DEPAKENE® é indicado isoladamente ou em combinação a outros medicamentos, no tratamento de pacientes adultos e crianças acima de 10 anos com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises.
DEPAKENE® (ácido valpróico/valproato de sódio) está indicado como monoterapia ou tratamento adjuvante no tratamento de ausência simples e complexa, e como adjuvante em pacientes com tipos de convulsões múltiplas que incluem crises de ausência.
O Depakene é formulado com ácido valpróico e valproato de sódio. O ácido valpróico é um ácido graxo que age diretamente no cérebro, ajudando a controlar os sintomas da depressão e mania. O valproato de sódio é usado para prevenir crises epilépticas e melhorar outros sintomas relacionados à depressão.
Mania: DEPAKOTE® (divalproato de sódio) está indicado para o tratamento de episódios de mania associados com transtornos bipolares. Um episódio de mania é um período distinto de humor anormalmente e persistentemente elevado, expansivo, ou irritável.
primeira vez tomando Depakene minha experiência e os efeit...
Qual o melhor estabilizador de humor para transtorno bipolar?
Indicações clínicas dos estabilizadores de humor
O carbonato de lítio é indicado na profilaxia do transtorno bipolar, bem como na profilaxia e tratamento da mania. Ele pode ser recomendado também em casos de transtorno unipolar (depressão maníaca ou depressiva recorrente).
Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.
Efeitos gastrintestinais: os efeitos colaterais 1 mais freqüentemente relatados no início da terapia são náuseas 2, vômito 3 e indigestão. São efeitos usualmente transitórios e raramente requerem interrupção do tratamento. Diarréia 4, dor abdominal e constipação 5 têm sido relatados.
Epilepsia: Depakene® é indicado isoladamente ou em combinação a outros medicamentos, no tratamento de pacientes adultos e crianças acima de 10 anos com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada ou em associação com outros tipos de crises.
Doses muito altas podem causar alteração de consciência podendo chegar ao coma. Doses de Depakene acima do recomendado podem resultar em sonolência, bloqueio do coração, pressão baixa e colapso/choque circulatório e coma profundo. Nesses casos, a pessoa deverá ser encaminhada imediatamente para cuidados médicos.
O que é um Estabilizador de Humor? Estabilizador de Humor é um tipo de medicamento utilizado para equilibrar as oscilações entre euforia e depressão nos pacientes com Transtorno Bipolar.
Ácido valproico é um anticonvulsivante e estabilizador do humor indicado para o tratamento da epilepsia, crises convulsivas, transtorno bipolar ou para prevenção da enxaqueca.
Como o Depakote funciona? O divalproato de sódio é a substância ativa de Depakote. Seu mecanismo de ação ainda não é totalmente conhecido, mas sua atividade parece estar relacionada com o aumento dos níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro.
Lamotrigina: é um anticonvulsivante considerado de primeira linha para o tratamento agudo dos episódios depressivos e da fase de manutenção do transtorno bipolar.
Profilaxia da Migrânea 5 (Enxaqueca 6): DEPAKOTE é indicado na profilaxia de enxaquecas 7. Não existe evidência de que o divalproato de sódio seja útil no tratamento agudo 8 da enxaqueca 6.
Depakene é indicado, isoladamente ou em combinação a outros medicamentos, para o tratamento de pacientes (adultos e crianças acima de 10 anos) com crises parciais complexas, que ocorrem tanto de forma isolada quanto em associação com outros tipos de crises convulsivas, e no tratamento de quadros de ausência simples e ...
Os efeitos adversos associados ao uso do valproato de sódio, independentemente do tempo de uso, podem ou ser leves e reversíveis ou graves, irreversíveis e fatais(1), incluindo desde queda de cabelo, náuseas e vômitos, até teratogenicidade, toxicidade hepática severa, alteração do turnover ósseo e discrasias sanguíneas ...
Reações adversas: INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS, tais como: náuseas, vômitos, queimação no estômago, dor de cabeça, falta de coordenação nos braços e pernas, queda passageira de cabelos, depressão ou agressividade, fraqueza muscular e mal estar relacionado ao fígado.
Depakote® ER é indicado para o tratamento de episódios de mania agudos ou mistos associados ao Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), com ou sem características psicóticas, em pacientes adultos.
Interrupção do tratamento: Os anticonvulsivantes não devem ser descontinuados abruptamente nos pacientes para os quais estes fármacos são administrados para prevenir convulsões tipo grande mal, pois há grande possibilidade de precipitar um estado de mal epilético, com subsequente má oxigenação cerebral e risco de morte ...
O transtorno bipolar não tem cura, ou seja, não há nenhum método que elimine completamente os sintomas do quadro com a garantia de que eles não voltarão. Apesar disso, há tratamento para que a doença seja controlada e o paciente consiga ter uma vida normal.
Por exemplo, um dos sintomas da bipolaridade durante a fase maníaca é a pessoa experimentar uma euforia extrema, engajando-se em comportamentos inusitados. Na fase depressiva, um dos sintomas da bipolaridade é o sentimento de tristeza profunda, bem como pensamentos negativos e, em casos graves, ideação suicida.
Quais transtornos precisam de estabilizador de humor?
Anticonvulsivantes. Os anticonvulsivantes que atuam como estabilizadores do humor, sobretudo valproato e carbamazepina, são frequentemente utilizados para tratar mania aguda e estados mistos (mania e depressão).