1João 3:1-2 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.
Onde está na Bíblia que somos chamados filhos de Deus?
“Chegada, porém, a fé, não estamos mais sob pedagogo; vós todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo” (Gl 3, 25-27).
Cristãos. No Evangelho de João, o autor escreve que "Mas, a todos quantos o receberam [Jesus], aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12). A expressão "filhos de Deus" é utilizada dez vezes no Novo Testamento.
Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
1João 3:1-2 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Vejam como é grande o amor do Pai por nós, pois ele nos chama de filhos, o que de fato somos! Mas quem pertence a este mundo não reconhece que somos filhos de Deus, porque não o conhece.
Quando o Senhor decidir te dar um filho, ame, proteja, aceite a qualquer momento, em qualquer situação; ele não é um erro, é um presente de Deus! 👶🙏❤ Filhos são presentes de Deus, uma cruz que você tem que carregar pro resto da vida.
“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer (João 15:15)”.
Porque nem todos podem ser chamados filhos de Deus?
No entanto, nem todos os seres humanos são filhos de Deus, pois somente o sacramento do Batismo nos concede a filiação divina, visto que ele nos une ao Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo. Com isso, já é possível perceber a importância e a urgência do sacramento do Batismo.
Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.
A perícope Mc 3,13-19 é significativa para a compreensão da comunidade marcana, pois nela encontra-se um qualificativo que não está nos demais Evangelhos: o autor do texto canônico afirma que Jesus chamou Tiago e João de filhos do trovão, uma tradução do aramaico Boanerges (Mc 3,17).
Aliás, esta é a única bem-aventurança que menciona que “serão chamados filhos de Deus”, justamente pelo fato de que Deus deu o seu filho para reconciliar o mundo consigo mesmo. (2 Co 5.18). Paulo disse que, quando somos justificados pela fé, temos paz com Deus (Rm 5:1).
Jesus foi a única pessoa nascida de uma mãe mortal, Maria, e de um pai imortal, Deus, o Pai. É por isso que Jesus é chamado de Filho Unigênito de Deus. De Seu Pai, Ele herdou poderes divinos (ver João 10:17–18).
Eram: Simão (a quem deu o nome de Pedro); Tiago, o filho de Zebedeu, e João, seu irmão (aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”); e ainda André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
[Os filhos de Deus] são nascidos de semente incorruptível, pela Palavra de Deus. (1 Pedro 1:23). “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” Tiago 1:18.
Deus nos criou para manter a criação e para isso é preciso que o ser humano continue existindo, o que só é possível por meio de filhos. Ao criar homem e mulher e estabelecer o casamento (Gênesis 2:24), Deus também nos ordenou essa função base de ter filhos.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
Tiveram o direito de serem chamados filhos de Deus?
Contudo, aos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu‑lhes a autoridade de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de homem algum, mas nasceram de Deus.
Crer em Jesus é o meio que nos leva a mudar de “status” ou “posição”. É o meio que nos leva a ser “filhos de Deus”. Deus nos adota como Seus filhos por meio de Cristo. Jesus diz que costumávamos ser “filhos de vosso pai, o diabo” (João 8:44).
A Palavra de Deus declara que: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Sl 127.3). Os filhos não nos pertencem, eles são propriedade de Deus. O Senhor apenas nos confiou o cuidado deles, e um dia teremos que responder perante Ele por isso.