Como fazer reclamação de um laboratório?
Em se tratando de reclamação sobre as condições de um estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios), a reclamação deve ser direcionada à autoridade sanitária do local onde está situado.Onde reclamar sobre laboratório de análises clínicas?
Fale com a Ouvidoria — Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.Quem fiscaliza o laboratório de análises clínicas?
A Anvisa atualizou as normas que tratam das exigências técnicas para o funcionamento de laboratórios que realizam coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças.Como denunciar um laboratório?
A Ouvidoria da Anvisa realiza atendimento presencial de segunda a sexta feira, no horário das 09h00 às 17h00, no endereço: SIA Trecho 05, Área Especial 57, lote 200, bloco A, térreo. Onde: Canais de atendimento da própria empresa prestadora dos serviços (companhia aérea, empresa de turismo, etc.)Erros que geram reclamações: Laboratórios de Análises Clínicas não adequados à LGPD - RECLAME AQUI
O que a ANS resolve?
Além da mediação de conflitos para demandas de natureza assistencial, a ANS implementou, em 19/3/2014, a mediação também para o tratamento de queixas não assistenciais, tais como cobranças indevidas e rescisão de contratos.Como fazer uma reclamação na ANS?
A ANS também disponibiliza um canal para atendimento a deficientes auditivos, por meio do número: 0800 021 2105. Acesse o formulário eletrônico em www.gov.br/ans, em Canais de Atendimento ao Consumidor.Quem é o técnico responsável por um laboratório de análises clínicas?
Art. 33. A responsabilidade técnica pelo laboratório de análises clínicas caberá a farmacêutico bioquímico ou a outro igualmente autorizado por lei.Quem é o responsável pelo laboratório?
Segundo a RDC Nº. 302/2005 da Anvisa, o Responsável Técnico (ou RT) é um profissional legalmente habilitado que assume perante a Vigilância Sanitária a Responsabilidade Técnica do laboratório clínico ou do posto de coleta laboratorial.Quais legislações regem um laboratório de análises clínicas?
Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11/09/90) • Leis estaduais e municipais • Regulamentações do Ministério da Saúde, da ANVISA, da ANS, Ministério do Trabalho, Ministério do Meio Ambiente, dos órgãos dos estados e municípios (Decretos, portarias, resoluções, instruções normativas).Como faço para processar um laboratório?
Para ter o seu direito respeitado, o cidadão que se sentir lesado pela conduta do laboratório deve, preferencialmente, procurar um advogado especialista na área de indenização por erro de laboratório.Como registrar uma reclamação na Anvisa?
O consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
- nome e marca do produto.
- nome e endereço do fabricante.
- data de validade.
- lote.
- nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido.
Onde reclamar de clínicas?
Fale com a Ouvidoria
- Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
- Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita - 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo.
Onde reclamar de laboratórios?
- Procuradoria Federal junto à Anvisa.
- Ouvidoria.
- Corregedoria.
- Auditoria Interna.