3 - Não misture pneus novos com usados Isso, porém, não é recomendado e, nesse caso, o ideal é que seja feita a troca por completo. "Colocar um pneu novo no mesmo eixo que um usado pode causar problemas, já que afeta o equilíbrio dinâmico do veículo", reforça Pinheiro.
Veja o motivo: Substituir um único pneu pode resultar em diferenças de tamanho, aderência e condições em relação aos outros, mesmo que essas diferenças não sejam visíveis. Isso pode comprometer a estabilidade do veículo e causar problemas de dirigibilidade. O ideal é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo.
Planeje substituir os outros dois pneus assim que possível para garantir a segurança contínua. Trocando os pneus em pares, ou seja, substituindo pelo menos dois pneus ao mesmo tempo, você mantém a estabilidade e a aderência do veículo em equilíbrio.
Onde colocar dois pneus novos: nas rodas dianteiras ou nas traseiras?
Pode trocar só 2 pneus do carro?
São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.
Equilíbrio de desgaste: substituir apenas um pneu pode resultar em um desgaste irregular dos pneus remanescentes, o que prejudica a tração e o manuseio. Desempenho: pneus desiguais podem afetar negativamente a dirigibilidade, especialmente em curvas e situações de baixa aderência.
É evidente que o recomendado é que se troque de uma única vez os quatro pneus quando eles estão gastos, mas nem sempre essa opção cabe no bolso do motorista. Sabemos que os pneus mantêm a direção do veículo e que servem para absorção de impactos, além de auxiliar o automóvel a suportar cargas.
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.
Na pior das hipóteses, o carro será guiado para direções diferentes e pode acarretar um acidente. Por isso, usar pneus no mesmo eixo compromete a sua segurança e a de terceiros, e demonstra falta de cuidado do motorista.
Olha, o ideal mesmo é sempre andar com os 4 pneus em bom estado. Alguns hábitos de manutenção são fundamentais para garantir que os pneus se desgastem no tempo certo e por igual, ou seja, na hora de trocar um, provavelmente vai estar na hora de trocar os quatro.
1. Pneus novos devem ser colocados na traseira. Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.
Neste post, você conhecerá a resposta para aquela dívida que sempre fica quando vamos trocar os pneus do carro. Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, o que aumenta o uso deles gerando um desgate maior dos pneus.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento.
Onde colocar os pneus novos, dianteira ou traseira?
É por isso que pneus novos devem ser colocados na parte de trás. Já os pneus traseiros antigos (que já estavam no carro) devem ir para a frente, já que sofreram menos desgaste do que os dianteiros antigos.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.
Componentes de desenhos diferentes são perigosos e podem fazer o carro rodar em curvas. É o mesmo risco de uma pessoa andar com sapatos de solados distintos. Os pneus precisam ter a mesma marca, o mesmo modelo e a mesma medida.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Depende. Se tiver um pneu quase novo e acontecer-lhe algo que obrigue a substituir, poderá ponderar colocar apenas 1, contudo tenha atenção: – O novo pneu deverá ter as mesmas especificações, dimensões e características, assim como manter a mesma marca e modelo.
Assim, as condições de pista molhada e pneu desgastado podem causar acidentes por conta da falta de aderência dos pneus e seu deslizamento, consequentemente prejudicando a direção do motorista. Além disso, colocar pneus novos na frente pode atrapalhar a dinâmica do veículo.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.