ATENçãO: Algumas situações podem levar um jabuti � morte súbita: *A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. *Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, plantas venenosas ou ingestão de objetos estranhos. *Quedas, afogamento ou mordidas de animais.
São animais dóceis e tranquilos, que vivem durante muitos anos, podendo chegar aos 100 anos. Talvez por isso, são uma espécie afetada diretamente pelo comércio ilegal: boa parte dos exemplares do jabuti-piranga é criada em cativeiro ao invés da natureza.
Comece cheirando o animal, pois caso esteja morto, é comum começar a se decompor. Por mais que sejam tartarugas pequenas, como filhotes, o cheiro será forte e óbvio, fácil de sentir mesmo à distância. A tartaruga, o aquário e a área próxima a ela contarão com um odor muito parecido ao de carne podre.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TER UM JABUTI | Julia Maciel
Qual doença o jabuti transmite?
São necessárias maiores investigações sobre a transmissão direta de Salmonella sp. às crianças, tendo os jabutis-piranga em cativeiro como fonte, e a resistência aos antibióticos tradicionalmente utilizados no seu combate.
Figura 2 – Jabuti exibindo postura de dor. A cabeça está arqueada para trás repetida e intermitente. A posição anormal do corpo em répteis, como abdômen arqueado ou em repouso, relutância em se deitar, comumente apresentada por lagartos e tartarugas, marcha anormal e inquietação pode indicar desconforto ou dor.
Para descobrir a idade de um jabuti, você deve observar as linhas do casco do quelônio. É contando este número que você descobre a idade do bichinho. Bacana, não é? Outro jeito de saber, de forma aproximada, a idade de um jabuti é levar em consideração seu peso quando adulto.
Medem em média 30 cm de comprimento e pesam de 6 a 12 Kg. Sua maturidade sexual ocorre entre cinco e sete anos, ou seja, a partir desta idade eles já podem se reproduzir.
Dóceis, tranquilos e fascinantes, esses animais são ótimos para famílias com crianças. Muito resistentes, eles não fazem bagunça e dispensam certos cuidados, como vacinas.
As tartarugas enxergam colorido e com nitidez, mas possuem um ângulo de visão mais limitado, o que dificulta a visão periférica. Outra curiosidade sobre a visão da tartaruga é que ela enxerga mais tons de vermelho, pois possui um gene herdado dos dinossauros que favorece a visualização dessa cor.
Mesmo sem ter um dado cientifico comprovando, eles podem ficar de dois a três anos sem comer. Na natureza, eles comem frutas, folhas, fezes, animais mortos”, disse.
Sua tutela em casa é considerada crime ambiental. Segundo o assessor técnico ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Luis Felipe Gonçalves, apesar de proibida, a tutela do animal em residências é uma prática comum na região Norte do país.
Entre os principais indicativos, os quais você deve ficar atento, estão: olhos inchados, tosse ou espirros, alterações de apetite, mudanças de comportamento ou diarreia.
Excesso de proteína, cálcio, gordura e fósforo na alimentação, temperatura corporal e ambiental, quantidade inadequada de exposição ao sol, assim como excesso ou falta de umidade adequada são alguns dos fatores que podem desencadear o crescimento errôneo do casco.
Alguns alimentos devem ser sempre evitados como a alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer o aparecimento de diarréia; Os jabutis não devem comer restos de comida humana (arroz, macarrão, feijão) ou cascas de vegetais e frutas estragadas ou apodrecidas.
O que significa quando o jabuti fica balançando a cabeça?
No mais, há vocalização para atrair a parceira, perseguição, balançar a cabeça para as laterais, montar, bater o casco, morder a cabeça , a cloaca e até os membros da fêmea, raspar o plastrão da fêmea, cavar, e a fêmea, quando aceita copular, relaxa as patas traseiras.
Tome cuidado para que o jabuti tenha acesso à sombra e que possa se locomover de forma rápida até ela. Um das causas mais comuns de morte súbita é a alta temperatura. Lembre-se: os jabutis não sobrevivem a baixas temperaturas! Portanto, a faixa ideal compreende entre 23ºC e 30ºC.
Os répteis em particular são portadores de Salmonela, uma bactéria que provoca gastroenterite ou também uma infeção disseminada que pode ser bastante severa e até fatal nos grupos de risco. Calcula-se que entre 80 e 90% dos répteis está infetado com Salmonela, embora estejam perfeitamente saudáveis.
“O réptil também está associado aos ensinamentos da paciência, resiliência, saúde, prosperidade e proteção (porque tem um casco duro que a protege)”, acrescenta a profissional, que reconhece que a tartaruga decorativa pode ser uma ótima aposta para melhorar as energias da morada.
Primeiro e acima de tudo, assegure-se de que o habitat seja adequado. Isso porque eles precisam de espaços amplos e bem iluminados. Além disso, não esqueça de proporcionar estímulos mentais. Brinquedos simples, obstáculos e interação regular ajudam a manter a mente do jabuti ativa.
Isso não significa, porém, que esses animais não possam demonstrar afeto com os humanos. André já presenciou diversas demonstrações de afeto dos répteis. “Lagartos como o Teiú pedem para ganhar carinho e subir no colo. Ou Jabutis, que respondem ao chamado para vir junto ao dono, pedir carinho”, exemplifica.