Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.
Qual o principal objetivo na construção de um cartaz?
O principal objetivo do cartaz é chamar a atenção das pessoas à mensagem que está sendo transmitida. Para isso, ele pode ser feito em diversos tamanhos, formatos, cores e formas, além de inúmeras formas de se dispor as informações textuais.
Qual a mensagem principal transmitida no cartaz? A função principal de um cartaz é chamar a atenção e despertar a curiosidade do público. Ele deve transmitir de forma clara e objetiva a mensagem desejada, seja para divulgar uma promoção, anunciar um evento ou criar uma identidade visual para uma marca.
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
Quais são os objetivos dos cartazes e emblemas? Os cartazes são utilizados com o intuito de estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, passando informações. Já os emblemas ajudam os clientes a identificarem a categoria de um produto ou serviço.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
Como já dito, o cartaz tem a capacidade de engajar as pessoas por meio de um conteúdo relevante e, com isso, estabelecer uma boa relação dentro da loja. Isso acontece, pois, se há um layout simpático e que faz com que o cliente se sinta bem e especial, provavelmente, a loja iniciará um diálogo agradável com ele.
O primeiro cartaz da era Gutenberg data de 1477 e é assinado por William Caxton - o primeiro impressor da Inglaterra -; se trata de um cartaz publicitário que enumera os benefícios das águas termais. Em 1482 apareceu na França o primeiro cartaz ilustrado, feito por Jean du Pré.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
Um cartaz pode incluir de tudo, mas a maioria deles é criada com objetivos publicitários. Isso significa que você pode inserir elementos como a data, o horário e o lugar de um evento; uma imagem interessante para chamar a atenção das pessoas; além de fontes e cores que combinem com a sua marca.
A popularização dos cartazes foi consequência dos trabalhos de Jules Chéret (1836-1933), aclamado pai do cartaz moderno, Henri de Toulouse-Lautrec (1864- 1901) e Alphonse Mucha (1860-1930), que conseguiram aliar seus trabalhos ao comércio e ao entretenimento, em que ilustravam a divulgação de diversos eventos locais.
Por que os cartazes são considerados um bom meio de divulgação?
Os cartazes promocionais transmitem informações de modo visual, o que está diretamente ligado ao fato de que eles também servem como uma maneira de agregar valor estético às ações publicitárias. Ou seja, ajudam a fixar a identidade visual do negócio na mentalidade do consumidor.
Qual o objetivo de um cartaz de campanha de conscientização?
1- O texto publicitário de campanha de conscientização é um gênero bastante utilizado para mostrar, conscientizar o leitor sobre uma causa social, ambiental, de saúde, segurança, entre outras.
Qual objetivo de trabalhar cartaz na educação infantil? -Conscientizar as crianças sobre a importância da figura humana; -Desenvolver a coordenação motora ampla; -Explorar a imaginação e criatividade; -Trabalhar a ludicidade e afetividade.
O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
Texto principal – mensagem do cartaz. Texto secundário – complemento do texto principal. Slogan – frase de efeito. Crédito – identificação e endereço de quem emite a mensagem.
A diferença principal entre um cartaz e um anúncio publicitário é que no cartaz poderemos ter muito menos conteúdo do que um anúncio, além do que no cartaz não temos a promoção de nenhum produto ou mensagem mais detalhada.