É muito simples sendo que estes botijões 13kg que usamos em casa ele possui a rosca grossa chamada de P13. Já aqueles botijões pequenos de 2kg que se usa em lampiões, eles tem rosca fina chamada de P2.
A rosca BSP (British Standard Pipe) é um padrão de conexão britânico usado em todo o mundo em sistemas hidráulicos e tubulações. Ela também é conhecida como rosca G, rosca gás, BSPT, BSPP, entre outras. Sua principal característica é seu padrão paralelo, ou seja, de mesmo diâmetro da base à ponta.
A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua fabricação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões de tubulações de água, gás etc.
A rosca, conforme definição da norma ISO 228, usa roscas padrão Whitworth (Fios por polegada / ângulo à 55º). Está entre outras normas técnicas para roscas e parafuso. Estas mesmas foram adotadas internacionalmente para tubos e conexões.
Normalmente, as roscas NPT são usadas em um sistema de ar comprimido, água de processo de lavagem, transporte de líquidos, vapor e gases em geral, além de outros fluidos hidráulicos. Podem ser fabricadas em diversos tipos de materiais, como cobre, alumínio, PVC, Nylon, PTFE, ferro fundido e bronze.
A rosca NPT é do tipo cônica, desenvolvida para funcionar segundo o “princípio de arredondamento”. Ou seja, conforme a rosca NPT macho entra na conexão NPT fêmea, seu diâmetro vai ficando gradativamente maior até realizar o travamento e a completa vedação.
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
As conexões de um modo geral, são utilizadas para a junção das tubulações e equipamentos, São milhares de modelos e bitolas, para as mais diversas situações e aplicações. As Conexões BSP são produzidas em conformidade com as especificações das normas ABNT NBR 6943, ISO 49 e EN 10242.
Qual é a diferença entre BSP e BSPP? BSP é um padrão técnico da British Standard Pipe, conexão BSP incluindo dois tipos de roscas, é BSPP que é reto ou paralelo; outro é o BSPT, que é cônico. O passo da rosca e o ângulo da rosca são os mesmos 55 graus. BSP e BSPP não são a mesma coisa.
Aplicar a fita no sentido horário, de 4 a 5 voltas sobre os filetes da rosca; Cortar e pressionar a fita sobre a rosca para que se amolde de maneira firme; Evite a sobra de fita nas extremidades da rosca para não dificultar o fluxo de passagem.
Por que não se deve usar veda rosca em botijão de gás? A fita veda rosca foi desenvolvida para vedar os vazamentos de líquidos. Logo, ela não tem capacidade de impedir vazões de outras substâncias em estado diferente. Na verdade, ao usá-la no botijão de gás, aumenta os riscos desse escape acontecer.
A rosca BSP (British Standard Pipe) é uma conexão própria para tubulações sobretudo em instalações domiciliares, prediais e industriais. É bastante comum na Europa, Ásia, Oceania e África do Sul.
O que as diferencia é a quantidade de filetes: as roscas grossas (ou normais) possuem menos filetes que as finas. Nos sistemas americano e inglês, as respectivas siglas UNC e BSW se referem à rosca grossa (ou normal) enquanto as siglas UNF e BSF se referem à rosca fina.
BSPT (British Standard Pipe Thread) é semelhante ao NPT, exceto por uma diferença importante: O ângulo entre o pico da rosca é de 55 graus em vez dos 60 graus como no NPT.
Por outro lado, a rosca G 1/4″ conforme DIN 3852-E é muito comum em hidráulica. A Forma E significa que atrás da rosca tem uma superfície de contato com mola, em que uma vedação padrão de plástico pode ser colocada. Para este tipo de rosca, um furo simples com rosca é suficiente.
b) PT pertence ao padrão japonês para rosca de tubo cônico, que é uma das famílias de rosca Wyeth, e seu ângulo de dente é de 55 graus. Este fio é frequentemente usado na Europa e em países da comunidade, e aplicado em tubulações de água e gás e outras indústrias.
As roscas triangulares são as mais comuns em parafusos, por serem bastante usadas na fabricação de máquinas e outros equipamentos. São fabricadas de acordo com três sistemas de normas: métrico (MA), americano (UNC) e inglês ou Whithworth (BSW).
UNC: rosca grossa, é recomendada para uso geral em engenharia. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas "unified" (unificados) e "american standard" são representadas por UNC. As demais representam somente à "american standard" e representadas por NC.