Quando não usar o hífen?
- Em palavras compostas, quando apenas um dos termos indicar etnia: eurocêntrico, afrodescendente etc.
- Após o prefixo “mal”, quando NÃO seguido de vogal, “h” ou “l”: malquerer, maltratar etc.
- Em palavras compostas, com elemento de ligação: dona de casa, pé de moleque etc.
Quando o hífen não deve ser usado?
Nos demais casos, escreve-se sem hífen, com aglutinação: malcriado, malfeito, malsucedido. Atenção: quando usados como advérbios, bem e mal ficam separados, sem hífen nem aglutinação, da palavra que acompanham (como nos casos em que estão antes de particípio).Onde não se usa hífen?
O hífen deixa de ser empregado quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.Quando não usar o hífen exemplos?
Não há hífen quando o PREFIXO terminar com letra DIFERENTE da primeira letra da segunda palavra. Exemplos: autoajuda, autoestima, extraescolar, contraindicação, infraestrutura, superestrutura, coedição, semiárido, intramuros.Quais palavras não têm mais hífen?
Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol. Exemplos: Couve-flor, guarda-roupa, decreto-lei, guarda-chuva, guarda-civil, pé- de-meia. Conforme o novo Acordo, a palavra "PARA-QUEDAS" que era grafada com hífen, agora será escrita sem hífen. Assim: PARAQUEDAS.COMO USAR O HÍFEN - APRENDA EM 5 MINUTOS
Porque guarda-chuva tem hífen?
Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.Onde está incorreto o emprego do hífen?
O uso do hífen é uma das principais dúvidas ortográficas da língua portuguesa. De forma geral, o hífen é usado em palavras compostas sem elemento de ligação, como “arco-íris”, por exemplo. Por outro lado, não o utilizamos nas palavras compostas com elemento de ligação, tais como “pé de moleque”.Porque girassol não tem hífen?
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.Qual a regra do hífen?
Se o prefixo terminar com vogal igual à que inicia o segundo elemento, há hífen separando. Ex.: anti-impacto, micro-ondas, mini-igreja, semi-industrial. Importante: O prefixo “co-” é uma exceção, não havendo hífen mesmo quando o segundo elemento iniciar com a letra O.Quais palavras perderam o hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.É microondas ou micro-ondas?
Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.Porque o salário mínimo tem hífen?
De acordo com os dicionários Aulete e Michaelis, "salário-mínimo" com hífen é um substantivo composto. Isso quer dizer que ele descreve uma pessoa que recebe um salário mínimo ou que é mal paga.Quando o hífen é obrigatório?
Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.Qual dessas palavras não deveria ser escrita com hífen?
*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.Porque bate-papo tem hífen?
Mas no caso deste termo, não precisa titubear na hora de escrever, é “bate-papo”, com hífen no meio! A regra que explica é simples: o hífen permanece em palavras compostas iniciadas por um verbo.Vai e vem tem hífen?
A forma correta é vaivém.Embora com origem em duas formas verbais, uma do verbo ir e outra do verbo vir, esta palavra constitui um todo e por isso não leva hífen. É uma palavra aguda, ou seja, com acento tónico na última sílaba.