Para que serve a borra de café na rosa-do-deserto?
A borra de café nas plantas fornece alguns nutrientes , o mais rico seria nitrogênio. Ela também ajuda os microorganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para planta. Vale lembrar que sua planta precisa de mais nutrientes para que se desenvolva bem.
Qual a maneira correta de usar borra de café nas plantas?
A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.
O melhor adubo para rosa-do-deserto pode ser o químico, que contém fórmula equilibrada indicada. Contudo, também é possível utilizar fertilizantes naturais, que contenham vitaminas e minerais, como cálcio, potássio e fósforo. É o caso do húmus de minhoca.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.
Borra de Café como adubo em plantas: VERDADE OU MITO?
Quantas vezes posso colocar borra de café nas plantas?
Mas é preciso cuidado com o excesso e com a forma de colocá-la, pois se errar na quantidade, a borra pode destruir sua planta! Portanto, use sempre em pequenas quantidades, espalhadas ao redor da planta e, se possível cubra com uma camada de folhas (se a plantação for no solo ou vazo grande) para equilibrar a mistura.
Assim, para preparar o adubo, você pode adicionar então 125 gramas de borra de café em cinco litros de água e deixar a mistura descansando por 24 horas. Em seguida, é só passar no vaso, nas folhas e na terra.
O que você precisa saber é que a borra é um material úmido, então é bom entender se a planta gosta de umidade sobre o solo. Evite usar em suculentas ou cactos, por exemplo. Se tem palhinhas protetoras, não esqueça de afastá-las, espalhar a borra de café e depois cobrir novamente com o material seco.
A primeira forma de fazer isso é simples e rápida: misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife na terra e nas plantas. A acidez do café é excelente para muitos tipos de plantas e solos.
As rosas do deserto não toleram substratos encharcados, mas aceitam um pouco de umidade nos mesmos. Uma dica é sempre furar os vasos onde serão plantadas as rosas do deserto, para evitar que os mesmos possam acumular água e encharcar o substrato.
A adubação da rosa-do-deserto deve ser feita periodicamente para estimular a floração. É preciso usar um adubo que seja rico em potássio, cálcio e fósforo. Evite adubos que possuam muito nitrogênio, pois essa substância estimula o crescimento vegetativo da planta.
Para que a floração dê certo a roseira precisa de uma boa dose de fósforo. A casca de banana pode ser muito útil nesta hora, uma vez que o resíduo é rico em fósforo. Você pode enterrar cascas de bananas picadas próximo à roseira, sem encostar no caule.
Por ter baixa acidez, também ajuda na fertilidade do solo, no entanto, devido à presença da cafeína, a borra não deve ser usada sem medida, já que esta substância impacta a germinação de sementes, atrapalhando a absorção de nutrientes.
Quais são os benefícios da borra do café para as plantas?
A borra do café fermentada é rica em nitrogênio e ajuda os microrganismos do solo a se desenvolverem, servindo de alimento para a planta. O café pode ajudar a manter a umidade e, além disso, protege o solo contra o impacto da rega ou da chuva.
Dessa forma, a sujeira que algumas plantas acumulam nas folhas pode até atrapalhar o processo de fotossíntese. A boa notícia, portanto, é que é possível resolver isso de forma simples e barata com o uso do café.
A borra também é ótima para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa, diluindo uma parte dela em cinco partes de água. Molhe um pano ou algodão e passe na planta. As folhas ficam brilhantes! Lembre-se: não guarde a borra do café por muitos dias porque ela vai criar mofo.
Pode colocar borra de café com açúcar nas plantas?
Já parou para pensar que, ao terminar de coar seu café e jogar fora a borra que sobrou, você pode estar descartando no lixo substâncias importantes para as suas plantas? Pois é. Rica em carbono e nitrogênio, a borra de café é um excelente nutriente para crescimento e fortalecimento de jardins, hortas e pomares.
A borra de café é um excelente fertilizante para as samambaias, pois é rica em nitrogênio e manganês. Para preparar o fertilizante, basta misturar 3 colheres de sopa da borra de café sem açúcar em 1 litro de água. Deixe essa mistura fermentando por três dias e depois aplique-a na terra da planta.
Assim, uma opção é a utilização do pó de café como adubo. Além de ser uma estratégia econômica, é também eficiente e com benefícios comprovados. Isto porque pela capacidade de nutrir e enriquecer o solo, conforme dicas compartilhadas em matéria especial no Casa Agro.
Se você quiser preparar o adubo líquido em casa, Fernanda ensina as etapas do preparo: Basta misturar três colheres de borra de café em um litro de água e reservar em um recipiente por 24 horas. Em seguida, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas e no substrato.
Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.
Não coloque esse fertilizante diretamente nas plantas, pois ele pode causar pragas. Por isso, é importante adicionar o adubo caseiro na terra e respeitar o período antes da transferência. Preferencialmente, faça o adubo do lado de fora de casa, já que ele pode atrair insetos.
O seu uso está relacionado a um aumento de nitrogênio, potássio e fósforo no solo em que é adicionado. Esses compostos são essenciais para a fotossíntese e reprodução celular das plantas. Por outro lado, a água de arroz para as plantas também pode aumentar a produção de seus cultivos, como frutas, verduras e legumes.
A princípio, o adubo é feito com uma proporção de 100 gramas de borra de café (cerca de quatro colheres de sopa) com 2 litro de água e 2 colheres de sopa de casca de ovo seca e moída. Coloque todos os ingredientes numa garrafa e agite, mantenha a mistura a macerar por 24 horas.