- 4.000K: Tonalidade neutra, também conhecida como "branco frio", frequentemente utilizada em supermercados e ambientes comerciais. - 6.000K: Tonalidade azulada, que é considerada a luz do dia típica ao meio-dia.
A unidade de medida da temperatura de cor é Kelvin e, quanto mais baixa a unidade, mais quente a luz será. Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K.
A temperatura de cor é indicada na unidade de temperatura absoluta conhecida como kelvin (K). Quanto maior for o número kelvin (> 4000K) significa que a luz aparece mais azulada; e quanto menor for o número kelvin (< 4000K) significa que a luz é mais avermelhada.
Enquanto 3000K oferece um ambiente mais quente e relaxante, 4000K proporciona uma luz neutra ideal para tarefas e ambientes de trabalho. Ao considerar a temperatura de cor para o seu projeto, pense no propósito do espaço e no tipo de atmosfera que você deseja criar.
As lâmpadas direcionais 3000K se destacam por proporcionar conforto e bem-estar em áreas como salas de estar, quartos, cozinhas, escritórios, além de bares, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, onde se deseja relaxar e desfrutar de momentos agradáveis.
Como ESCOLHER a LÂMPADA CERTA para cada AMBIENTE? 🤔💡
Onde usar 4000K?
Ambientes comerciais: A temperatura de cor de 4000K, também conhecida como "branco neutro", é amplamente utilizada em ambientes comerciais, como escritórios, lojas, supermercados e espaços de trabalho.
Para locais que necessitam de produtividade, como escritórios, cozinhas e empresas, o indicado é a luz fria, entre 6000K e 6500K, que emite uma nuance mais azulada.
A luz quente, com temperatura de cor entre 2700K e 3000K, é mais acolhedora e relaxante, ideal para espaços de convívio. Já a luz fria, com temperatura de cor acima de 4000K, é mais energizante e estimulante, sendo mais adequada para áreas de trabalho e estudo.
Para a sala de estar, as lâmpadas com temperatura de cor entre 2700K e 3000K são as mais indicadas, pois proporcionam uma luz suave e agradável, sem causar desconforto visual. Além disso, as lâmpadas em cores quentes também valorizam a decoração, realçando as cores dos objetos e dos móveis.
Cozinha. Na cozinha o ideal é optar por lâmpadas frias de 5.000 K a 6.500 K ou neutras (4.000 K). essa iluminação permite deixar as cores dos alimentos mais fiéis.
Com uma potência de 4.8 watts e uma temperatura de cor de 4000 Kelvin, ela produz uma luz branca neutra, adequada para uma variedade de aplicações residenciais e comerciais.
Lúmens é o nome que se dá para a medida da quantidade de luz que uma lâmpada emite. Quanto mais lúmens, mais brilhante é a lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada de 800 lúmens é mais brilhante do que uma de 400 lúmens.
Então, os melhores lugares para se utilizar luzes neutras são em ambientes criativos como: cozinhas, áreas de lazer e escritórios ou outros ambientes corporativos.
Uma luz amarela pode deixar a decoração mais aconchegante, enquanto a luz branca ajuda a manter o foco para realização de atividades rotineiras. Para te ajudar a fazer a escolha certa para sua cozinha, reunimos aqui as vantagens de cada tonalidade e dicas de como usar a iluminação ao seu favor.
Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.
Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, são ótimas opções para trazer uma atmosfera acolhedora para a sua cozinha. Essas cores podem ser usadas em elementos como paredes, armários ou até mesmo em utensílios de cozinha.
De modo geral, a melhor luz para dormir é aquela de iluminação mais quente de até 3.000K. Para saber mais sobre essas especificidades é só continuar a leitura! Luz vermelha: uma das iluminações mais recomendadas na hora de dormir é a vermelha. Isso acontece porque essa cor emite a sensação de conforto.
A unidade de medida utilizada para isso é o Kelvin (K). Quanto mais quente a luz, menos K (2000k a 3000k) e quanto mais fria, mais K (5700k a 6500k). Mas atenção: Não estamos falando de emissão de calor! Não cometa o erro de pensar que se usar lâmpadas de luz branca fria, seu ambiente ficará mais fresco ou vice-versa.
Para quem prefere um banheiro bem iluminado, as melhores opções são as luzes de LED em tons de branco neutro ou branco frio. Além disso, também é possível escolher fitas de LED coloridas para adicionar um toque decorativo ao espaço.
É a grandeza que expressa a aparência de cor de uma luz. Sua unidade é o Kelvin (K). Quanto mais alta for a temperatura de cor, mais branca é a cor de luz emitida.
Resumindo, quanto maior for a temperatura indicada em Kelvin na lâmpada, mais fria será a tonalidade (azulada). Quanto menor for a temperatura em Kelvin, mais quente será a cor emitida (amarelada).
A luz neutra, também conhecida como luz do dia ou luz branca natural, é uma tonalidade que fica entre a luz quente e a fria. Essa tonalidade é medida em torno de 3.000 a 4.000 K e é a mais próxima da iluminação natural encontrada ao ar livre em um dia ensolarado.
Entre 800K e 3000K são as chamadas de luzes quentes ou amarelas. Entre 4000K e 4500K estão as luzes neutras. Entre 6000K e 6500K é possível encontrar luzes frias ou brancas.