A gasolina que fica no reservatório instalado junto ao motor, caso não seja utilizada por aproximadamente 90 dias, pode criar uma espécie de goma (resultado da ação do oxigênio e do calor), aumentando o risco de entupimento dos bicos injetores do sistema.
Pode colocar gasolina comum no reservatório de partida a frio?
Então deixar o sistema de partida a frio parado faz com que aumentem as chances de ter uma dor de cabeça no futuro. Já abastecê-lo com gasolina comum é um problema por causa do prazo de validade dela. Além do tempo de vida ser curto, quando essa gasolina estraga cria uma nata que pode entupir os bicos injetores.
Se a resposta é sim, fica a dica: vale a pena abastecer esse compartimento com gasolina Podium ou qualquer outra similar do tipo Premium. Por que? Por um motivo muito simples: a gasolina do tipo premium, como a Podium, a V-Power ou a Octapro, tem validade duas vezes maior que as similares comum ou aditivada.
A resposta para essa pergunta é: gasolina aditivada! Isso pelo fato deste tipo de combustível, como o próprio nome diz, ter aditivos que funcionam como detergentes que ajudam a manter todo o sistema de partida a frio em perfeitas condições de uso.
O reservatório de gasolina é fundamental para o funcionamento dos sistemas de partida a frio tanque auxiliar. Pois, nesse sistema em específico, é através do reservatório que é feito o processo que tem como finalidade de ajudar o motor do carro atingir a temperatura adequada para a combustão.
QUAL GASOLINA USAR NO RESERVATÓRIO DE PARTIDA A FRIO? | Autos & Dicas #51
Quanto tempo dura a gasolina no reservatório?
Na prática, cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais, se protegida de luz e calor. Isso significa que, bem estocada, a gasolina comum pode durar até seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.
O que acontece se não abastecer o reservatório de partida a frio?
Se o motorista usar apenas gasolina, não é preciso se preocupar em abastecer o tanquinho. Mas se ele negligenciar o sistema e for usar o álcool, vai ficar difícil de ligar o motor em temperaturas baixas. Forcar muito a partida aumenta o consumo da bateria e diminui a vida útil do motor de arranque.
Qual o melhor combustível para colocar na partida a frio?
A gasolina é utilizada na partida a frio devido às suas propriedades de fácil vaporização em temperaturas mais baixas. Ela possui uma temperatura de ignição mais baixa em comparação ao etanol, o que facilita o processo de partida em condições de frio intenso.
O que acontece se o reservatório de partida a frio estiver vazio?
Tem problema deixar o reservatório de partida a frio sem gasolina? As montadoras informam que não existe problema em deixar o reservatório vazio, isso não irá causar nenhum prejuízo ao veículo. Dependendo da marca, o reservatório tem um sensor que indica que está vazio, impedindo que a injeção seja feita sem nada ali.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, porém, não recomendada. O ideal é usar ou uma ou outra. Isso porque colocar os dois combustíveis juntos no mesmo tanque dilui a concentração dos aditivos, o que diminui tanto ação quanto eficácia desses compostos.
Se o seu carro parar devido à pane seca, mantenha a calma e procure estacioná-lo no acostamento ou o mais próximo possível à parte direita da via. Ligue o pisca alerta mesmo durante o dia e posicione os triângulos de sinalização para alertar os outros motoristas de que há um veículo parado.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.
Onde fica o reservatório de partida a frio? O reservatório de partida a frio fica localizado próximo ao motor do veículo. Ou seja, ele está abaixo do capô. Na maioria das vezes, o reservatório pode ser facilmente encontrado por possuir uma tampa vermelha com o ícone de uma bomba de combustível.
Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador. Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.
É necessário colocar gasolina no reservatório de partida a frio?
Veículos bicombustíveis atuais não necessitam mais do reservatório junto ao motor para auxiliar na ignição em dias de temperaturas baixas. Não! Caso o motorista abasteça o carro sempre com gasolina, ele não precisa colocar gasolina também no tanquinho do sistema de partida a frio do motor flex.
Quanto tempo dura a gasolina no reservatório de partida a frio?
Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.
Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor (quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.
Em temperaturas baixas, a gasolina tende a se tornar mais densa, dificultando sua passagem através do sistema de combustão e é aí que os aditivos entram em ação, agindo para diminuir essa viscosidade, transformando a gasolina em um líquido mais fluido e fácil de inflamar.
Qual o prazo? Segundo a Shell, uma das principais responsáveis pela distribuição de gasolina no Brasil, o prazo de validade do combustível no tanque varia entre 2 a 3 meses. Um dos fatores que influencia na degradação é o nível de combustível no tanque.
E logo neste primeiro ponto já podemos desfazer de um mito. Caso o motorista nunca tenha abastecido o tanquinho (ou seja, o componente está completamente seco), e o veículo só anda com gasolina, não há problema algum. Afinal, o reservatório é resistente e não racha quando fica vazio.
O que acontece se o carro ficar sem gasolina no reservatório?
Além de uma possível infração de trânsito, a pane seca pode causar danos sérios ao veículo. Sem gasolina ou etanol no tanque, a bomba de combustível fica sem refrigeração e queima, impactando no funcionamento do carro.
Pode abrir o reservatório do radiador com o carro ligado?
Primeiro, é preciso medir o nível do reservatório sempre com o carro frio e em terreno nivelado. Nunca faça isso com o carro ligado ou no posto de gasolina, por exemplo.