A exposição excessiva à água do mar pode acarretar danos à estrutura dos fios e desidratação da fibra capilar. Isso ocorre porque a alta concentração de cloreto de sódio deixa os fios mais porosos, retirando toda a água do cabelo. O resultado são madeixas secas, quebradiças, opacas e difíceis de pentear.
“A função do sal é deixar o shampoo mais espesso e, ao contrário do que dizem por aí, que o sal resseca os fios, isso não é verdade!” A concentração de cloreto de sal utilizado no shampoo normalmente não extrapola 1% porque, do contrário, pode fazer o efeito contrário na textura.
O sal ajuda a texturizar e definir mais o cabelo e dá esse efeito de sereia quando só é pulverizado em algumas partes. Uma forma de fazer em casa também pode ser com água + sal rosa.
Pode jogar na cabeça? Até pode, mas algumas pessoas têm o chakra coronário, que fica no topo da cabeça, muito sensível. Com isso, o banho de sal pode trazer mal-estar.
Todo shampoo precisa de sal, pois é uma substância detergente, molhante, espumógena, emulsificante e solubilizante. Em outras palavras, é o sal que faz espuma, que dá consistência ao produto e que elimina os resíduos de sujeira.
Não jogue despeje a água do banho na cabeça, principalmente o de sal grosso. Na espiritualidade, a nossa cabeça é considerada uma área supersensível e sagrada. O sal grosso pode desequilibrar o nosso campo energético, trazendo desconforto e irritações.
O spray de sal é seu aliado, mesmo nos dias sem sol e areia à vista. Ele ajuda a dar textura para os cabelos, com poucas borrifadas, e dá aquela mão para ondas naturais.
Benefícios da água do mar para o cabelo: tratamento da caspa e queda de cabelo. Assim como outras partes do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar das propriedades da água rica em sais.
Além de ser usado para potencializar as hidratações, o ingrediente também atua na esfoliação do couro cabeludo. Devido a sua textura, o açúcar consegue auxiliar na remoção das células mortas acumuladas na superfície da cabeça, conferindo uma limpeza mais completa à região.
E, se você está se perguntando o shampoo com sal pode ser tão nocivo quanto a água do mar, a resposta é não. “A água do mar possui uma quantidade bem maior de micro cristais de sal, que podem danificar o fio. Já os shampoos não fazem isso!”
Dar um mergulho no mar e se expor ao sol é a maneira mais fácil e natural de clarear o cabelo. Mas você também pode dissolver meia xícara de sal em uma quantidade equivalente a uma xícara de água e deixar agir por pelo menos dez minutos, de preferência com a cabeça exposta ao sol.
Melhora cachos e ondas – O spray de sal marinho da Forte Series é um spray refrescante de sal marinho para cabelos para homens, formulado para adicionar volume ao cabelo, melhorar cachos e ondas naturais e ajudar a criar um visual natural e texturizado de cabelo de praia.
Sódio e potássio ajudam nas ligações hi- drogênio e aumentam a resiliência dos fios, reduzindo as quebras quando submetidos a tensões mecânicas. Um elemento como o Zn ajuda no reforço das ligações hidrogênio e é importante nas funções biológicas de estí- mulo celular aos folículos pilosos.
1. Enxágue com Água Doce: Após sair do mar, é importante enxaguar o cabelo com água doce para remover o excesso de sal. O sal pode ressecar os fios e torná-los quebradiços. Certifique-se de enxaguar bem da raiz às pontas para eliminar qualquer resíduo.
Quando você nasceu, ninguém cortou o cordão do seu umbigo, nem lhe deu banho, nem esfregou sal em você, nem a enrolou em panos. Ninguém teve dó bastante para lhe fazer qualquer uma dessas coisas.
Além de ser um grande aliado na cozinha na hora de temperar aos pratos, o sal também possui poderes místicos. Poucos sabem, mas ele é capaz de livrar as pessoas e os ambientes das energias negativas - entende-se por energia negativa toda vibração que prejudica a saúde física, espiritual e emocional dos indivíduos.
O que é o Banho de Sal Grosso? Esta é uma prática que envolve a imersão do corpo em água contendo sal grosso dissolvido. Como o sal tem propriedades purificadoras e energéticas, pode auxiliar no relaxamento, na remoção de energias negativas e na limpeza espiritual e energética.
Mas, de acordo com o hairstylist Luiz Cintra, um pouco de sal todas as fórmulas apresentam — ou não formaria espuma e nem lavaria os fios. Segundo o especialista, o ideal são os xampus para cabelos coloridos, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva.
Para saber se o shampoo tem sal ou não, você precisa ler o rótulo do produto. Geralmente, essa informação fica na parte de trás da embalagem e o ingrediente pode aparecer com os nomes cloreto de sódio ou sodium chloride.