O teste da linguinha é uma avaliação validada e padronizada que têm por finalidade diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer funções importantes exercidas pela mesma, como, sugar, engolir, mastigar e falar.
Quais são as doenças detectadas no teste da linguinha?
O teste identifica precocemente doenças graves como cataratas, tumores, má formação no globo ocular, cicatrizes ou retinopatia de bebês prematuros, que é a principal causa de cegueira infantil.
É um exame simples e rápido que assegura a saúde do seu bebê! O teste da linguinha verifica se há alterações no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar.
O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar1.
O profissional eleva a língua do recém-nascido com dois dedos indicadores até a parte superior da gengiva; Assim, o fonoaudiólogo analisa o frênulo lingual do bebê e preenche o protocolo apontando as características analisadas para dizer se há ou não alteração.
Qual o tempo ideal para fazer o teste da linguinha?
A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido e deve ser realizada por profissionais da equipe de saúde que atendam o binômio mãe e recém-nascido na maternidade (entre 24h-48h de vida do recém-nascido), devidamente capacitados para essa avaliação.
Pediatras pedem fim da obrigatoriedade do Teste da Linguinha
Congênita, a anomalia, que pode ocasionar a chamada "língua presa", pode prejudicar a amamentação e a deglutição das crianças, por causa da dificuldade de sucção e outros movimentos da língua, e, portanto, abrir brechas para a má nutrição.
Caso seja verificado no teste da linguinha que existem alterações, o fonoaudiólogo e o pediatra podem indicar o início de tratamento adequado, e, de acordo com a alteração identificada, pode ser recomendada a realização de uma pequeno procedimento para liberar a membrana presa embaixo da língua.
A recomendação é de que o teste seja realizado no primeiro mês de vida do bebê. Ele pode ser realizado em qualquer idade, mas quando mais cedo for realizado e diagnosticado o problema é melhor, para que a amamentação não seja substituída pela mamadeira.
O teste, que pode ser feito por qualquer profissional de saúde, consiste em verificar se o freio que liga a língua do bebê à boca apresenta algum tipo de deformação. Se houver o problema, a criança pode desenvolver a chamada língua presa e, por isso, a cirurgia é indicada.
A frenectomia é uma cirurgia delicada que pode ser realizada pelo odontopediatra e pelo cirurgião oral menor para retirar o freio lingual. Ela é muito importante para garantir a movimentação adequada da língua, evitando problemas desde a primeira infância.
Esse procedimento é indicado a partir dos 6 meses de idade e o tempo médio de recuperação é de dez dias. Técnica cirúrgica a laser: É utilizado um laser para cortar o freio lingual. Não requer anestesia, apenas um gel anestésico na região.
Quantos dias pode fazer o teste da orelhinha e da linguinha?
Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal (exame de Emissões Otoacústicas Evocadas), que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, ainda na maternidade.
Para que serve o teste da orelhinha e da linguinha?
Esse exame – de acordo com a equipe de fonoaudiologia – demonstra se há resposta a um estimulo sonoro, pesquisa a integridade do ouvido dos bebês e ajuda a identificar previamente se a criança apresenta algum tipo de deficiência auditiva.
É o exame que avalia o frênulo lingual do bebê, que nada mais é do que uma pequena membrana que conecta a língua à parte inferior da boca, verificando se há ou não a famosa “língua presa”.
O teste da Linguinha é recomendado no primeiro mês de vida para evitar o desmame precoce, já que é muito comum que o freio de língua curto interfira na mobilidade de língua necessária para a ordenha na mama.
Introdução: O freio lingual é uma estrutura anatômica cujo papel é muito importante para a sucção, fala e alimentação. Um freio curto e aderido pode impedir o movimento da língua e com isso causar impactos anatômicos e funcionais para o paciente.
Esse reflexo é muito útil para que o bebê busque o seio da mãe durante a alimentação. Vale lembrar que muitos desses movimentos de colocar a linguinha para fora são involuntários, já que estamos falando de um recém-nascido que está aprendendo a evoluir suas habilidades motoras orais.
Esta cirurgia em bebês é muito simples. É realizada em consultório odontológico, e consiste no corte , ou “pique” do freio com colírio anestésico local. O resultado é imediato, após alguns minutos o bebê já volta a mamar corretamente.
A frenotomia é uma intervenção cirurgica mais simples, nela ocorre somente o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua retirada por completo. A frenectomia envolve a retirada de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.
O teste da orelhinha, ou do ouvidinho, deve ser realizado gratuitamente em todas as maternidades e hospitais do país. O exame é feito 24 horas depois do nascimento do bebê.
O fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico e intervenção precoce nas alterações auditivas. A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala, da linguagem e da aprendizagem!