Os vetores são usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo).
Ele é usado para representar e analisar fenômenos em diferentes áreas, como mecânica, física, engenharia e ciência da computação. Como elemento de um espaço vetorial, os vetores podem ser usados para representar e analisar grandezas físicas como velocidade, aceleração e força.
A grande vantagem de usar vetor é poder trabalhar com muitas variáveis utilizando um único nome para esse "agregado" de variáveis. Para isso existe uma sintaxe especial para pegar cada elemento do vetor, em posições específicas, como o primeiro elemento ou o décimo elemento.
Os vetores são segmentos de reta responsáveis por caracterizar grandezas físicas vetoriais, tais como força, velocidade, aceleração e distância. Tratam dos módulos, dados pelo seu tamanho, e das suas orientações, dadas pela sua direção e sentido.
Onde podemos aplicar os vetores em nosso cotidiano?
A seguir, temos três exemplos práticos do uso dos vetores na cinemática vetorial.
Andando de Bicicleta. Provavelmente, você já viu um paralamas de bicicleta ou moto e sabe exatamente pra que serve: impedir que a água ou lama que está no chão vá pra sua perna através da roda. ...
FÍSICA: ENTENDA TUDO SOBRE VETORES | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
Onde utilizamos os vetores?
Os vetores são usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo).
Ademais, cálculos envolvendo vetores são utilizados em situações como dimensionamento de vigas e treliças, elevadores, guindastes, carregamentos, reações de apoio, nas quais existem forças envolvidas. Na Engenharia Elétrica, o vetor é utilizado para determinar a existência de campo elétrico.
Porém, elementos em vetor são idealmente utilizados em textos, pois sua estrutura permite maior definição no processo de impressão, principalmente para fontes pequenas e/ou muito detalhadas.
Os vetores são insetos ou outros tipos de animais que habitam o meio urbano. Mosquitos, pulgas, cupins, formigas, baratas, ratos e os “barbeiros” são alguns exemplos. Eles atuam como intermediários ao hospedar bactérias ou vírus e transmitir uma série de doenças quanto entram em contato com as pessoas.
Os vetores são tipos que permitem o armazenamento de uma coleção de valores do mesmo tipo, ou seja, os vetores são estruturas de dados homogêneas (formados por elementos de mesmo tipo) e unidimensionais. Os elementos de um vetor: Possuem o mesmo tipo; São armazenados em posições consecutivas na memória.
Quando falamos em vetor, referimo-nos a organismos que servem de veículo para a transmissão de algum causador de doença. Esse organismo pode ser, por exemplo, um artrópode, como mosquitos ou moluscos.
Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Sendo assim, as imagens em vetor são definidas como sendo constituídas por linhas, curvas e formas preenchidas. As imagens em vetor podem ser redimensionadas a qualquer tamanho sem que percam sua qualidade, diferentemente das imagens em bitmap.
As imagens vetoriais não usam pixels. Elas são criadas com equações matemáticas, linhas e curvas, usando pontos fixos em uma grade. Assim, é possível aumentar ou diminuir as imagens o quanto desejar, e elas mantêm a resolução. Em outras palavras, os vetores não perdem qualidade quando redimensionados.
Vetores, em softwares gráficos, são representados, basicamente, por formas geométricas conhecidas como “primitivas geométricas” que são retângulos, círculos, triângulos e polígonos, além de linhas, pontos e formas irregulares complexas.
Os arquivos em EPS são os mais comuns para elementos em vetor. A vantagem destes arquivos é que são usualmente compatíveis com versões antigas e novas do Illustrator. É um formato de alta compatibilidade. Arquivos em Ai são criados para serem editados no Adobe Illustrator (software).
A classe de vetor da biblioteca padrão C++ é um modelo de classe para contêineres de sequência. Um vetor armazena elementos de um determinado tipo de maneira linear e permite o acesso aleatório rápido a qualquer elemento.
Os vetores na Física são segmentos de reta no formato de seta que identificam que uma grandeza física é vetorial; sendo assim, possuem um módulo, direção e sentido. Módulo: tamanho, intensidade ou valor numérico da grandeza vetorial, calculado por meio das fórmulas físicas.
Há várias operações algébricas que se pode fazer com vetores, como adição, subtração e multiplicação de um número real por um vetor. Para vetores em uma mesma direção, pode-se realizar as operações de adição ou subtração. A adição de vetores em uma mesma direção consiste na soma do módulo dos vetores.
A palavra vetorial pode assustar os novatos do design, mas entender o seu real significado pode ser muito simples. De forma resumida, desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos como base de sua construção.