O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.
Considerando-se as reservas medidas e indicadas o Brasil detem cerca de 28,9 bilhões de toneladas de minério, assim distribuídas: Minas Gerais – 67,0%, Pará – 16,0%, Mato Grosso do Sul – 15,5% e outros estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo) – 1,5%.
O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro no mundo, e sua produção concentra-se principalmente nos estados de Minas Gerais e Pará. Segundo o Anuário Mineral Brasileiro de 2020, a produção beneficiada de minério de ferro é de cerca de 396 milhões de toneladas, com teor médio de 64% em massa de ferro.
Os minérios de Ferro são encontrados, em seu estado natural, em muitos tipos de rocha, sendo as principais: Hematita, Magnetita (pedra-ímã) e Siderita (pedra de ferro). A Pirita que ficou conhecida popularmente como “ouro dos tolos”, pode ser confundida com o metal ouro devido à sua coloração amarela.
Onde estão localizadas as maiores reservas de ferro do Brasil?
As reservas brasileiras, com um teor médio de 56,1% de ferro, estão localizadas, em sua quase totalidade, nos estados de Minas Gerais (63,1%), Pará (18%), e Mato Grosso do Sul (17,2%).
Quais as 3 principais reservas de ferro no Brasil?
Os principais estados brasileiros detentores de reservas de minério de ferro são: Minas Gerais (72,5% das reservas e teor médio de 46,3% de Fe), Mato Grosso do Sul (13,1% e teor médio de 55,3%) e Pará (10,7% e teor médio de 64,8%).
O ferro é encontrado na natureza principalmente na forma de óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos, geralmente, na forma cristalina. Minério é um material natural contendo um conjunto de minerais do qual se pode extrair um ou mais minerais de interesse, de forma economicamente viável.
Como é feita a extração do minério de ferro no Brasil?
COMO É EXTRAÍDO O MINÉRIO DE FERRO? Perfuratrizes, tratores e outros equipamentos enormes são usados para extrair das minas os minérios com ferro. Às vezes, são feitas até detonações. Retira-se o miné- rio de ferro, que é carregado por caminhões enormes, com rodas de até 3 metros de diâmetro.
Ao passar pela máquina de britagem, o minério de ferro cai em uma peneira especial, com telas de diferentes espessuras, que libera a passagem àqueles que atingem até 2 centímetros e devolve os maiores à britadeira. Esse processo utiliza jatos d'água que ajudam a escoar os restos de terra ligados aos pedaços de ferro.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.
Conforme o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a balança comercial mineral, ou seja, a diferença entre as exportações e importações de minério, trouxe uma importante contribuição para a manutenção do superávit comercial do Brasil em 2021, totalizando cerca de US$ 49 bilhões.
O Brasil é um imenso território com uma formação rochosa antiga. Graças a isso, possui grande quantidade de minerais. Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro.
Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.
As principais reservas de minério estão localizadas nas regiões Sudeste (Minas Gerais e São Paulo), Norte (Pará, Rondônia e Amazonas) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Dentre as formas utilizadas temos a extração através das escavadeiras, que raspam a rocha ou através de explosivos. As escavadeiras utilizadas na mineração possuem dimensões e capacidade especiais devido a magnitude dos processos de extração.
No Brasil, as principais regiões produtoras de minério de ferro – o Quadri- látero Ferrífero, a Província Mineral de Carajás e a região de Corumbá – con- têm depósitos em rochas constituintes de FFB, chamadas no país de itabirito.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
As principais regiões produtoras de minério de ferro no Brasil são o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, a Província Mineral de Carajás no Pará e a região de Corumbá (Urucum) no Mato Grosso do Sul (Figura 1).
As rochas com mineral de ferro possuem uma densidade alta e são mais pesadas que a maioria das rochas que não são minério, sendo a densidade relativa do mineral de 5,26.
Na Brasil temos ricas reservas de nióbio, o correspondente a 98,2% de toda a quantidade no mundo. Muitas dessas reservas não foram exploradas, pois a demanda comercial do mineral ainda não é tão alta.
Somente dois produtores no BrasilToda a produção brasileira de nióbio está concentrada nas mãos de duas empresas: a CBMM, controlada pelo grupo Moreira Salles ? fundadores do Unibanco ? e a Mineração Catalão de Goiás, controlada pela britânica Anglo American.
Localizada na região noroeste de Minas Gerais e conhecida como Cidade do Ouro, Paracatu conta atualmente com a maior mina de ouro do país e a maior do mundo a céu aberto.