Como funciona a folga compensatória no feriado?
Folga compensatória é o termo utilizado para se referir ao dia de descanso realizado numa data alternativa, ou seja, em dias úteis de trabalho. Ela é cedida pela empresa, somente quando é exigido que o colaborador trabalhe em dia não útil, ou seja, em fins de semana e feriados.Pode compensar folga em feriado?
Assim, no lugar de aproveitar a folga no dia exato do feriado, o trabalhador pode gozar da folga depois. Caso ele tenha banco de horas, esta folga poderá ser compensada em até 1 ano (se por acordo coletivo) ou 6 meses (se por acordo individual).Pode abater folga no feriado?
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu artigo 70, os empregados têm o direito de folgar nos feriados civis e religiosos, sem prejuízo de sua remuneração. Isso significa que, em tese, o empregador deve conceder a folga ao trabalhador e pagar o seu salário integral.Quando o feriado cai na folga, o que acontece?
A remuneração extra ou folga compensatória se aplicam independentemente do dia da semana em que caia o feriado, acrescenta Tacila Vasconcelos, advogada que atua na área trabalhista do VLV Advogados.Feriado Trabalhado: Como Calcular? Pode compensar com Folga? E Hora Extra? Entenda de forma simples
Quem folga no feriado perde a folga da semana?
Quem folga no feriado tem direito a outra folga? Não. Se o feriado coincidir com o dia de folga e o empregado realmente descansar nesse dia, não haverá direito a outra folga ou a qualquer pagamento adicional. O mesmo ocorre com quem trabalha em escala fixa, nos casos em que o feriado coincide com o domingo.Pode substituir a folga pelo feriado?
Entretanto, o direito ao dia de folga só é possível se houver previsão em convenção coletiva de trabalho. Se o trabalhador receber pelo dia de feriado, ele não tem direito à folga e vice-versa. Essa regra não vale para quem trabalha em escala 12 x 36.Quando eu folgo no domingo, eu perco a minha folga da semana.?
Por direito, em observância à rotatividade de nossa categoria (full time), todo trabalhador deverá gozar de pelo menos uma folga que coincida em pelo menos um domingo por mês. Através da Convenção do Sindicato, este direito foi ampliado: quando o trabalhador folgar no domingo, não perderá sua folga na semana!Pode descontar no feriado?
É importante entender que, de acordo com a regra geral estabelecida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalhador que não comparecer ao trabalho em um feriado não pode ter seu salário descontado pelo empregador.Pode descontar o dia de folga?
O desconto de dois dias acontece somente em casos de feriados, pois o DSR tem desconto semanal. Então, se o funcionário faltar duas vezes em uma semana, a empresa pode descontar o dia de descanso uma vez.Como compensar folga?
O colaborador pode ter direito à folga compensatória em duas situações. A primeira é quando ele trabalha em dias destinados ao descanso, como no repouso semanal remunerado ou em feriados nacionais. Nesses casos, ele tem a opção de receber o valor das horas extras em dobro ou ganhar outro dia de folga para compensação.Quem trabalha no feriado tem direito a dois dias de folga?
Lei nº 605/49: “Art. 9º – Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.Como funciona a compensação de horas no feriado?
Como funciona o banco de horas no feriado? Ele funciona de modo simples, da mesma forma como ocorre com a prestação de horas extras nos outros dias. Ou seja, o trabalhador faz a marcação de horário de entrada e saída e as horas trabalhadas são adicionadas como saldo positivo no banco.Pode compensar no feriado?
Os colaboradores que trabalham em feriados têm direito a receber o valor do dia trabalhado em dobro. Além disso, têm direito também ao descanso compensatório em outro dia, se previsto em acordo coletivo ou contrato de trabalho.Quando a empresa emenda o feriado pode descontar?
Emenda de feriado e a CLTOu seja, quando alguém pergunta se a empresa pode descontar emenda de feriado no salário dos funcionários, a resposta é sempre não. Caso a empresa opte por realizar a emenda, é importante que ela esteja em conformidade com a legislação trabalhista e os acordos coletivos.
Pode o empregador conceder folga compensatória em outro dia que não o domingo?
Consoante o art. 7º , XV , da Constituição Federal , o descanso semanal remunerado deve ser concedido preferencialmente aos domingos, não vedando, contudo, que recaia em outro dia da semana, pelo que, em havendo folga compensatória, não há que se falar em pagamento dobrado do domingo trabalhado.Como funciona a folga compensatória de feriado?
- Folga compensatória é o mecanismo pelo qual as horas trabalhadas em dia de descanso serão compensadas na mesma semana, tendo acordo prévio, por escrito sem impedimento em convenção coletiva;- Diferencia-se a compensação de horas (ou compensação de jornada) que deve ocorrer em vista do banco de horas, pois o banco de ...Pode colocar a folga da semana no feriado?
Hora extra em feriadoImportante destacar que essa escala é predefinida, de forma que o empregador não pode alterar o dia de folga da semana para que coincida com o feriado, pois isso prejudicaria o trabalhador.
O que a nova lei trabalhista fala sobre feriados?
A legislação trabalhista determina que, em regra, é proibido o trabalho em feriados civis e religiosos, sendo garantido aos empregados o pagamento de salário relativo a estes dias, como descanso semanal remunerado.Quando o feriado cai na sua folga?
Se o feriado cair no dia pré-determinado para descanso na escala do trabalhador, nada muda. O funcionário terá folga normalmente no dia previsto e deverá retornar ao trabalho no dia subsequente.É permitido trabalhar 4 domingos seguidos?
A jornada de trabalho de quem trabalha aos domingos deve ser organizada de forma que o colaborador não trabalhe por 7 dias seguidos, ou seja, que a cada 6 dias ele possa usufruir de uma folga. Para isso, é necessário organização e fazer valer o cumprimento das leis brasileiras que garantem os direitos trabalhistas.Quem trabalha 6x1 e folga no domingo perde a folga da semana?
Na escala 6x1, os colaboradores têm direito a um dia de folga após seis dias consecutivos de trabalho. Esse dia de folga pode coincidir com domingos e feriados, dependendo da programação estabelecida pela empresa.Quem folga no feriado tem direito a outra folga?
Como exemplo, se a folga estiver programada para a terça-feira e houver um feriado na quarta-feira, o empregado deverá descansar os dois dias. Caso trabalhe no feriado por força da escala, deverá recebê-lo como horas extraordinárias, a menos que seja negociado outro dia de descanso na semana.Sou obrigada a trocar o dia da minha folga?
A alteração dos dias de folga já fixados pelo empregador, sem a antecedência suficiente para que o empregado possa se programar, viola o direito fundamental ao lazer. Assim, a recusa do empregado em aceitar a mudança é legítima e a empresa não poderá dispensá-lo por isso, mesmo que sem justa causa.Quem escolhe o dia de folga para compensar banco de horas, empregado ou empregador?
Compensação das horasA compensação deve ser acordada entre empregador e empregado e deve respeitar as regras estabelecidas pela CLT. Por exemplo, um colaborador que acumulou 10 horas extras pode tirar um dia de folga (considerando uma jornada de 8 horas diárias) e ainda vai “sobrar” 2 horas positivas em seu banco.