Ela também é puxada, o lado diretamente debaixo da Lua (e o diretamente oposto) ficam maiores, com mais ar e consequentemente a pressão atmosférica aumenta. Maior pressão barométrica aumenta a temperatura do ar, o que aumenta a capacidade de reter umidade, e bingo, mais chuva.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
Uma coisa que aprendemos desde os bancos escolares é que a Lua não tem atmosfera, pelo menos não tão intensa quanto à da Terra. Sendo assim, lá não tem vento, nem clima, ou fenômenos atmosféricos como chuva ou neve.
Sim, não há prova maior de que o homem pisou na Lua do que a pegada deixada por Neil Armstrong na superfície do satélite. Ela ainda está lá. Com a frase: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”, Neil Armstrong deixou a primeira pegada humana em solo lunar.
Morar na Lua, assim como os seres humanos vivem na Terra, é praticamente impossível. A atmosfera lunar não suporta qualquer tipo de vida, sem contar que as temperaturas são extremas, muito frias ou muito quentes. Mas os cientistas da Nasa buscam soluções para podermos habitar o satélite da Terra.
Foi possível associar ocorrência de chuva com as fases lunares, sendo predominante no período de Lua Minguante (31,1%), seguido daLua Nova (28,6%), Lua Cheia (18,0%) e Lua Crescente (4,7%).
A Lua Sangrenta ocorre quando um eclipse lunar e a Super Lua ocorrem simultaneamente. O Eclipse lunar consiste no alinhamento entre Sol, Lua e Terra, tendo em vista que esta fica entre os dois primeiros. A Super Lua, por sua vez, ocorre quando este satélite se aproxima o máximo possível da Terra.
A ausência da atmosfera (camada de gás que envolve um planeta ou outro corpo celeste) é a causa responsável por não chover na Lua. Na verdade, o ar lá é muito tênue, quase inexistente. O cenário é bem diferente do que ocorre na Terra, onde a atmosfera é a causa para todo tipo de vida existente.
“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.
Eclipse solar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Lua está posicionada entre o Sol e o planeta Terra e há o alinhamento entre os três astros. Os eclipses solares ocorrem cerca de duas vezes ao ano e são registrados durante a fase nova da Lua.
Não é um fenômeno muito comum de ser visto. Mas caso você se depare com isso, saiba que provavelmente vem chuva por ai, pois esse fenômeno ocorre quando a luz da lua reflete em nuvens muito altas, caracterizadas por ar quente e umidade, dois compostos básicos para a ocorrência de chuvas.
A temperatura confortável ao corpo humano abre perspectiva para novas explorações lunares, já que a superfície da Lua apresenta frio e calor intensos, que variam de -173ºC a 127ºC.
A gravidade lunar ajudou a moderar a oscilação do eixo de inclinação do nosso planeta, responsável pelas diferentes estações do ano; depois, ao longo de bilhões de anos, o clima terrestre chegou a uma relativa estabilidade, que permitiu o florescimento da vida por aqui.
No dia 20 de julho de 1969, há 51 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez, durante a Missão Apollo 11. Após Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem realizado esse feito inédito, apenas outros dez astronautas exploraram o solo lunar, sendo Eugene Cernan e Harrison Schmitt os últimos, em 1972, na Missão Apollo 17.
Isso mesmo: quatro bilhões, quinhentos e dez milhões de anos! Algo muito próximo dos 4,54 bilhões de anos da Terra. Acontece que 4,51 bilhões de anos é a idade do nosso satélite como um todo, estimada principalmente pela análise de alguns componentes de rochas lunares. Mas, e a superfície da Lua, que idade tem?
"A Terra seria um mundo muito diferente se não tivesse uma Lua. A gravidade da Lua evita que nosso planeta balance demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima. A Lua também desempenha um papel importante na criação das marés oceânicas da Terra", conclui a agência espacial norte-americana.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
O cabo de guerra político sobre a missão e o orçamento da NASA não é a única razão pela qual as pessoas não regressaram à Lua. Há também dificuldades por conta da poeira lunar, além de um problema com a luz solar e a radiação solar mortal.
A Lua parece um deserto com planícies, montanhas e vales. Ela possui muitas crateras, que são buracos criados por objetos do espaço que, estando em alta velocidade, chocam-se contra a superfície da Lua. Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber.