É possível levar sua oferenda no meio do mar através de um barco, deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar, coloca-las à beira d'água ou joga-las na mesma.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
O prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ) sancionou ontem uma lei que beneficia pessoas que fazem oferendas ou despachos pelas ruas e praias do Rio de Janeiro.
Não tem problema nenhum. você cultuar o teu Exu tua pomba gira dentro de casa, não tem problema nenhum. você rezar pra eles enquanto não há assentamento, enquanto você não tem firmezas, isso já vai te ajudando.
A oferenda principal costuma sair da Casa de Iemanjá por volta das 16h. Você pode se organizar para pegar um barco e sair junto ao cortejo, ou sair em qualquer horário.
Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.
Acabou, coloque a roupa e vá! Não tem uma regra para poder praticar umbanda para pedir algo, acender velas, velas ou colocar padê na tronqueira. Pelo menos na Umbanda que eu pratico, não há espaço para isso.
Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
“Escreva seus pedidos em um papel e coloque dentro da oferenda. O ritual pode ser oferecido em uma estrada ou pode deixá-lo dentro de casa ao lado de um copo d'água com uma vela azul ou vermelha acesa. Outro ritual é abrir uma cerveja para a divindade”.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
é comida, você coloca numa sacola, já coloca do lado de fora, no lixo, não há problema nenhum. A mesma coisa o resquício da vela, porque o que ficou sobrando ali.
Muitos terreiros, inclusive, pedem que oferendas não sejam depositadas na rua e até mesmo oferecem um espaço para isso. Mas não é a maioria dos terreiros que tem essa possibilidade.
Você pode entregar o seu padê na sua casa, o padê, a bebida, o cigarro, o charuto, rosas pra pomba gira. ou aquilo que você deseja entregar. ao seu Exu pra sua pomba gira. Pode colocar na sua sala, na sua cozinha, pode colocar numa mesinha, num altarzinho ou pode colocar no chão.
As oferendas têm um papel fundamental de potencializar os pedidos feitos junto aos mentores espirituais. No mundo espiritual não há receita de bolo, cada pessoa tem uma maneira de se conectar com o seu sagrado e uma das formas de fortalecer essa conexão é através das oferendas.
Para os Exus, temos um local especial dedicado, chamado de Reino dos Exus. Salientamos que por sermos uma área de preservação ambiental não é permitido oferenda com animais mortos, nem sacrifício de animais no Santuário, de acordo com a legislação local.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
A vibração dos Orixás, nos dias da semana é tão importante que muitos ritos, oferendas e trabalhos, só podem serem realizados no dia sob a influência daquele Orixá. Por exemplo, para se fazer uma oferenda pedindo prosperidade e aberturas de caminhos, podemos utilizar dois dias.
As OFERENDAS não são privilégio de pessoas especiais, com dons especiais... é uma ferramenta divina disponível à TODAS as pessoas! Qualquer um pode obter ótimos resultados, basta ter fé e ter o CONHECIMENTO de como fazer.