A indicação da psicanálise é para todos aqueles que querem se aprofundar na compreensão do próprio inconsciente. A análise permite que o paciente compreenda que a origem de grande parte dos seus problemas estão, muitas vezes, em conteúdos que foram reprimidos no passado.
A psicanálise deve ser indicada para todos aqueles que precisam de ajuda para lidar com algum tipo de sofrimento que comprometa a saúde mental. Também indica-se a psicanálise para as pessoas que precisam de acolhimento e de amparo para lidar com os problemas pessoais ao longo da vida.
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
O objetivo do tratamento é ajudar os pacientes a desenvolver uma compreensão mais profunda de seus pensamentos, sentimentos e memórias inconscientes para gerar crescimento permanente e alterações na personalidade.
O principal objetivo da psicanálise é ajudar o paciente a compreender a origem de seus comportamentos disfuncionais, traumas e pensamentos equivocados. Ele aprende que muitas das suas atitudes e modos de pensar de hoje possuem relação com acontecimentos do passado que deixaram marcas.
SERÁ QUE A PSICANÁLISE É PARA VOCÊ? | Lucas Nápoli
Por que devo fazer psicanálise?
Vantagens do tratamento psicanalítico
A psicanálise pode trazer muitas vantagens para a vida do paciente, que precisa estar disposto ao enfrentamento do desafio que é olhar para dentro de si mesmo. A análise tem a vantagem de beneficiar a conquista do amadurecimento emocional e promover o autoconhecimento.
"PSICANÁLISE é o nome de (1) um procedimento para investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, (2) um método (baseado nessa investigação) para o tratamento de distúrbios neuróticos e (3) uma coleção de informações psicológicas obtidas ao longo dessas linhas, e que gradualmente ...
O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente. Já um psicólogo aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis.
Foco da abordagem: Enquanto a Psicologia busca entender o comportamento humano como um todo, a Psicanálise concentra-se em compreender a mente inconsciente e as motivações internas que influenciam o comportamento.
Embora possa ser um processo longo, a psicoterapia com psicanálise traz benefícios ao tratamento de várias condições de saúde, como depressão e ansiedade e ajuda a pessoa a viver melhor consigo mesmo e com os outros, independente da técnica utilizada.
Além de aliviar os sofrimentos mentais, o tratamento psicanalítico oferece outros inúmeros benefícios. "A psicanálise ajuda o indivíduo a se conhecer melhor, a elaborar seus desejos e emoções e a lidar com medos e frustrações", lista Lelah Monteiro.
Ainda não há um consenso sobre se a psicanálise deve ou não ser considerada uma ciência, dado que existem diversos conceitos para “ciência”, tornando o tema bastante abrangente. Por muito tempo, a eficácia da psicanálise foi questionada, devido a um debate sobre sua cientificidade.
Mudanças de humor e perda de ânimo como essas são motivos que podem levar alguém a procurar um psicanalista. Pode ocorrer que a pessoa fique angustiada na frente de estranhos. Ou diante da situação de tomar uma decisão difícil e importante. A angústia é o único afeto que não mente.
Muitas pessoas ficam cheias de dúvidas e ansiedade sobre a primeira consulta com um psicanalista. As primeiras consultas são um período de avaliação, o que chamamos de “entrevistas preliminares”. É neste momento que o paciente vai conhecer como funciona uma análise e decidir se quer iniciar o tratamento ou não.
Nas sessões de psicanálise você será incentivado a falar livremente e aprender a se escutar. Assim, o analista psicanalista escuta, sendo uma relação um a um entre o paciente e o psicanalista.
Para psicanalistas que trabalham na clínica e estão no início da atividade psicanalítica, os valores mais comuns das sessões variam de R$ 80,00 à R$ 120,00 e a jornada de trabalho, pode ocupar até 10 horas de atendimento por dia.
Qual é a diferença entre psicanálise e psicoterapia?
Entretanto, como explicamos, a psicoterapia é voltada para modificar a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo e com a sociedade, enquanto a psicanálise se propõe a auxiliar que a pessoa explore o próprio inconsciente e a sua relação consigo mesma.
Diferente de algumas vertentes da psicologia, a psicanálise clínica busca investigar o problema a fundo no subconsciente para compreender o que causou aquela dor no indivíduo e tratar assim a causa, não os sintomas. O caráter investigativo da causa dos distúrbios mentais, visa “cortar o mal pela raiz”.
Em síntese, a diferença entre psicólogo e psicanalista, neste caso, é o grau de conforto e familiaridade que o paciente tem ou desenvolve com o profissional e o método. Essa lógica também pode ser aplicada na escolha da abordagem psicológica.
Autoconhecimento. O processo psicanalítico permite ao paciente entrar em contato com seus desejos e emoções. Assim, ao se deparar com experiências e sentimentos reprimidos, desenvolve-se o autoconhecimento e as formas de lidar com estes fatores.
O que faz um Psicanalista? O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.
O foco na psicanálise é encontrar as suas ligações. A psicanálise busca ocupar-se do tratamento contínuo de grupos, indivíduos, famílias e, no entanto, geralmente o psicanalista explicará que nem toda a análise pode ser agradável, porque ela trará à luz experiências interna diferentes do que se acostuma perceber.
A psicanálise é indicada para o tratamento de algum tipo de sofrimento psíquico, tais como: depressão, ansiedade, angústia, transtornos alimentares, adições, dentre outros. Muitas pessoas questionam para qual público a psicanálise se destina e qual é a finalidade do tratamento.