As probabilidades são utilizadas para exprimir a chance de ocorrência de determinado evento. Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos.
A função de probabilidade associa cada valor que a variável aleatória pode assumir à sua probabilidade de assumir esse valor. Podemos dizer que: Onde é a variável aleatória discreta. Por exemplo, vamos considerar o evento do lançamento de duas moedas e a gente quer saber quantas caras foram obtidas.
Os primeiros estudos de probabilidade foram desenvolvidos para resolver problemas em jogos, pois pode ajudar os jogadores a terem mais chances de ganhar, resumindo, com a probabilidade podemos calcular desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chances dentro de uma pesquisa eleitoral.
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Qual é o objetivo da probabilidade?
O estudo da probabilidade é a análise de experimentos aleatórios. Espaço amostral é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Se todos os resultados têm a mesma chance de ocorrer, o espaço amostral é chamado de equiprovável.
Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual.
A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de maneiras diferentes dentre possíveis.
O marco do início da Teoria das Probabilidades é considerado com a troca de correspondências entre os estudiosos franceses Blaise Pascal (1623 - 1662) e Pierre de Fermat (1601 - 1665). discussões e uma solução para um problema semelhante ao problema dos pontos (divisão de apostas).
Ao calcular a possibilidade de passar no vestibular “chutando” as questões; ou as chances de ganhar na loteria jogando todos os dias. Outro exemplo cotidiano é quando você assiste a um jogo de futebol e tenta adivinhar quem ganhará a partida ou as chances do time ganhar o campeonato.
Probabilidade é o estudo das chances de um determinado resultado ocorrer em um experimento em que os resultados são aleatórios. Em outras palavras, quando não é possível prever que resultado uma experiência produzirá, pode ser possível descobrir qual resultado apresenta mais chances de acontecer.
O que é probabilidade? É o estudo de um número que representa as chances que determinado resultado apresenta de acontecer. Probabilidade é o estudo sobre experimentos que, mesmo realizados em condições bastante parecidas, apresentam resultados que não são possíveis de prever.
A probabilidade simples surgiu através dos jogos de azar. Isso mesmo: a sorte e o azar nem sempre são conceitos abstratos. Geralmente, se um evento tem maior número de possibilidades de acontecer, então a probabilidade que aconteça também é maior, logo, você terá mais “sorte” ao apostar nesse evento.
Quando calculamos probabilidades que envolvem um evento E outro evento ocorrido, nós multiplicamos suas probabilidades. Em alguns casos, o primeiro evento a acontecer afeta a probabilidade do segundo evento. Chamamos isso de eventos dependentes.
os estudos demográficos e, em especial, os estudos de incidência de doenças infecciosas e o efeito da vacinação ( exemplo de grande repercussão na época sendo o da varíola ) a construção das loterias nacionais e o estudo dos jogos de azar: carteados, roleta, lotos, etc.
A probabilidade proporciona um modo de medir a incerteza e de mostrar aos estudantes como matematizar, como aplicar a matemática para resolver problemas reais.
Usamos a regra da multiplicação, ou regra do “e”, para determinar a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente. O cálculo de probabilidade em Genética segue as mesmas regras para o cálculo de probabilidade em diversos jogos.
A primeira coisa que precisamos entender é que probabilidade é a chance de algo acontecer. Se falamos que há uma probabilidade de 10%, por exemplo, é a mesma coisa que dizer que há uma probabilidade de 10 sobre 100, porque é dez por cento. Isso significa que temos UMA chance em DEZ de algo ocorrer.
A função massa de probabilidade, f(x), permite atribuir uma probabilidade a cada distinto valor x de uma v.a. discreta. Exemplo simplista de um mundo não real: se X=0 se «menino» e X=1 se «menina» então f(0)=0.5 e f(1)=0.5.