Nesse caso, uma cobrança de lateral pode sim ser recuada diretamente para o goleiro, porém quando o goleiro receber uma bola vindo de uma cobrança de lateral ele não pode fazer uso das mãos, nem se estiver dentro da área penal, tendo que utilizar apenas os pés para recepcionar e conduzir a bola.
Pela regra de futebol, não é permitido marcar gol diretamente da lateral. Se isso acontecer, é revertida uma lateral para a equipe adversária. Todos os direitos reservados.
O jogador precisa ter ambos os pés tocando o chão, senão caracteriza infração. Raramente a gente vê uma reversão de arremesso lateral, mesmo quando claramente o pé do arremessador não toca o solo.
Essa regra é importante para garantir que o jogo seja justo e baseado nas habilidades dos jogadores com os pés, e não na habilidade deles em manusear a bola com as mãos.
A partir desde mês, os goleiros estão proibidos de provocar ou tentar distrair o adversário durante a cobrança de pênalti. Eles também não podem tocar nas traves e rede antes da cobrança. Caso haja comemoração extensa, o árbitro pode dar acréscimo extra na partida.
Paulo - Regra 17 - Escanteio: Tiro de canto permite lançamentos pelo alto na boca do gol - 09/06/98. Quando a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, pelo chão ou pelo ar, sendo tocada por algum atleta da equipe defensora, será concedido um escanteio para a equipe atacante.
Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um gol contra não pode ser marcado). Quando o goleiro posiciona a bola para dar o pontapé de baliza, o adversário não pode roubar-lhe a bola, somente depois que o goleiro tocar nela.
As infrações estão caracterizadas quando um jogador comete faltas contra o adversário ou desobedece as regras. Os atletas indisciplinados ou violentas são punidos com advertência ou mesmo exclusão da partida, por parte do árbitro.
Outra regra que gera muita confusão é com relação ao. o goleiro não pode pegar a bola recuada com a mão. e também não pode receber novamente uma bola que. ele saiu jogando. Pra ser mais exato, o goleiro só tem direito a ter após.
Quando há recuo, bola chutada deliberadamente por um companheiro e o goleiro pega com as mãos, a infração é do goleiro. A comentarista de arbitragem dos canais Disney Renata Ruel explicou o fato. Joelho, coxa, peito, cabeça, glúteo, ombro... tudo pode, pela regra.
Folha de S. Paulo - Regra 14 - Pênalti: A penalidade máxima do esporte - 09/06/98. O tiro penal é cobrado em sua marca própria, dentro da grande área. Exceto o jogador que cobrar o pênalti e o goleiro, todos os demais devem ficar fora da grande área -a uma distância de pelo menos 9,15 m da marca.
9.9 Será considerada falta quando um atleta adversário ficar na frente do goleiro durante a cobrança de uma falta; 9.10 A cobrança da penalidade máxima terá que ser, obrigatoriamente, para frente e todos os atletas, a não ser o envolvido na cobrança, deverão estar a uma distância mínima de 5m da linha da bola.
Vale gol com o jogador descalço, estando sem as chuteiras? Depende. Thierry Fiedju, atacante da equipe do Horn, fez um gol ilegal na 2a divisão austríaca, mas validado pelo árbitro. Se um jogador está com a posse de bola e perde a chuteira, pode continuar a jogada (desde que a bola não saia do seu domínio).
Pênalti bem marcado. E muito tem se falado se o árbitro deveria paralisar o jogo por ter duas bolas em campo. De acordo com a regra, o jogo só é paralisado se a segunda bola interferir. Nesse caso, só houve a interferência a partir de uma ação proposital do Barreto - explicou PC.
O goleiro deve permanecer na linha de gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, no travessão ou na rede, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve comportar-se de forma a distrair injustamente o cobrador.