Para que o dom das lágrimas amoleça a dureza de nosso coração e lave nossas imundices. Quantas vezes rezamos com o coração endurecido e não sentimos a presença de Deus agir em nós! O dom das lágrimas não é apenas quando os olhos choram, mas também o coração.
Fala sobre o carisma das lágrimas e todas as benções que ela nos oferece, como o poder da cura, perdão, amenização da dor etc. Márcio Mendes mostra-nos que o dom das lágrimas é uma maneira de se expressar diante de Deus; "é um dom simples e humilde do Espírito Santo que traz em si uma força salvadora".
Porque choramos quando sentimos a presença do Espírito Santo?
Existem momentos que a Palavra desmonta as nossas defesas com tanta força, que ficamos descobertos diante de Deus. Quando isso acontece, sentimos o próprio Deus olhando para dentro da nossa alma. Esse olhar é de um Pai para um filho(a), e essas lágrimas são daqueles que entenderam quem realmente são diante do Pai.
Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.
Sua principal função é garantir que o olho permaneça lubrificado, limpo e protegido de lesões decorrentes de substâncias estranhas, como pequenos grãos de areia, poeiras e mais. Sendo assim, fica fácil perceber por que a produção de lágrimas aumenta quando algo atinge nossos olhos.
Salmos 56: 9. 3. Deus enxuga as nossas lágrimas: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
O que acontece no mundo espiritual quando choramos?
O choro amiúde constitui o acesso nas essências mais profundas dos sentimentos. É quando não se domina a amargura e ela necessita ser vazada, exposta, nem que seja solitariamente. As lágrimas são um mecanismo de defesa do organismo para liberar o stress e auxiliar no reequilíbrio das emoções.
O que sentimos quando somos tomados pelo Espírito Santo?
Quando somos batizados com o Espírito Santo, Ele nos guia em toda a verdade. Haverá momentos em que precisamos de saber qual é a verdade da Palavra de Deus, ou o qual é a vontade de Deus para as nossas vidas. O Espírito Santo vai nos levar a um entendimento.
Como são fragmentos mais resistentes, o preparo consiste em colocar a planta para ferver junto com a água, sempre utilizando uma tampa. Depois de fervida, basta coar a água. Para esse método, são recomendadas as cascas de frutas, como de maçã, canela em pau e cravo.
Qual a importância da lágrima para a saúde do ser humano?
“A principal função da lágrima é lubrificar os olhos.
Mas também imunizar, porque junto com a lágrima, que é essencialmente água, muco e algumas proteínas, há também uma série de eletrólitos, lipídeos, mucinas e enzimas que ajudam na limpeza dos detritos presentes no olho, protegendo-o.
As contas de lágrimas (Coix lacryma-jobi), uma planta nativa, são medicinais. A infusão de suas folhas, dizem, serve para doenças renais, pois é um chá diurético. É relaxante e antitérmico. O plantio se faz pelas sementes lançadas em lugares irrigados.
Por que choramos na oração? Porque, nesse momento de intimidade com Deus, acontece um encontro nosso com o Senhor. Sob a luz de Deus Pai nós nos vemos como, de fato, somos. Choramos diante de Deus, pois nossas misérias se encontram com a Misericórdia do Pai.
A pessoa que tem discernimento tem a capacidade de distinguir o que é o bem e o mal em si e em sua volta. Quem tem discernimento não cai facilmente em armadilhas, porque consegue compreender as verdades espirituais, vê a intenção por trás de ações e palavras para poder conformar a própria vontade à de Deus.
Onde está escrito que Deus recolhe nossas lágrimas?
Salmos 56:8. Na Bíblia diz que Deus vê, enxuga e recolhe nossas lágrimas. Ele guarda as nossas lágrimas num odre (recipiente de couro cozido de forma a conter certos líquidos, como a água ou o vinho). Isso mesmo, o nosso Deus é um colecionador de lágrimas.
Deixemos Deus enxugar as nossas lágrimas, deixemos Deus tomar conta dos sentimentos do nosso coração. Deixemos Deus tomar conta daquilo que nos faz chorar para podermos reconhecer que Ele está no meio de nós, que Ele vive, que Ele é o Senhor e cuida de nós.
Jesus nos fala da felicidade de chorar. Normalmente achamos que o sinal da felicidade nunca poderia ser o choro. Mas Ele diz: "Felizes os que choram, porque serão consolados." (Mt 5.4.)
Através das lágrimas expulsamos o manganésio (mineral que afeta o humor) do organismo e outros químicos que ajudam a reduzir o stresse (a hormona adrenocorticotrófica) ou a dor (a leucina-encefalina). E como quando choramos respiramos fundo, reduzimos o nível de cortisol (conhecido por hormona do stresse).
Quais os sinais da presença do Espírito Santo em nosso meio?
O testemunho recebido antes do batismo, por aqueles que buscam a verdade sinceramente, vem por meio do poder do Espírito Santo. “O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”).
Todas as sextas de 28 de agosto a 09 de Outubro, estaremos falando sobre os simbolos do Espirito Santo e sua manifestação em nossas vidas como Ele na Palavra de Deus é representado. Voce precisa entender o que a Biblia diz do Espirito Santo como o SELO, O PENHOR, O FOGO, A AGUA, O VENTO, A POMBA E O OLEO.
Quais são os sinais da manifestação do Espírito Santo?
A pomba, a água, o vento, o fogo, o óleo, o selo e o penhor são as principais metáforas bíblicas que revelam a pessoa e o ministério do Espírito Santo.
O dom das lágrimas é um presente que Deus nos dá. Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração. Toda lágrima inspirada por Deus é um dom de cura.
Há lágrimas corrosivas, como as da raiva, o ódio e a inveja. E há lágrimas que Deus recolhe e guarda no seu “odre”, como se guarda um perfume. Apoiados nos Salmos, vamos meditar em algumas dessas lágrimas que Deus guarda eternamente no seu “odre”. São daqueles tesouros no Céu, de que fala o Evangelho (Mt 6,20).
O componente principal das lágrimas é a água salgada, mas elas contêm muitas outras substâncias dissolvidas - basicamente, uma camada de gordura secretada na base das pestanas pelas chamadas glândulas meibomianas, localizadas no interior da pálpebra e que deságuam na superfície ocular.