Vídeo: leão escapa de circo e assusta população nos arredores de Roma. Um leão escapou de um circo nos arredores de Roma e causou pânico na cidade de Ladispoli neste fim de semana. No período em que ele esteve à solta, o prefeito Alessandro Grando alertou os moradores locais para ficarem em casa.
O leão sobrevivente, um filhote de sete meses de idade, foi encaminhado ao Parque Dois Irmãos, jardim zoológico de Recife, onde permaneceu até sua morte no dia 16 de janeiro de 2021. Segundo a equipe técnica, o animal foi vítima de complicações de um câncer na mandíbula, além de comprometimento das funções hepáticas.
Distribuição geográfica. Na Europa, os leões habitavam a Península Balcânica. Habitavam as atuais Grécia, Bulgária, Macedônia do Norte, Romênia e países que integravam a extinta Iugoslávia e seu habitat se estendia até à Península Ibérica, passando pelo sul da França, Itália, Hungria e o sul das atuais Áustria e Suíça.
Conheça a TRAGÉDIA que mudou para sempre as leis sobre USO DE ANIMAIS nos CIRCOS.
Que país o leão veio?
Acredita-se que o P. leo tenha evoluído na África há entre 1 milhão e 800 000 anos. Migrando para fora do continente africano durante o Pleistoceno Médio (800 - 100 kyr) para a Europa e Ásia, e posteriormente colonizando toda a região Holártica.
Na Itália, leão foge de circo e circula por horas por ruas de pequena cidade. Uma cidade italiana próxima a Roma esteve em alerta no último sábado, 11, depois que um leão conseguiu escapar de um circo e circulou pelas ruas da cidade, fazendo com que moradores se escondessem em casa com medo do animal.
Para além do brilho e do glamour da indústria do circo, os animais participam de um espetáculo degradante, contra a própria vontade. Em Mina Gerais, a utilização de animais em espetáculos circenses é proibida desde 2014. Aguardamos a aprovação de uma lei que proíba a prática em todo o Brasil!
Porque os animais não estão mais presentes no circo?
Hoje, a maioria dos circos modernos não utilizam mais animais nas apresentações ao público, devido aos casos de maus-tratos. Por vezes, leões, tigres, ursos e outras espécies viviam condições precárias de abrigo.
“A maioria dos leões morre em combate uns com os outros”, disse-me Craig Packer, respondendo-me a uma pergunta sobre mortes. “A primeira causa de morte entre os leões, num ambiente imperturbado, são os outros leões.” Craig dividiu a questão em categorias.
Sansão mata um leão novo com as próprias mãos — Ele se casa com uma mulher filisteia, propõe um enigma, é enganado por sua mulher e mata trinta filisteus.
A loba, conhecida como Lupa Capitolina, desempenhou um papel crucial na fundação de Roma. De acordo com a lenda, Rômulo e Remo, os gêmeos que fundaram a cidade de Roma, foram abandonados à beira do rio Tibre, mas foram amamentados e protegidos por uma loba.
A estrela é o símbolo mais importante, por ser o mais antigo a representar a Itália e isso se deve ao fato em que no período de guerras para a independência, já se utilizavam-na como nação.
Os leões são animais migratórios, porém, a migração quase sempre ocorre nos indivíduos machos, permanecendo no inverno em regiões menos frias, como o Brasil, para se alimentar e descansar; e no verão migram para regiões mais frias, nas colônias de reprodução onde estão as fêmeas.
Esses animais são capazes de correr rapidamente, atingindo cerca de 80 km/h. Quando pegam sua presa, atacam principalmente o pescoço do animal, sufocando-o. Possuem mandíbulas fortes e dentes caninos com cerca de 6 cm. O macho e a fêmea podem ser diferenciados facilmente pela presença da juba nos machos.
Em 2015 foi avistado um no Gabão, o primeiro desde 1996. Benin, Burkina Faso, Níger, Nigéria e Senegal somam entre todos menos de 400 leões. De fato, só existem quatro países africanos em que o número de leões não está em queda livre: Botsuana (3.000, 2.000 no Okavango), Namíbia, África do Sul e Zimbábue.
A lição que Mufasa nos fala, é que cada um evolui à sua maneira, mas devemos lutar contra as situações, pessoas que dizem que não somos capazes e contra tudo o que nos limita. Somos sempre mais capazes do que julgamos ser e devemos sempre lembrar quem somos, das nossas origens e de onde queremos chegar.
A ideia surgiu na Grécia Antiga, 6 a.C. O gregos colocavam os leões como representação de nobreza e bravura e os imperadores usavam imagens do animal para transmitir a mensagem de que eram fortes e honrados. De fato, o felino pode ser considerado rei, pois é predador, e está no topo de cadeia alimentar.