Onde o consumidor pode registrar suas reclamações?

Sendo assim, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo. Encontre um órgão de defesa consumidor mais próximo de você.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Onde o consumidor pode reclamar?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Como o consumidor pode registrar uma denúncia?

O consumidor poderá registrar a denúncia no link https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/commonUser função Nova Denúncia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Qual é o órgão de Defesa do Consumidor?

Os Procons são órgãos estaduais e municipais de proteção e defesa do consumidor, criados especificamente para este fim, com competências, no âmbito de sua jurisdição, para exercer as atribuições estabelecidas pela Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, e pelo Decreto nº 2.181/97.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Como cadastrar reclamação no consumidor gov?

Para se cadastrar no Consumidor.gov.br, clique no botão “Entrar com gov.br”, disponível no canto superior direito da tela, e preencha seus dados. Por questões de segurança, é necessário ter uma conta gov.br nível PRATA ou OURO para registrar e acompanhar suas reclamações no Consumidor.gov.br.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Descubra agora Como o Consumidor pode registrar uma Denúncia. Como processar empresa sem advogado.

Como faço para fazer uma reclamação no Procon?

Em todos os estados, também é possível reclamar pelo telefone 151. Além disso, o governo federal tem a plataforma consumidor.gov.br que também permite o registro de reclamações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

Como fazer reclamações no Procon?

É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet ou telefone. Em ambos os casos, tenha em mãos: Dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ, endereço) Todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo, prints da compra)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

Quais casos o Procon resolve?

Entre as principais funções do Procon estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quando o consumidor deve procurar o Procon?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.). 90 dias para produto ou serviço durável (por exemplo, eletrodomésticos, móveis, serviço de ensino etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Qual o site do Portal do consumidor?

Antes de registrar a sua reclamação, leia os Termos de Uso do Consumidor.gov.br.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

O que acontece quando se abre uma reclamação no Procon?

O consumidor faz a reclamação; O fornecedor é notificado e responde; O consumidor avalia a resposta; Se o caso foi resolvido, a reclamação é baixada; Se o caso não foi resolvido, vira um processo administrativo; Como processo administrativo, o fornecedor é novamente notificado; O fornecedor responde pelo sistema ou é ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quem pode usar o consumidor gov?

Sobre o serviço

A participação de empresas no Consumidor.gov.br só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

Para que serve o consumidor gov?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando acionar o Direito do consumidor?

De acordo com o artigo 26 a lei federal 8.078/90 que regulamenta o código do consumidor, o prazo para reclamação para vicios aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias tratando-se de produtos ou serviços não duráveis como alimentos, lavagem de automóveis, lavanderia, etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pa.gov.br

Precisa de advogado para acionar o Procon?

Nas audiências entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços agendadas pelo Procon, para tentar solucionar uma reclamação, os consumidores não precisam obrigatoriamente contratar um advogado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é o valor da multa do Procon?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no fornecimento de produtos ou serviços que envolvam outorga de crédito ou concessão de financiamento, as multas de mora decorrentes do atraso de pagamento não poderão ser superiores a 2% do valor não pago.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Quem pode abrir uma reclamação no Procon?

Quem pode reclamar

Toda pessoa, grupo ou empresa que adquira ou use produto ou serviço de um fornecedor pode reclamar ao Procon.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pr.gov.br

Quanto tempo demora para o Procon resolver um problema?

O consumidor registra sua reclamação e a empresa tem até 10 dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em consumidor.gov.br

O que acontece se a empresa não responder reclamação no Procon?

Caso a empresa não responda a notificação do PROCON APT, ou simplesmente não compareça em audiência, ela será multada e o consumidor será orientado a buscar o judiciário para ingressar com uma ação judicial, sendo por meio da Defensoria Pública (quando preenchidas as causas que o qualifique), ou diretamente por meio ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aparecidadotaboado.ms.gov.br

Como falar com o Procon pelo Whatsapp?

Solicitações podem ser enviadas durante todo o dia. O Procon Santos, no litoral de São Paulo, criou um canal de comunicação via Whatsapp para atender os consumidores que buscam auxílio na cidade. O serviço começou a funcionar nesta quinta-feira (15) pelo telefone (13) 99101-5792.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

O que o Procon faz com a empresa?

Além do poder de fiscalizar as empresas em suas atuações no mercado de consumo, o Procon possui o canal de reclamações dos consumidores, no qual, após denunciada alguma prática ilegal, o órgão passará a analisar o conteúdo denunciado, posteriormente, notificará as empresas envolvidas para que promova sua resposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem Procon dentro do Poupatempo?

Atendimento presencial nos Postos do Poupatempo:

# Santo Amaro (Avenida Amador Bueno, 229, 2º andar – Mais Shopping); # Itaquera (Av. do Contorno, 60 – São Paulo – SP (ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Como o Procon notifica a empresa?

A intimação pode chegar de modo escrito, pelo correio ou pelos sistemas eletrônicos do órgão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br