Lugol 5% Kit C/3Lugol é uma solução com Iodo e iodeto de potássio, que fornece quantidades necessárias de Iodo para o organismo. Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide, equilibra a produção de hormônios e mantém o metabolismo. Cuida do sistema imunológico e previne doenças como o câncer.
Aumento da energia e taxa de metabolização; Dentes, unhas e cabelos saudáveis; Desintoxicação do organismo; Auxilia no fortalecimento do sistema imune.
O iodo em excesso no organismo pode causar danos à tireoide e seus mecanismos reguladores, inclusive interrompendo a produção dos hormônios tireoidianos.
As únicas situações clínicas onde seu uso é recomendado refere-se ao preparo pré-operatório de pacientes com hipertireoidismo por doença de Graves e à crise tireotóxica.
Os pacientes que ingeriram muito iodo podem sofrer de acidose metabólica, insuficiência renal, hipotensão e até colapso circulatório como resultado. Existe um perigo particular se uma pessoa com hipotireoidismo ou hipertireoidismo usar em excesso a solução de Lugol.
O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tiroidianos. Já a solução de Lugol é o nome dado a combinação de iodo e iodeto de potássio em meio líquido. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
Existe apenas uma única função conhecida do Iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos hormônios tireoidianos (hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço): a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4).
Atenção! Em mulheres com doenças de tiroide, a toma de iodeto de potássio pode estar contraindicada. A situação deve ser sempre avaliada pelo médico assistente.
Iodo: ajuda na proteção contra os efeitos tóxicos dos materiais radioativos, previne o bócio, estimula a produção de hormônios da glândula tireóide, queima gorduras em excesso e protege pele, cabelo e unhas.
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.
O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. No organismo humano ele é utilizado na síntese dos hormônios produzidos pela tireóide, uma glândula que se localiza na base frontal do pescoço.
Lugol é uma solução com Iodo e iodeto de potássio, que fornece quantidades necessárias de Iodo para o organismo. Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide, equilibra a produção de hormônios e mantém o metabolismo. Cuida do sistema imunológico e previne doenças como o câncer.
Entretanto, a quantidade diária necessária para o organismo humano é de apenas 100 a 250 microgramas, conforme alertam endocrinologistas da SBEM-SP. “Estão afirmando nas mídias sociais que temos insuficiência de iodo, sendo recomendado a ingestão do lugol, numa dose de até 9 gotas por dia.
Mas a suplementação não é a única utilidade do lugol. Ele também pode ser aplicado diretamente na pele, o que acelera o tratamento de cicatrizes, queloides, ou mesmo de infecções.
O mineral também é reconhecido por prevenir diabetes, problemas cardíacos e infartos. Um estudo publicado no AHA Journals indicou que a deficiência de iodo colaborou para um aumento no risco de eventos de doença coronariana entre adultos saudáveis de baixo risco nos Estudos Unidos.
Ao favorecer os níveis de iodo no organismo, o suplemento Lugol é capaz de promover diversos benefícios para a saúde geral, já que o iodo é um mineral que integra a composição de alguns hormônios da glândula tiroide e participa das funções do sistema nervoso e cardiovascular, além de influenciar o funcionamento da ...
Olá. Além do fato da suplementação de iodo não ser indicada no hipotireoidismo, o Puran (ou qualquer outro nome comercial que seja composto por Levotiroxina) deve ser tomado em jejum, não podendo ser administrado junto com qualquer outra medicação ou alimentos.
Como tomar Lugol ? Recomenda-se tomar 2 gotas da solução misturadas na água 1 vez ao dia ou conforme orientado. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais.
A única recomendação para prescrição do Lugol é nos casos de pré-operatório de cirurgia para hipertireoidismo. Nesses casos a solução é usada para bloquear o funcionamento da glândula e reduzir vascularização, para evitar sangramentos durante a cirurgia.
Para garantir o aporte correto deste nutriente, é recomendada uma ingestão diária de iodo de 150 mcg para adultos, 220 mcg para gestantes, 290 mcg para mulheres amamentando e 90-120 mcg para crianças de 1 a 13 anos de idade.
Ajuda a equilibrar os níveis de iodo no organismo. Participa da síntese de hormônios importantes da tireoide. Favorece o bom funcionamento do metabolismo. Ajuda a controlar os níveis de energia.
Não à toa, o quadro é associado a problemas como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Por isso , a solução de Lugol NÃO deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação. Também NÃO se recomenda a prescrição de Lugol com o objetivo de melhorar o funcionamento tireoidiano.