O adesivo é confeccionado com materiais que vão refletir a luz que atinge a peça. Assim, quando um farol de carro iluminar o capacete, os refletivos vão fazer com que a luz seja refletida e assim o motorista consegue ver com mais facilidade o motoqueiro.
Além da certificação ou selo do Inmetro, o capacete precisa ter dispositivos retrorrefletivos de segurança nas partes laterais e traseira. Todo capacete aprovado e vendido no Brasil precisa ter esses adesivos refletivos. Portanto, não os retire, pois eles são obrigatórios.
SOBRE O PRODUTO Os adesivos refletivos têm como objetivo aumentar a visibilidade e a segurança dos motociclistas e seus passageiros, atendendo aos requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta.
Ideal para ser aplicado em capacete, moto, carro e bicicleta. É obrigatório a instalação de adesivos refletivos em todos os lados do capacete (frente, atrás e laterais direita e esquerda).
Vlogão #9: Capacete com faixa refletiva na cor preta dá multa? O que diz a legislação?
É proibido colocar adesivo no capacete?
De acordo com a resolução nº 940/2022 do Contran, todos os capacetes devem expor os dispositivos nas laterais e na parte de trás do capacete. Se a capa cobrir os adesivos, o capacete se torna ilegal.
Usado como alerta de presença para segurança contra outros veículos! É super útil também para motos, pilastras de estacionamentos , paredes e até mesmo portão. Atenção! O local a ser aplicado deve estar limpo e seco !
O adesivo refletivo é confeccionado a partir de um material específico para que possa absorver a luz refletida nele e emitir essa mesma luz em situações de pouca iluminação. O adesivo refletivo é fabricado em cores fluorescentes exatamente para que possa acontecer esse processo de reflexão da luz.
Onde colar o adesivo do tipo sanguíneo no capacete?
Agora é hora de entender onde colocar adesivo tipo sanguíneo no capacete. Ele deve ser colado em um dos quatro locais em que adesivos refletivos são permitidos: na parte traseira e laterais do casco do capacete, sempre abaixo da altura da viseira, na parte inferior do equipamento e nunca bloqueando as entradas de ar.
Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.
O que diz a lei? Segundo a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, que regulamenta o uso de capacetes, viseiras, óculos protetores e afins, é obrigatório ter adesivo refletivo no capacete sim.
";Art. 1° As empresas públicas e privadas que fazem serviço de entrega, atendimento ou transporte utilizando motocicletas ficam obrigadas a colocar nos capacetes de segurança, em lugar visível, o nome do funcionário condutor, o seu tipo sanguíneo e o fator RH.
O artigo 4º, § 4º, estabelece que no período noturno a viseira deve ser a de padrão cristal. Obviamente o piloto não poderá usar viseiras fumês ou espelhadas quando estiver escuro, já que atrapalha sua visão para identificar pedestres, sinalização e demais veículos.
Como dissemos, o capacete aberto é permitido em rodovias, contando que siga algumas regras. A primeira delas é a proteção para os olhos, que precisa estar presente durante todo o trajeto na rodovia. Em outras palavras, a viseira precisa estar abaixada e, caso não haja viseira, é necessário o uso de óculos protetores.
É necessário utilizar óculos tipo motocross, que tem uma cinta elástica e vai preso na parte de trás da cabeça. Óculos de Sol ou de grau não são considerados itens de proteção, então eles não valem para a utilização com o capacete aberto.
É permitido envelopar a moto? Conforme a Resolução n.º 292 DE 29/08/2008 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o envelopamento de moto é permitido.
Aplicação Profissional: Se optar por contratar um profissional para a instalação, o custo pode variar entre R$ 20 e R$ 50 por metro quadrado, dependendo da complexidade do trabalho e da experiência do profissional.
Vejamos as principais vantagens que estão fazendo profissionais escolher esse material: Versatilidade: O adesivo é um material bastante versátil uma vez que pode ser aplicado de diversas formas e em vários elementos como paredes, vidros, móveis, eletrodomésticos, metal, madeira entre outros.
O mesmo vale para os óculos de proteção, eles precisam ser transparentes para que o motoqueiro possa utilizar durante à noite e também não podem receber a aplicação de películas: § 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.
Outra dúvida comum entre os motociclistas é sobre qual tipo de capacete é permitido no Brasil. A certificação vale para capacetes integrais (fechados), modular e escamoteável (aqueles que têm queixeira) e abertos (do tipo jet).