no tecido adiposo Para administrar a insulina deve fazer uma prega na pele com o dedo polegar e com o indicador e injetar com a agulha perpendicular à pele. A agulha não deve ser retirada imediatamente, espere 10 a 15 segundos.
Para assegurar a efetiva absorção da insulina, a aplicação deve ser feita em locais apropriados e com técnica adequada. Quando falamos em local apropriado, estamos nos referindo ao tecido subcutâneo, que está localizado abaixo da pele e acima do músculo.
A insulina pode ser aplicada na barriga, nas coxas, nos braços e no glúteo. Atenção! BARRIGA, deve ser aplicada pelo menos a 4 dedos de distância do umbigo. COXAS, deve ser aplicada na região da frente e da lateral externa, 4 dedos acima do joelho e 4 dedos abaixo da virilha.
São as regiões adequadas à injeção de insulina, exceto:?
Abdome: região abdominal, exceto no espaço entre 3 dedos à direita ou à esquerda do umbigo. Não é recomendado aplicar nem acima nem abaixo do umbigo por ser desconfortável.
Existem diferentes formas de administrar insulina por via subcutânea, com recurso a seringas, canetas de insulina e bombas de insulina. Vários estudos mostraram preocupações e barreiras associadas ao tratamento, particularmente os erros ou imprecisões associadas às terapêuticas injetáveis.
O rodizio nos pontos de aplicação da INSULINA é muito importante para o TRATAMENTO seguro e eficaz do DIABETES! Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos ou depressões.
Se conveniente, a coxa, região glútea ou região do deltoide também podem ser utilizadas. Os locais de aplicação devem ser sempre alternados, a fim de reduzir o risco de lipodistrofia. A agulha deve permanecer sob a pele por, pelo menos, 6 segundos para garantir que toda a dose foi aplicada.
São chamados de tecidos sensíveis à insulina aqueles que são capazes, sob estímulo hormonal, de aumentar aguda e intensamente a sua capacidade de transportar glicose.
Quando a insulina é injetada no tecido subcutâneo, abaixo da pele, não ocorre a degradação e a insulina consegue chegar na corrente sanguínea na sua forma intacta e controlar os níveis de glicose no sangue.
Porque não se pode aplicar insulina perto do umbigo?
Não injetar insulina perto do umbigo. Como o tecido não é resistente, a absorção da insulina não será tão consistente. Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura. Para fazer a prega cutânea, o ideal é apoiar o braço em uma cadeira ou usar agulhas curtas.
As células adiposas também sintetizam ácidos graxos e glicerol a partir de glicose, processo que é acelerado pela insulina que também estimula a entrada de glicose na célula adiposa e em outras células.
Qual a diferença do tecido adiposo branco e marrom?
Então esse tecido participa do metabolismo humano”, conclui o doutor Mancini. Assim, o tecido adiposo marrom tem um papel contrário ao do tecido adiposo branco, já que este último armazena energia na forma de gordura. O TAM queima esses triglicérides através do processo de termogênese, que produz calor nos organismos.
Se você estiver usando insulina de ação intermediária, terá que misturar gentilmente o produto antes de administrar a injeção. Simplesmente role a garrafa algumas vezes entre as palmas das mãos. Não agite a garrafa, porque agitar pode causar aglomerados.
Se for injetada na corrente sanguínea, seu efeito é imediato, causando o coma e a falência dos órgãos. “O que pode acontecer em casos muito raros é encontrar resquícios de insulina no sangue, mas não tem como comprovar a overdose porque boa parte dela já foi depurada e não terá mais comida no estômago também”, afirmou.
Atualmente, estão disponíveis a insulina subcutânea humana de curta ação (regular), os análogos de insulina de ação rápida (lispro, asparte e glulisina), e as insulina análoga de ação ultrarrápida (asparte ultrarrápida e a insulina inalável tecnosfera).
A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.
A insulina pode ser aplicada na região da barriga, interior da coxa, posterior do braço e bumbum e, normalmente é feita antes de comer, como café da manhã, almoço ou jantar.
A insulina regular é aprovada para administração por via intravenosa sob supervisão médica, com monitoramento da glicemia4,5,6,7 e dos níveis de potássio para evitar hipoglicemia e hipocalemia5. Medicamento: Insulina Humana Regular 100UI/mL.
A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.
Outra ação clássica da insulina é ativação da síntese de ácidos graxos no fígado em períodos de excesso de carboidratos. A atuação desse hormônio sobre a homeostase lipídica é regulada por uma família de fatores de transcrição designada SREBP (sterol regulatory element-binding proteins).