Potes plásticos só podem ir ao micro-ondas se este item tiver a indicação do fabricante, senão ele pode derreter e até mesmo danificar seu aparelho. Já potes de sorvete, manteiga ou outros que você reutiliza em sua casa não devem ir ao micro-ondas, pois são finos e derretem mesmo em processos curtinhos.
O que pode ir no micro-ondas? Tá liberado esquentar sua água pra fazer chá no micro-ondas, viu? Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!
Verifique o sorvete a cada 5 segundos para evitar que ele derreta completamente. Esse método funciona melhor em pequenas porções de sorvete. Tome cuidado com o pote de plástico dentro do micro-ondas, só deixe por alguns segundos, ou passe a sobremesa para um refratário de vidro, se for possível.
Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos.
Como saber se um pote de vidro pode ir no microondas?
A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.
Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir. Ovos não podem ser preparados ou aquecidos no micro-ondas.
De acordo com a médica, o cuidado ao utilizar esses materiais é realmente necessário. “Devemos evitar aquecer alimentos em recipientes plásticos, bem como evitar tomar água em garrafinhas que ficaram expostas ao sol”, alerta.
Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.
Para evitar acidentes e permitir a passagem dessa água em estado gasoso, as tampas para cobrir pratos no micro-ondas tem furinhos. Além disso, muitos potes de marmita também são feitos com uma espécie de válvula na tampa. Caso você não tenha um desses, deixe sempre o utensílio semitampado dentro do aparelho.
Qual o melhor recipiente para esquentar comida no micro-ondas?
Ou seja, se você precisa usar micro-ondas para aquecer sua refeição, prefira colocar os alimentos em recipientes de vidro, cerâmica ou de plásticos duros desenvolvidos para esse fim.
Assim, avança o site, não devemos pôr, sobre o micro-ondas, objetos que se podem partir com facilidade, de vidro, porcelana ou semelhantes. Tê-los em cima do micro-ondas significa que sempre que se abre e se fecha a porta deste, os objetos podem cair, partir-se, entornar, sujar, causar danos ou magoar alguém.
Para descongelar os alimentos no micro-ondas o aparelho deve estar na potência mínima. Caso você tenha a opção de descongelamento no painel do micro-ondas, é ainda melhor. O tempo indicado varia de acordo com o tamanho e da quantidade de comida, mas no geral, dois minutos costumam ser suficientes.
Assim como embalagens são resistentes ao frio e ao calor, elas vão direto do freezer ao micro-ondas sem deformar ou contaminar os alimentos. Apesar de serem descartáveis, os potes podem ser lavados e reutilizados sem problema algum.
O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características. O PET é um dos polímeros mais resistentes, tanto com relação ao impacto físico, quanto ao impacto químico das substâncias por ele reservadas.
De jeito nenhum! Nunca utensílios de metal nele; utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Evite recipientes plásticos, pois eles podem derreter — os de papel também podem pegar fogo.
Versátil, o plástico 5 PP é um produto atóxico. Isso significa que ele pode ser colocado no micro-ondas com a sua comida visando o aquecimento, sem gerar nenhum tipo de prejuízo para sua saúde.
Se você usar recipientes plásticos para aquecer a comida, prefira os próprios para o uso em micro-ondas. "Existem plásticos produzidos especialmente para o uso no micro-ondas, geralmente feitos de polipropileno (PP) e livres de BPA.
Levando-os vazios para seu laboratório na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, descobriu que quando colocados no micro-ondas, liberavam milhões de pedaços de plástico, chamados microplásticos ou nanoplásticos. Os resultados foram publicados em junho na revista científica Environmental Science & Technology.
Em primeiro lugar, o sorvete deve ser armazenado entre –18 °C e –20 °C. Pois, abaixo dessa temperatura ele irá amolecer e acima irá congelar. Dessa forma, com essa temperatura, os sorvetes podem ser guardados tanto em freezers profissionais, quanto domésticos, sem ter sua qualidade comprometida.
Para não correr riscos, o melhor é sempre usar potes de vidro ou de plásticos que tenham sido fabricados especificamente para armazenarem alimentos. Esses produtos são mais fáceis de higienizar e feitos com materiais específicos para evitar a contaminação de alimentos.
O pote de sorvete é feito de plástico e, dependendo do tipo, pode conter aditivos químicos que não são próprios para o contato com alimentos. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe liberação de níveis alarmantes e prejudiciais de substâncias químicas nocivas em produtos plásticos.
Como saber se o pote de plástico pode ir no microondas?
Se o pote tem o número 5 dentro de um triângulo desenhado com setas, significa que ele é feito de plástico polipropileno, um material resistente ao calor que não deforma e libera menos substâncias tóxicas.
A embalagem também deve mostrar um selo de BPA free e de que pode ser usada no micro-ondas. Além do isopor, você não deve usar no micro-ondas papel-filme, alumínio, tecidos, papel comum, madeira e bambu.
Aconselha-se que não ponha o seu micro-ondas a funcionar sem nada lá dentro. Sem comida ou sem um líquido, o magnetrão, responsável pela transformação de energia elétrica em ondas magnéticas, acaba por absorver as ondas, o que pode estragar o microondas e até gerar um incêndio.