Vêneto / véneto O vêneto ou véneto (łéngua vèneta, [ˈ(l)eŋɡwa ˈvɛneta]; ou vèneto, [ˈvɛneto]) é uma língua românica falada por cerca de cinco milhões de pessoas, principalmente na região do Vêneto, na Itália. A língua é chamada localmente de vèneto (veneto em italiano).
O Vêneto ou Véneto (em italiano: Veneto; em vêneto: Vèneto) é uma região do nordeste da Itália com 18.391 km² de superfície e 4,9 milhões de habitantes, sendo a quinta região mais povoada do país. A capital é Veneza.
Os vénetos ou vênetos (em latim: veneti) foram um povo do nordeste da Península Itálica, que ali chegou por volta de 1 000 a.C., e ocupou as terras ao sul do rio Pó e para oeste em direção a Verona.
Contudo, existe um dialeto chamado Talian que é pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, mas que conta, segundo informações do último recenseamento, com aproximadamente meio milhão de falantes. Você já ouviu falar ou sabe o que é Talian?
A NONNA QUE SÓ FALA ITALIANO (DIALETO VENETO) NO BRASIL
Onde se fala o talian?
O talian ou taliano (também conhecido como vêneto brasileiro e vêneto sul-rio-grandense) é uma variante da língua vêneta falada no Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e em pontos do Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.
Atualmente a Itália conta com mais de 11.000 dialetos. Cerca de 60% da população se comunica através dos dialetos e do italiano tradicional. No entanto, uma pequena parcela de 5% da população se comunica única e exclusivamente por dialetos.
Vicenza ([viˈʧɛnːʦa]; em vêneto Vicensa; em latim Vicentia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza, com cerca de 113.898 (Iscritti al 28.2.2007) habitantes.
O distrito de Vale Vêneto fica no município de São João do Polêsine, e seu nome é em homenagem aos colonizadores italianos, que chegaram na região no ano de 1878.
Vítor vem do latim latim Victor que significa “vitorioso”, “vencedor”. Hugo deriva do elemento germânico hug que significa “coração”, “mente” ou “espírito”.
Qual é o nome característico da cidade italiana de Veneza?
O nome é derivado do antigo povo veneti, que habitou a região até o século X a.C. A cidade foi a capital da histórica República de Veneza e é conhecida como o "La Dominante", "Serenissima", "Rainha do Adriático", "Cidade da Água", "Cidade Flutuante" e "Cidade dos Canais".
Qual é o nome do barco característico da cidade italiana de Veneza?
O barco característico da cidade italiana de Veneza é a gôndola. As gôndolas são embarcações longas e estreitas, com um casco preto e uma proa ornamentada. Elas são movidas por um único gondoleiro, que fica em pé na parte de trás do barco e usa um remo longo para impulsioná-lo.
A comuna italiana (em italiano, comune; plural, comuni: palavras de gênero masculino) é a unidade básica de organização territorial da Itália, equivalente ao concelho em Portugal e um município no Brasil.
O nome Itália vêm da Roma antiga. Os romanos chamavam de Itália o sul da Península Itálica ou Apenina, que significa "terra de bois" ou "terra de pastos".
Your new favorite shoes. A Vicenza foi fundada em 1992 na cidade de Igrejinha/RS por Ariovaldo Furlanetto. Já reconhecido como um dos principais nomes do desenvolvimento no setor calçadista, ele coloca toda sua dedicação, talento e amor pelo calçado, sempre criando com autenticidade produtos icônicos.
A Lagoa de Veneza (em italiano: Laguna di Venezia) é uma lagoa no nordeste do Mar Adriático. Veneza está localizada num arquipélago desta lagoa, a 4 km de terra firme e a 2 km do mar aberto, com 118 pequenas ilhas separadas por 160 canais e unidas por mais de 400 pontes.
3️⃣ Napolitano: Falado na região da Campânia, no sul da Itália, o napolitano possui uma sonoridade melódica e pronúncias únicas que o distinguem do italiano padrão. As diferenças lexicais e gramaticais podem ser marcantes.
Concluindo, embora aprender qualquer novo idioma exija esforço e dedicação, o italiano pode ser considerado relativamente fácil. Sua gramática lógica, pronúncia fonética, vocabulário compartilhado e padrões previsíveis de conjugação verbal contribuem para um processo de aprendizagem mais direto.
Atualmente, na Itália, mais de 50 milhões de cidadãos são batizados pela Igreja e dois terços da população (cerca de 60 milhões) se declaram católicos. Cerca de 29% deles, de acordo com dados de 2016 do instituto de estatística ISTAT, vão à missa pelo menos uma vez por semana nas quase 67 mil igrejas de todo o país.