Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Amassados e trincas no componente podem causar desequilíbrio no automóvel. Rodas danificadas, com partes amassadas ou trincas, podem interferir diretamente na segurança do motorista. A avaria, dependendo da gravidade, compromete o sistema de suspensão e provoca o desequilíbrio do automóvel.
A roda amassada prejudica o equilíbrio do conjunto roda-pneu, atrapalhando a condução e aumentando o desgaste dos pneus. Ao identificar essa condição nas rodas do veículo, é fundamental procurar um especialista, que irá analisar a situação e verificar o que pode ser feito para resolver o problema.
“Por vezes, o dano à roda pode ser tão extenso que impede o correto assentamento dos talões, fazendo com que o pneu perca pressão lentamente. Esse quadro, além de comprometer a segurança, reduz a vida útil do pneu, podendo até danificá-lo de forma irreversível.
Desempenar a roda do carro é um processo essencial para garantir a segurança e eficiência do veículo. Escolher o pneu correto, realizar manutenções regulares e entender a importância do alinhamento e balanceamento são etapas cruciais para garantir a longevidade e desempenho do seu veículo.
Quando as rodas estão desequilibradas, podem surgir problemas como: Vibração: O volante pode tremer, especialmente em velocidades mais altas. Desgaste prematuro dos componentes: O desequilíbrio das rodas pode levar a um desgaste prematuro das peças da suspensão.
Para identificar um aro empinado basta centralizar todas as rodas do seu veículo, se um demostrar estar torta, provavelmente vai estar empenada. Sendo assim, se o mesmo estiver empenhado, chegou a hora de trocar o aro, ou em alguns casos (quando possível), desamassar e restaurar o aro.
Impactos violentos: Batidas em buracos profundos, meio-fios ou acidentes podem causar o empenamento dos eixos das rodas. Desgaste ou envelhecimento: Com o tempo, os eixos podem enfraquecer devido à exposição a fatores como a corrosão e o desgaste natural.
Independentemente do motivo, se o pneu estiver torto o jeito é trocá-lo. Não há conserto para recuperá-lo. O motorista precisa ainda fazer balanceamento e geometria para conferir se o alinhamento está correto. Vale lembrar que é fundamental para vida útil do pneu a revisão da suspensão a cada 10 mil quilômetros.
Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.
Quanto tempo demora para desempenar roda de carro?
Reformas simples, como pintura ou polimento, podem levar entre 2 e 4 horas. Já reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem levar entre 1 e 3 dias.
Há duas técnicas para desempenar rodas que são bastante conhecidas: desempeno por gabarito e desempeno por máquina hidráulica. O desempeno por gabarito é um processo rápido e simples. Ele é realizado com uma pressão para desamassar, sem ser necessário esquentar a roda.
No entanto, como tantos outros componentes do veículo, a roda é um item que necessita de cuidados. Dirigir com a roda (ou até mais de uma) do carro amassada pode trazer outros problemas para o veículo, e até comprometer a segurança.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
O que pode ocorrer é um desgaste dos parafusos, que podem se romper durante o movimento das rodas. “Se a força aplicada for muito superior ao torque necessário, pode ocorrer desde o rompimento do parafuso até a impossibilidade de soltar as rodas com uma chave tradicional no caso de um furo de um pneu.
Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão. Na primeira situação, o desempenho da roda é medido por uma máquina simples que funciona com água e eletricidade. A técnica serve para corrigir os defeitos.
Quando uma roda está desempenada, significa que ela está fora de sua forma original, apresentando deformações ou desalinhamentos que podem comprometer a estabilidade do veículo e causar problemas como vibrações, desgaste irregular dos pneus e até mesmo acidentes.
Quando as rodas estão desalinhadas, podem ocorrer problemas como o desgaste prematuro dos pneus, vibrações no volante, instabilidade na direção e até mesmo aumento do consumo de combustível. Além disso, um alinhamento adequado é fundamental para a segurança do veículo.
Em casos simples, é possível desamassar a roda com um martelo de borracha ou um torno. No entanto, se a roda estiver gravemente danificada, pode ser necessário um trabalho mais detalhado ou até mesmo a substituição da roda e de outros componentes. Diferentes rodas pedem tratamentos específicos também.
Quando uma roda está amassada ou empenada, ela pode afetar diretamente o equilíbrio dos pneus, o conforto e a segurança, gerando assim graves consequências. Os perigos associados a uma roda amassada são variados. O desbalanceamento dos pneus resulta em vibrações incômodas no volante e no veículo.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Com o desgaste irregular dos pneus, por exemplo, há também a perda de segurança do carro ao rodar. Sem a manutenção e revisão periódicas, existe um risco muito maior ao dirigir. A falta de alinhamento causa instabilidade ao veículo, o que pode comprometer a segurança, proporcionando um risco maior de acidentes.