O esterco de vaca também ajuda bastante, lembrando que ele tem que ser curtido. e tem que ser misturado com terra vegetal. Tu vai molhar tua samambaia três vezes por semana, coloca no canto que não pega sol gente, só sombra.
Outra dica importante de como cuidar de Samambaia Americana para que ela se mantenha sempre verde, brilhante e saudável é usar adubo orgânico, que pode ser o húmus de minhoca ou o esterco de frango ou bovino curtido, a cada três ou quatro meses.
Quanto tempo demora para curtir o esterco de vaca?
Também vale lembrar, que mesmo que você adquira um esterco de terceiros, e ele chegue até você com as características descritas acima, deixe ele curtir durante por pode variar, de acordo com o clima da região, e o local. Geralmente leva em torno de 3 à 6 meses para o poder utilizar esterco como adubo.
Antes de colocar o esterco no vaso, coloque entre 20 e 30 centímetros de terra, a medida ideal para este espaço é utilizar uma parte de esterco para duas de terra, aplicar também meia parte de areia. Não se esqueça de terminar o processo com uma camada de substrato para evitar que moscas sejam atraídas.
COMO ADUBAR SUAS SAMAMBAIA, JIBOIAS, COMIGO-NIGUÉM-PODE. MUITO FACIL!
Para que serve o esterco bovino nas plantas?
PORQUE USAR O ESTERCO BOVINO? O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura.
Milho: para o milho, recomenda-se reaplicar o esterco de galinha a cada ciclo de plantio, assim como nas hortaliças e na soja. Isso ajuda a manter a fertilidade do solo e fornece aos pés de milho os nutrientes necessários para um bom crescimento e uma boa produtividade.
Ao final de 30 dias o aduto deve estar pronto para a aplicação nas lavouras e pastos. O adubo deve estar seco, leve, sem cheiro e de tom acinzentado. Vale ressaltar que se o esterco ainda apresentar umidade, cheiro e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso, portanto deve permanecer com as etapas de curtimento.
Quanto tempo leva para o esterco de galinha ficar pronto? O esterco de galinha leva de três a seis meses para ficar pronto. De acordo com a ambientalista, o clima e local de produção são os principais fatores que interferem nesse intervalo.
1º passo :Coloque 40 litros de água em um tambor limpo, após isso adicione o esterco e dilua; 2º passo : Adicione 20 litros de água em um balde limpo, junte à ela, cinza, bórax, calcário e o fosfato natural, siga esta ordem e dilua cada vez que adicionar o ingrediente.
A fumaça do esterco queimado contém partículas prejudiciais à saúde, numa proporção de 3.000 microorganismos nocivos por metro cúbico, ainda mais contaminantes que a poluição do tráfego ou das indústrias.
Segundo ponto é a questão da composição, o esterco de vaca é muito mais rico em nitrogênio, fósforo e potássio. e são nutrientes essenciais para as plantas. Os estercos de cavalo são mais ricos em carbono. e pode ser útil para melhorar a estrutura do solo, mas não é muito bom para o crescimento das plantas.
Na verdade, não é complicado porque a samambaia gosta bastante de umidade, mas, ao mesmo tempo, o substrato não pode ficar encharcado. Se houver excesso de água, as raízes da planta vão apodrecer e ela vai morrer. O ideal é que você faça a rega todos os dias, mas com pouca água.
O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.
Água. As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta. Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento.
Se usar o esterco fresco, ele pode queimar a planta por conta da alta concentração de nitrogênio. Além disso, há o risco de estar contaminado com microrganismos nocivos. Para facilitar a sua vida e das suas plantas, você pode comprar esterco bovino nas lojas da Polipet.
O esterco de galinha é considerado a melhor fonte para adubação orgânica do cafeeiro por apresentar teores mais elevados que as palhas e estercos de bovinos e suínos em N P K etc além de uma relação C/N (Carbono/Nitrogênio) normalmente inferior à 10 – 15 condicionante de rápido aproveitamento pela plantas.
Os fazendeiros usam o esterco bovino, fresco ou decomposto, para fertilizar os solos onde cultivam verduras, frutas ou grãos e, eventualmente, as bactérias com resistência aos antibióticos podem chegar aos humanos desta maneira.
Qual a diferença entre esterco de vaca e de galinha?
As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.
No esquema abaixo, explica-se como diluir a urina a 1% em 10 litros de água. O importante é colocar a urina e completar com água. Deve-se aplicar a urina em dias nublados ou sem sol, porém com claridade.
Além do volume, deve-se atentar para a composição desses resíduos, em função do baixo aproveitamento dos alimentos ingeridos pelos animais, que varia, em média, entre 35% e 45% para os componentes nitrogênio, fósfo- ro e potássio; e de 60% para a matéria orgânica (Kiehl, 1985).
- Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”. Na forma bruta, ele nunca deve ser adicionado diretamente no jardim ou plantação, o que pode comprometer a saúde das plantas.
Matéria orgânica: farinha de osso, torta de mamona, esterco de vaca ou galinha, devem ser decompostos em seus íons para serem absorvidos pelas raízes. Para os inorgânicos, podemos dizer o contrário. A tendência da floricultura moderna é o uso de fertilizantes inorgânicos.
Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. As larvas que eclodem desse material já terão completado seu ciclo e voado para longe dali e os microorganismos que ajudam a decompor a matéria orgânica também terão voltado ao solo.