Mesmo que tons mais escuros do tubérculo não sejam necessariamente um problema, muitas pessoas ficam na dúvida se é ou não saudável comer as batatas “pretas”. Não há nenhuma contraindicação a respeito do ato.
Ao serem cortadas e descascadas, elas escurecem rapidamente por causa da oxidação. E ao adicionar o vinagre à água de imersão das batatas, é possível preservar a cor natural.
Uma questão vem à mente dos consumidores: A batata com coloração esverdeada pode ser consumida com segurança? Pode, desde que a batata seja descascada com maior profundidade, visto que aproximadamente 90% da a-solanina e a-chaconina se acumulam até os três mm abaixo da casca.
“Batata esverdeada deve ser totalmente descartada, mesmo que contenha partes em sua cor original, pois os glicoalcalóides podem se espalhar com facilidade pelo vegetal”, aconselha.
A batata exposta ao ar escurece devido à formação de melanina, decorrente da oxidação dos compostos fenólicos. Já dentro da água, a oxidação é parcial ou inexistente, resultando em pouco ou nenhum escurecimento.
Paulus destaca que, quando o ponto está localizado em uma extremidade do tubérculo, não há problema em retirá-lo e usar o restante do alimento. – Se a mancha vem de dentro para fora, convém descartar, por que a batata pode estar comprometida, já em decomposição – alerta o especialista.
Sintomas: mal-estar, enjoos, vômito, diarreia e dor abdominal. Algumas pessoas são mais sensíveis à solanina, e poderão sofrer com os efeitos mesmo se retirarem as partes esverdeadas e com brotos e comerem o restante do tubérculo. POR ISSO, A INDICAÇÃO É DESCARTAR BATATA INTEIRA.
A pinta preta, causada por fungos do gênero Alternaria, representa uma doença de grande importância econômica para a cultura da batata no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, a doença tem se tornado mais agressiva e destrutiva em algumas regiões produtoras, o que tem dificultado o seu manejo.
Se a batata estiver toda amarela, uniforme e sem brotos, significa que ela está boa para comer; Se está esverdeada, é porque ela pode ter ficado exposta ao sol ou estava em contato com a cebola, e acabou criando clorofila.
Boro. O boro reduz a oxidação dos fenóis que são responsáveis pela descoloração enzimática. Assim, um bom suprimento de boro reduz a ocorrência de descoloração enzimática nas batatas.
Elas devem ser colocadas em um recipiente com água e deixadas dentro da geladeira, essa ação faz com que elas não oxidem. Caso você queira descascar todas as batatas de uma vez para otimizar o tempo, coloque esse truque em prática. Ao seguir esses passos, elas podem durar por até 4 dias.
Sim, guarde as batatas descascadas na geladeira, mas elas precisam estar dentro de um recipiente com água. Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira.
Como saber se a batata ainda está boa para consumo?
Quando pegar a batata, preste atenção se ela está firme. Outro ponto de atenção é a coloração do alimento. Se a batata estiver esverdeada, está velha. Caso a batata esteja mole e macia, é porque já desidratou.
Sintomas de apodrecimento, com ou sem escurecimento das ramas, resultam da infecção através de ferimentos na parte aérea da planta (Fig. 3). São frequentes quando a batata é cultivada sob alta temperatura e umidade relativa do ar. Observa-se também a murcha e às vezes, o amarelecimento das plantas (Fig.
Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.
A solanina é tóxica para o organismo humano e não é destruída por processos como cozimento. Os principais sintomas de sua ingestão são diarreias, vômitos e outros problemas gastrointestinais. Em geral, humanos parecem ser mais sensíveis à intoxicação por glicoalcaloides do que outros animais.
A melhor opção é descartar a batata inteira. Remover apenas os brotos e as partes verdes não é suficiente, pois a solanina pode estar presente em toda a batata. A ingestão, mesmo que em pequenas quantidades, pode resultar em sintomas desconfortáveis e prejudiciais à saúde.
O ideal é descartar toda a batata esverdeada. Isso porque a solanina é uma substância tóxica que tem como função proteger as plantas de predadores como pragas. Quando ela é ingerida em grandes quantidades, ela pode gerar intoxicação alimentar e vários problemas sérios, causando alguns dos sintomas abaixo: Náuseas.
Ainda que seja seguro comer batatas escurecidas, elas não ficam muito atraentes em um prato. Para prevenir a oxidação, é melhor utilizar batatas descascadas na hora, mas isso nem sempre é uma opção.
Comida caseira é receita de alimentação saudável de verdade! Mas há truques para fazer as melhores escolhas em cada barraca. As dicas continuam: Batata: tem que ter casca lisa e firme, sem manchas verdes, sinais de mofo ou partes brotando.