A história conta: Como surgiu a notação exponencial? utilização de numerais indo-arábicos como expoentes de uma determinada base, na forma utilizada hoje, ocorreu somente por volta de 1637, sendo atribuída ao grande matemático francês René Descartes.
A palavra função apareceu pela primeira vez em um manuscrito de Leibniz em 1673. Ele tomou função para designar de maneira geral a dependência de quantidades geométricas como subtangentes e subnormais. Ele também introduziu os termos constante, variável e parâmetro.
A função exponencial expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza, bem como o funcionamento dos juros compostos, importantes na matemática financeira.
Quanto a seu uso, a função exponencial pode auxiliar na realização de diversos cálculos, por exemplo: crescimento populacional, evolução de capital por juros compostos, decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias em uma colônia, etc.
Onde a função exponencial é aplicada no dia a dia?
Podemos observá-la, por exemplo, na matemática financeira, em situações que envolvem juros compostos, em reprodução de cultura de bactérias, e até mesmo o comportamento de novos casos da covid-19, durante a pandemia em 2020, aproxima-se muito de um comportamento exponencial.
A função exponencial possui aplicações no cotidiano, na Matemática financeira (juros compostos), na Química, Biologia (expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza) e entre outras áreas, afirma Prof.
Há dois tipos de função exponencial: crescente e decrescente. Nas funções crescentes, conforme o valor de x aumenta, há o aumento também de f(x). Já nas funções decrescentes, conforme o valor de x diminui, há a redução do valor de f(x).
multiplicação de potências de mesma base: am⋅an=am+n. divisão de potências de mesma base: aman=am−n. potência de potência: (am)n=am⋅n. potência do produto: (a⋅b)m=am⋅bm.
No século XVIII, Jean Bernoulli, matemático suíço (1667-1748) utilizou o termo função, assim designando os valores obtidos por operações entre variáveis e constantes. Ainda no século XVIII, Leonhard Euler (1707-1783) fez uso da notação atual, mas foi Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) quem criou o termo função.
A primeira contribuição de Isaac Newton (1642-1727) para o desenvolvimento do conceito de função, e que esteve presente na sua construção do Cálculo, foi seu trabalho com séries infinitas.
As funções possuem grande aplicabilidade nas situações em geral relacionadas ao ensino da Matemática. Utilizamos funções na Administração, na Economia, na Física, na Química, na Engenharia, nas Finanças, entre outras áreas do conhecimento.
O domínio da função exponencial são os números reais, e o contradomínio são os números reais positivos diferentes de zero. A sua lei de formação pode ser descrita por f(x) =ax, em que a é um número real positivo diferente de 1.
Uma função exponencial é uma função que possui uma variável como expoente. Matematicamente, ela pode ser representada por f de R em R, que é obtida pela lei de formação f(x) = ax, em que “a” é um número real dado, a > 0 e a ≠ 1.
Dado o gráfico de uma curva exponencial, podemos escrever uma função exponencial na forma y=ab^x por meio da identificação da razão comum (b) e da interceptação em y (a) no gráfico. Versão original criada por Sal Khan.
As funções exponenciais possuem uma diversidade de aplicações do cotidiano, estão presentes em diversas ciências como: na Matemática financeira é utilizada na capitalização de capitais pelo método do juro composto, na Geografia está relacionada a expressões responsáveis por explicar os crescimentos populacionais, na ...
Como a função exponencial pode ser aplicada na economia?
O melhor exemplo de utilização da função exponencial nas ciências econômicas é aquele que nos permite analisar e comparar resultados (denotados por R) de aplicações de uma quantia, denominada montante principal (P), a uma taxa de juros anual j.
Gottfried Wilhelm von Leibniz, filósofo, cientista, matemático e diplomata alemão, morre em Hanover em 14 de novembro de 1716. A ele é atribuída a criação do termo “função” (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer nela situado.
As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ...
Crescimento exponencial significa crescer várias vezes – ou seja, é continuar crescendo e idealmente mantendo ou aumentando a taxa de crescimento a cada período. O termo vem da matemática: o expoente eleva uma multiplicação. Por exemplo: 24 = 2 x 2 x 2 x 2 = 16.