Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).
Intensidade e Característica: A dor renal é frequentemente descrita como uma dor surda, latejante e constante, em contraste com a dor nas costas muscular, que pode ser mais aguda e intermitente. Outros Sintomas: Pode estar acompanhada de sintomas como febre, calafrios, náuseas, vômitos e sangue na urina.
Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.
Como saber se estou com dor nos rins ou na coluna?
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
A dor nos rins é sentida na parte inferior das costas, ou na lateral do corpo, em um ou nos dois lados do corpo. Geralmente esse tipo de dor é aguda, intensa, tipo cólica, que pode irradiar para a virilha ou o abdômen, ou dor constante na parte superior do abdômen e costas, que não melhora mesmo mudando de posição.
Um ou ambos os rins podem aumentar de tamanho e ficarem doloridos, e os médicos podem encontrar sensibilidade ao tato na parte lombar do lado afetado. Em certas ocasiões, os músculos do abdômen contraem-se com força.
Estão localizados na região lombar, acima da cintura, um em cada lado da coluna vertebral. O rim direito normalmente é menor que o esquerdo e está em uma posição um pouco mais baixa. Possuem o formato de feijão, com uma borda convexa e uma borda côncava.
Quando ela vem dos rins, a localização é mais específica e parte da região abaixo da caixa torácica, seja em um ou ambos os lados da coluna, em uma área próxima à virilha e no fundo das costas.
Como são os rins que ajudam a remover os resíduos do sangue, quando este para de funcionar muito bem, esses resíduos acumulam-se e isso pode causar erupções cutâneas, coceiras intensas e securas na pele. Esses são pequenos sinais de danos no rim, portanto não ignore-os.
Quanto tempo dura uma crise renal? Uma crise de cólica renal, quando não tratada, pode durar de 8 a 12 horas. Mas, levam cerca de duas horas para que a dor súbita atinja seu ápice. Depois, o restante do tempo consiste na duração da dor em seu nível mais alto, reduzindo na última hora da duração.
A doença renal pode ser silenciosa, mas em alguns casos os indivíduos sentem alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.
Qual a parte do corpo que dói quando ataca os rins?
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas.
Existem dores que a gente sente, mas não sabe exatamente qual é a sua origem, ou o que ela pode significar. A dor nos rins, por exemplo, pode ser um indício de alguma doença ou problema na região, mas também pode ser confundida com uma dor muscular.
Como saber se estou com dor nos rins ou na lombar?
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Normalmente acontece devido à movimentação de um cálculo nas vias urinárias. E pode ser confundida com sintomas de outras patologias como, por exemplo, apendicite, diverticulite, pedra na vesícula biliar, colecistite, cisto de ovário entre outras doenças.
A dor provocada pelos gases costuma ocorrer na parte superior do estômago, enquanto a cólica renal se sente nas costas, irradiando pelos flancos e virilha. Os gases se manifestam em formas de ondas que vem pelo corpo ou fisgadas, o que justifica as pessoas confundirem com infarto.
A dor do cálculo renal é muito forte, aguda e realmente inesquecível. É uma dor lombar alta, do lado do cálculo, que pode irradiar-se pelo flanco (região lateral do abdômen), pela pelve e alcança os genitais tanto do homem quanto da mulher, à medida que o cálculo progride pelas vias urinárias.
No geral, tanto a insuficiência renal crônica, quanto a insuficiência renal aguda podem acontecer em decorrência de outras doenças, como a diabetes, a hipertensão, a doença dos rins policísticos e a presença de obstruções nos rins, como pedras.
4. Inchaço no corpo. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue adequadamente e muitas proteínas passam do sangue para a urina, pode surgir inchaço, que quando afeta o corpo todo é chamado de anasarca. O acúmulo de líquido não excretado pelo rim é uma outra causa de anasarca.
“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.
Qual a diferença de dor nos rins e infecção urinária?
Uma simples infecção urinária pode levar a uma infecção generalizada (septicemia), caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Já a cólica renal, se não tratada, pode acarretar até a perda da função de um rim.
Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.