Aplique uma pequena quantidade de pasta térmica no centro do processador. Use uma espátula ou uma seringa para espalhar uniformemente a pasta térmica em uma camada fina e uniforme.
Aplique uma pequena quantidade de pasta térmica no centro do processador. Uma quantidade do tamanho de um grão de arroz é geralmente suficiente. Ao recolocar o dissipador, a pressão uniforme irá espalhar a pasta térmica de forma adequada.
Onde se usa? O composto térmico é usado principalmente em computadores como um agente que liga o processador do computador a uma unidade de resfriamento do dissipador de calor.
Evite tocar a superfície de contato do dissipador de calor limpa. Pequenas partículas de poeira ou até mesmo a oleosidade de um dedo pode reduzir a efetividade da aplicação pasta térmica.
Qual a melhor forma de passar pasta térmica no processador?
você garante que a pasta térmica fique com uma camada fininha. espalhada em toda superfície do processador. mas cuidado você não pode passar muita pasta térmica. que ela vai acabar prejudicando a dissipação de calor do seu processador.
Notebook Samsung NP350XAA abrindo e trocando pasta térmica.
Pode espalhar a pasta térmica no processador?
Aplicar a pasta térmica para processador é bem simples. Basta colocar uma pequena quantidade, normalmente uma pequena gota no centro da CPU, e espalhar uniformemente. Para ficar ainda mais fácil, você pode usar uma espátula ou o próprio dissipador de calor.
Excesso de pasta térmica acaba vazando e danifica outros componentes. Colocada em excesso, a pasta térmica acaba vazando ao colocarmos o cooler. Dependendo da quantidade, pode se espalhar na placa-mãe e prejudicar outros componentes.
Sem a pasta e com mais geração de calor, o processador pode atingir temperaturas perigosas rapidamente, levando a problemas como instabilidade do sistema, travamentos, reinicializações e até danos permanentes ao hardware.
Pra substância atingir o ponto de máximo desempenho, pode demorar até 400 horas de uso da máquina, viu? É o chamado tempo de cura. Mas assim que a pasta térmica é trocada, as temperaturas já voltam a ficar mais baixas.
O ideal é colocar uma quantia mediana, geralmente do tamanho de um grão de ervilha, para que faça uma ligação sem imperfeições entre a base do cooler e o processador, na maior superfície de contato possível entre eles. Importante ressaltar que o contrário também é válido.
@Matheus Tenfen É importante remover a pasta térmica antiga porque ela pode ter perdido suas propriedades de condução térmica e, portanto, não funcionará de maneira eficiente para resfriar o processador. Além disso, resíduos antigos de pasta térmica podem interferir na aderência da nova pasta térmica.
Quanto tempo demora para a pasta térmica fazer efeito?
É o tempo que a pasta leva para atingir a sua eficácia plena. São necessárias entre 200 e 400 horas de uso. A vida útil da aplicação da pasta é de aproximadamente 2 anos no caso das feitas de silicone. Já as de prata têm qualidade superior, durando entre 5 e 10 anos, dependendo da frequência de uso do sistema.
Se o seu computador está esquentando mais do que o normal, mesmo com o cooler funcionando corretamente, é um claro indicativo de que a pasta térmica pode não estar mais eficiente. Verifique a temperatura do processador usando softwares de monitoramento e, se necessário, faça a troca da pasta.
Nem pense em deixar o aparelho sem a pasta térmica. Sem a pasta térmica, o trabalho do cooler e do dissipador é atrapalhado e o processador se aqueceria até não suportar mais. Esse superaquecimento poderia levar até a queima de alguns componentes.
Usando o Gerenciador de Tarefas: Clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas” no menu. Na janela do Gerenciador de Tarefas, clique na guia “Desempenho”. Na seção “CPU”, você verá a temperatura atual da CPU listada.
Remova a pasta térmica antiga: Para remover a pasta térmica antiga do processador e do dissipador de calor, é recomendado o uso de álcool isopropílico e um pano macio, papel-toalha ou papel higiênico de qualidade que não solte fiapos.
Olha, a durabilidade da pasta térmica depende de vários fatores, mas o principal é o material usado na composição do líquido, tá? Geralmente os tipos de silicone duram cerca de 3 anos e as substâncias com prata tem uma validade média de 5 anos.
O que acontece se a pasta térmica do processador secar?
Superaquecimento. Seja devido à poeira que retarda a rotação do cooler da CPU (ventoinha) ou ao endurecimento da pasta térmica entre a CPU e o cooler, o superaquecimento pode fazer com que o computador trave ou fique completamente inativo.
É mito. Essa questão é muito comum, relacionar a quantidade de pasta com a eficiência da dissipação de energia. Por mais que pareça intuitivo pensar que muita pasta irá ser melhor, é justamente o contrário. Exagerar pode danificar outros componentes próximos ao processador e causar problemas futuros.
De acordo com os resultados dos testes, entre os itens mais curiosos da bateria, o ketchup é quem desempenha melhor a função de pasta térmica, já que manteve a temperatura de 71 °C.
Para evitar isso, você deve armazenar sua pasta térmica em um lugar fresco e seco, longe da luz solar direta, radiadores ou outras fontes de calor. O ideal é mantê-lo em um recipiente hermético ou em um saco ziplock para protegê-lo da poeira e da umidade.
Quantas gramas de pasta térmica colocar no processador?
Apenas uma camada fina é suficiente para preencher os espaços anteriormente ocupados pelo ar, tornando o contato do cooler com o processador mais eficiente e como resultado uma melhor transferencia de calor. Um abraço.