar a frequência dos movimentos intestinais, o que a torna uma opção interessante para quem deseja o alívio da constipação.
O que fazer quando as fezes não quer sair de jeito nenhum?
Normalmente, são recomendados o uso de supositórios e podem ser feitas lavagens ou lavagens com a finalidade específica de limpeza. Assim, o corpo é novamente estimulado para expelir o que não precisa e, muitas vezes, pode já eliminar o fecaloma. Portanto, busque um gastroenterologista.
FALSO – As fezes devem sair na forma inteira (como uma salsicha), macias e fáceis de serem colocadas para fora. Algumas pessoas necessitam de manobras manuais (tirar as fezes com o dedo, inserindo no canal anal, ou com duchas de água) para retirada das fezes endurecidas.