Podem ser aplicados a todo tipo de instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais de baixa tensão em corrente alternada. Além disso, possuem alta tecnologia de disparo livre, isto é, dispara mesmo com a manopla de acionamento travada na posição “ON”.
Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais e suas principais funções são: Manobra: Abertura e fechamento voluntário do circuito. Proteção contra sobrecarga: atua como disjuntor térmico.
Dessa forma, o dispositivo termomagnético desarma nos dois casos e proporciona mais proteção à instalação elétrica do que os disjuntores térmicos ou magnéticos. Por causa dessa característica, esse tipo de disjuntor é o mais recomendado para instalar nas residências.
De forma geral, um ar-condicionado de 9 mil BTUs precisará de disjuntores entre 10 a 15 A. Já um modelo mais robusto, de 18 mil BTUs, precisará de um disjuntor de 20 A. Caso o fabricante do seu ar-condicionado não indique no manual a corrente elétrica consumida pelo aparelho, faça o cálculo usando a potência elétrica.
Disjuntor monopolar – Comumente utilizado em instalações e circuitos que tem uma única fase, como por exemplo circuitos relacionados a iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutro, seja com fase 127v ou 220v.
Consulte as informações técnicas do fabricante. Ao identificar qual é a corrente nominal do seu projeto, é hora de consultar qual modelo de disjuntor é o adequado para a sua aplicação. Para isso, basta consultar os catálogos dos fabricantes, que fornecem as informações necessárias para a escolha ser feita com segurança ...
Qual disjuntor usar para ar-condicionado 12000 BTUs 220V?
O aparelho 12000 BTUs precisa de um disjuntor entre 10 e 16 ampères. As outras informações de instalação elétrica é um modelo tipo Curva C e a fiação de 2,5mm². E na dúvida, o profissional instalador vai avaliar o certo para o seu ar-condicionado. Pronto, conhece o disjuntor ideal para um ar-condicionado 12000 BTUs.
“A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.
Para escolher o disjuntor certo para o seu chuveiro, o principal é combinar a potência do chuveiro com a capacidade do disjuntor. A regra geral é: Chuveiros de 4.500W a 5.500W: Use um disjuntor de 30A. Chuveiros de 6.000W a 7.500W: Use um disjuntor de 40A.
Quantos amperes puxa um ar-condicionado de 9000 BTU?
O ar-condicionado 9000 BTUs requer um disjuntor entre 10 e 15 ampères. Ou seja, uma peça entre 10 e 15A. O disjuntor precisa de um modelo tipo Curva C e a fiação é de 2.5mm².
Para a Lavadora 127V, utilize um disjuntor de 20A na fase /Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A. Algumas regiões possuem 220V entre fase e neutro. Neste caso, utilize um disjuntor de 15A na fase.
Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O melhor disjuntor para residência é o disjuntor bipolar, sendo indicado para o uso em circuitos que contém duas fases, como torneiras elétricas e chuveiros (sistemas bifásicos);
O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A.