No Brasil, a profissio-nalização e o ensino de enfermagem iniciaram com o decreto 791/1890 assinando pelo Chefe de Governo Provisório da República, Marechal Deodoro da Fonseca, o curso teve implementado em seu currículo desde noções práticas de propedêuticas até administração interna das enfermarias(2-3) surgindo assim ...
Escola de Enfermeiras, criada no Hospital São Thomas de Londres, em 1860, por Florence Nightingale. Demarca a implantação do Sistema Nightingaleano de ensino e o início da Enfermagem Moderna.
Existem vestígios da profissão nos primórdios da civilização, no entanto, ela só começou a ganhar visibilidade a partir do século XIX. A enfermagem existe há séculos antes de Cristo e seu início se deu por conta de homens e mulheres que cuidavam do bem estar de enfermos por vontade própria.
No Brasil, o ensino de Enfermagem teve início em 1890, com a promulgação do Decreto n.º 791 da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, vinculada ao Hospício Nacional de Alienados, visando preparar recursos humanos para o trabalho com os doentes mentais, e seu corpo docente era formado exclusivamente por ...
A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, inaugurada em 1890, é referência no Brasil por ter sido a primeira escola de Enfermagem, inicialmente chamada Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, associada ao Hospital Nacional de Alienados.
No século XIX Florence Nightingale inicia a história da enfermagem com sua atuação nas enfermarias de hospital de guerra no episódio da Guerra da Criméia. Em 1955 Lídia Hall utiliza pela primeira vez o termo “processo de enfermagem”: reação/ação do enfermeiro frente ao comportamento do paciente.
A enfermagem surgiu há milhares de anos, mas até ganhar o devido destaque levou tempo. Na época do surgimento da civilização, a profissão era camuflada através dos cuidados das mulheres, com panos de água quente e ervas de vários tipos. As mulheres intelectuais da época, auxiliavam os sacerdotes no templo.
Na idade média, o serviço de enfermagem era atividade caritativa, realizada por religiosas e leigos, com o objetivo de salvação das almas. Os hospitais eram lugares de exclusão dos pobres e moribundos, que necessitavam de assistência e representavam um empecilho na sociedade.
Então, entre de cabeça neste tema! A enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas: • a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale; • a evolutiva, também chamada de Idade de Florence, e • a de aprimoramento, como é conhecida a fase atual.
A profissão surgiu durante o período pré-cristão, era mais voltada para o cuidado da sobrevivência humana, as práticas eram mais instintivas, sendo essa assistência realizada predominantemente por mulheres. Nessa época, as doenças eram caracterizadas por serem penitências ou até mesmo castigo divino.
A precursora da enfermagem moderna, Florence Nightingale utilizava uma lâmpada em suas visitas aos soldados durante a Guerra da Criméia, o que a tornou conhecida como a Dama da Lâmpada e tornou esse objeto representativo para a Enfermagem.
Com o tempo, esse trabalho foi ganhando destaque na sociedade, até que se tornou uma profissão. O modelo de Enfermagem que conhecemos nos dias atuais, porém, surgiu por volta de 1840, quando Florence Nightingale, uma mulher rica e muito religiosa, desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra.
Dia 13 de agosto de 1910: há cem anos morreu umas das mulheres mais brilhantes do mundo: Florence Nightingale, a dama da lâmpada, mãe da Enfermagem! Veja um breve resumo da história de Florence: Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses.
No ano de 1925, o Governo Brasileiro através do decreto · 17268/25, institualiza o ensino de enfermagem no Brasil, tendo como diretora da escola Anna Nery, a enfermeira Raquel Haddock Lobo, da primeira turma diplomada pela instituição em 1925(18-19).
Segundo a etimologia, Enfermagem quer dizer ato ou efeito de tratar os en- fermos. Enfermo é palavra derivada do latim infirmus, ou seja, doente, doentio, fraco, débil, achacoso, imperfeito (CUNHA2 , FONTINHA4 ). A enfermagem nasceu das necessidades humanas em relação aos cuidados de saúde.
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corriente e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai. Ana Néri (1814-1880) nasceu em Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia, no dia 13 de dezembro de 1814.
Assim, após a ABEn enviar às autoridades competentes, em 1963, um documento que tratava da formação em enfermagem no Brasil, sugerindo a criação de um curso técnico de nível médio, em 1966, é criado o primeiro Curso Técnico em Enfermagem, na EEAN.
A serpente enrolada em torno do bastão era um símbolo utilizado por Esculápio, o deus grego da Medicina. Na Enfermagem, esse animal representa a capacidade de cura dos pacientes, e a importância do cuidado e do tratamento adequado para garantir a recuperação.
O terceiro diferencial diz respeito às etapas do Processo de Enfermagem. Pela Resolução COFEN 358/2009(8), são estabelecidas cinco etapas: Coleta de Dados ou Histórico de Enfermagem, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou, nesta terça-feira (23/1), a Resolução 736/24, que determina a implementação do Processo de Enfermagem (PE) em todo contexto socioambiental no qual ocorram cuidados prestados por enfermeiros, técnicos e auxiliares.
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.