Onde mora a mente O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas. Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia".
Essa é a parte externa, que todos chamam de 'massa cinzenta', (por causa de sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.
O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.
Esses autores afirmam que a mente é um mecanismo evoluído, construído e ajustado em resposta às pressões seletivas enfrentadas pelos ancestrais da espécie humana no período Pleistoceno e que as mentes atuais permanecem adaptadas à caça e à coleta.
Cérebro, Mente, Pensamento e Consciência | Estímulos da Mente
Onde se localiza a nossa mente?
Onde mora a mente
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas.
A mente é o conjunto de faculdades responsáveis pelos fenômenos mentais e abrangendo a estes em sua estrutura. Muitas vezes, o termo também é identificado com os próprios fenômenos. Essas faculdades incluem sensação, pensamento, imaginação, memória e vontade.
O médico psiquiatra trata dos transtornos mentais, como de humor, de ansiedade, esquizofrenia, psiquiatria geriátrica, genética e epidemiologia. O Hospital das Clínicas da cidade São Paulo, vinculado à Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), possui um Instituto de Psiquiatria, o IPq.
A mente opera em nossa 7a. consciência – MANO, que em sânscrito significa “Poder do Pensamento” e é responsável pelos nossos pensamentos, não o cérebro. O cérebro é um órgão do corpo humano onde a MENTE registra as memórias de fatos, pessoas, objetos e pensamentos.
A mente é o resultado do funcionamento do cérebro: os pensamentos, os sentimentos e as emoções. E os dois não podem ser entendidos de forma separada. Por quê? Porque tudo o que pensamos e sentimos desde o nosso nascimento vai “formando e moldando” nosso cérebro.
As vozes que ouvimos na nossa cabeça geralmente são pensamentos internos ou um monólogo interior. Essas "vozes" são controladas, reconhecíveis como nossas próprias e geralmente estão alinhadas com nossa consciência.
A memória, a atenção, a lógica, a intuição, a resolução de problemas, a capacidade para se comunicar e, dependendo da teoria, a emoção, depressão e os processos inconscientes são algumas das principais características da mente.
A mente costuma ser atribuída às funções cerebrais como: interpretação, desejos, temperamento, imaginação, linguagem e os sentidos. No entanto, ela também tem relação com ações inconscientes, como o pensamento, a razão, a memória, intuição, inteligência, sonho, sentimento, ego e superego.
Tanto o cérebro como a medula espinhal são envolvidos por três membranas de tecido (as meninges) que os protegem: A fina pia-máter (a mais interna das três membranas) reveste a superfície do cérebro e da medula espinhal. A aracnoide-máter, fina e semelhante a uma teia de aranha, é a camada intermediária.
Nosso consciente é a parte racional, ele tem a capacidade de analisar fatos e concluir se esses fatos farão bem ou mal para sua vida, tem noção de tempo e capacidade de pensar. A realidade é que seu consciente tem a função de proteger você, afinal o consciente é a parte racional da história.
A localização da consciência humana é um mistério milenar. Mas uma nova teoria científica indica onde ela está. Para o professor Johnjoe McFadden, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que a consciência esteja na energia eletromagnética gerada pelos impulsos elétricos que ocorrem entre os neurônios.
O sistema automático ou involuntário é exercido pelas partes mais antigas, grandes e volumosas do cérebro, ou seja, o tronco encefálico, o sistema límbico e uma parte do córtex. Ele comanda nosso funcionamento inconsciente e, segundo se estima, é o responsável pela maioria de nossas ações.
A ciência aponta um caminho para a natureza do mental que não é o mesmo do dualismo. Não há dúvidas de que a Consciência é gerada pela atividade do sistema nervoso, e que o cérebro influencia a mente e vice-versa.
A consciência é fruto da evolução do sistema nervoso. Portanto, percepções, individualidade, linguagem, idéias, significado, cultura, escolha (ou livre arbítrio), moral e ética, todos existem em decorrência do funcionamento cerebral.
Algumas formas que temos de controlar a mente é através do controle do processo mental, que há pouco tempo atrás se falava muito sobre que o controle mental acontece a partir de um pensamento que gera um sentimento, que gera um comportamento, que gera um resultado. Isso faz muito sentido, é verdade.
Quem cuida da mente cuida da vida, e isso tem de ser lembrado, afinal tudo começa na mente. O fato de não estarmos bem emocionalmente afeta nosso cotidiano e nossa capacidade de tomar decisões.
Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.
3.5.1 Romanos 12:1-2 - Ninguém pode “experimentar” o que a vontade de Deus é sem a renovação ou transformação da mente. Mente (nous) significa o intelecto, a razão, a faculdade do entendimento.
A mente é uma força extraordinária, capaz de moldar nossa percepção, nossas emoções, nossos pensamentos e, por fim, nossas ações. Através dela, podemos criar uma realidade alinhada com nossos desejos mais profundos, superar obstáculos e encontrar a felicidade verdadeira.
A criação da realidade pela mente acontece por meio de pensamentos, palavras, sentimentos e ações. Ao pensar em determinadas situações é como se você desse vida àquela realidade. A questão é: você já examinou com cuidado os seus pensamentos?