O lambe-lambe é uma forma de arte urbana que remonta aos primórdios da publicidade nas ruas. Consiste em pôsteres de tamanho variado colados em espaços públicos, como muros, postes, paredes e tapumes de construção. Esses pôsteres geralmente contêm informações sobre eventos, produtos, serviços ou mensagens artísticas.
O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.
Os lambe-lambes foram testemunhas das transformações da cidade e das mudanças no perfil socioeconômico dos frequentadores dos espaços públicos. Seu trabalho refletia as atividades urbanas: nas áreas de lazer, retratavam famílias em formato postal; perto de repartições públicas, faziam fotos 3 x 4 para documentos.
Por que os fotógrafos de praça de antigamente se chamavam lambe-lambe? Eles lambiam as chapas de vidro que capturavam a imagem – depois ela era transferida para um papel. Apenas um lado da lâmina era revestido pela emulsão sensível à luz, e essa camada era invisível.
Os lambe-lambes cumprem há décadas o papel de divulgar marcas, produtos, eventos, campanhas políticas e muito mais com baixo custo de produção e facilidade na aplicação.
É vantagem trocar Tifton 85 por Panicum Maximum (Mombaça ou Paredão) para vacas de leite?
Qual é o papel do Lambe-lambe?
É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar. De tão fino muitas vezes adere tanto na parede que é impossível de tirar. Vira quase um carimbo. Comumente utilizado em escritórios e bureaus de impressão.
Essa arte consiste na criação de cartazes em papel, muitas vezes produzidos à mão, que são colados em muros, postes, tapumes e outros espaços públicos. Os lambe-lambes abraçam uma variedade de temas, desde manifestações políticas e sociais até arte urbana, poesia, eventos culturais e divulgação de serviços.
Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
O lambe-lambe é um tipo de arte urbana que se dispõe tanto como um movimento de linha crítica propondo uma reflexão contrária à alguma atitude, desigualdade ou norma social ou simplesmente como forma de expressão do artista que o cria, usando do espaço crítico para expor suas obras.
Cola. A cola é muito simples de ser feita: uma mistura de farinha de trigo com água. Essa é a fórmula mais comum, tradicionalmente usada desde o surgimento do lambe-lambe, pois rende muito e não custa caro de fazer. A proporção é de 3 colheres da farinha de trigo para 750 ml de água.
O lambe-lambe traz seu caráter de representar e manifestar o desejo pertencente a um grupo ou indivíduo seja ele por motivo próprio, transgressão, crítica política, social, valorização do espaço urbano, lazer, arte e até mesmo terapia.
O lambe-lambe é uma forma de arte urbana que remonta aos primórdios da publicidade nas ruas. Consiste em pôsteres de tamanho variado colados em espaços públicos, como muros, postes, paredes e tapumes de construção. Esses pôsteres geralmente contêm informações sobre eventos, produtos, serviços ou mensagens artísticas.
O lambe-lambe procede o cartaz, entretanto, diferente deste, ele está relacionado a um questionamento crítico. Ele propõe reflexões contra desigualdades ou situações de cunho social ou a exposição de artistas e grupos que espalham suas criações através deste espaço.
As mensagens dos lambe-lambes servem como um grande estímulo na esperança de um mundo melhor. Isso ocorre porque a mensagem propaga a ideia de um mundo mais amoroso. Sim. É correto afirmar que esse tipo de manifestação artística pode mudar a nossa relação com o local onde vivemos.
Quais são as características que compõem um Lambe-lambe?
O Teatro Lambe-Lambe, é um estilo teatral genuinamente brasileiro que utiliza das formas animadas para ocuparem um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas ou em um espaço de qualquer formato, desde que seja fechado.
Diferentemente do grafite feito com spray ou da arte dos murais, o lambe-lambe possibilitou que eles criassem suas artes com mais calma e se preocupassem apenas com a aplicação dela em locais estratégicos — geralmente, de grande trânsito. Com a colagem dos cartazes, as chances deles serem pegos diminuía bastante.
A técnica do Teatro Lambe-Lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo, que em geral tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados.
“Lambe-lambe” é composto por 50 textos de prosa retratando personagens urbanos, como mendigos, carroceiros, desempregados, manifestantes, lixeiros etc.
O lambe- lambe é uma forma de intervenção artística urbana contemporânea feita através do papel e cola muito usada na cidade, onde um desenho é colado em postes, muros, portas e viadutos transmitindo geralmente uma mensagem e transformando o contexto urbano do local.
O lambe-lambe hoje faz parte do contexto da Arte Urbana Brasileira. É uma técnica bastante utilizada por ser barata e democrática, basta apenas um pincel e um tubo de cola branca - ou cola caseira, para se conseguir passar uma mensagem de forma direta e abrangente.
O lambe-lambe, geralmente, é impresso em papel de baixa gramatura como o sulfite ou couché e pode ser aplicado diretamente nas paredes, portas, painéis de madeira ou até no drywall. “A superfície não precisa passar por um tratamento específico, sendo lisa e com poucas imperfeições é fácil a aplicação.
Use duas partes de água para cada parte de cola branca escolar líquida. Cada litro de cola branca rende 3 litros de cola pra lambe. Essa quantidade é suficiente para colar cerca de 200 cartazes no formato A3. Use um pouco da mistura de cola com pincel diretamente na parede e cole o pôster.
Cartaz : anúncio ou aviso de dimensões variadas, ilustrado com desenhos ou fotografias, apropriado para ser afixado em lugares públicos. Lambe-Lambe : fotógrafo ambulante que fica, colocando seus posters (lambe-lambe) em praças e jardins públicos.