Pode construir em cima? Sim! Tal como numa laje de alvenaria comum, a laje nervurada com EPS permite a construção acima dela. Faz-se necessário, contudo, que as paredes do piso superior estejam posicionadas acima das paredes do piso inferior, ou então sobre as vigas de sustentação do imóvel.
A laje de isopor aguenta peso, é segura e suporta um segundo piso na casa, assim como a laje de alvenaria. No entanto, é muito importante procurar um engenheiro para fazer a avaliação estrutural.
Desvantagens do EPS: • Em algumas regiões, ele pode ter o preço mais elevado do que a laje de cerâmica. A laje de isopor necessita de planejamento e um projeto estrutural detalhado, além de ser essencial a contratação de mão de obra qualificada.
É possível rebocar? Não é recomendável fazer frisos ou ranhuras no isopor para adesão do reboco, por isso a laje de isopor demanda um chapisco colante especial. Com o uso do chapisco para laje de isopor o restante do processo do reboco é igual ao das demais lajes.
Um dos cuidados é com a espessura do concreto sobre a laje, que deve ter pelo menos 3 centímetros. No caso da inserção de tubulações na laje, a espessura cresce para 4 centímetros, se os tubos possuírem diâmetro máximo de 12,5 milímetros.
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica. Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças. Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças.
Se a laje foi feita com isopor, que me parece ser o caso, estalidos são normais e ocorrem devido à variação térmica no isopor. Não há porque se preocupar com estes estalidos. Quanto à rachadura, isto sim é preocupante. Procure um engenheiro na sua cidade para avaliar a situação e propor a melhor solução.
primeiro espalhei no forro de isopor. usando rolo de textura, ou você pode colocar um pouquinho de massa na espátula. e espalhando no forro. que dá certo.
A maior vantagem da laje de isopor é a diminuição da carga na estrutura. O material é leve sem oferecer riscos à segurança da obra. Quando o material comprado é de qualidade, não existe perigo nenhum no deslocamento sobre a laje.
Vantagens: As lajes pré-moldadas são mais baratas em relação aos outros tipos de lajes, não necessita de mão de obra especializada para sua execução e como sua montagem geralmente é mais simples, agiliza o andamento da obra.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
Quanto tempo para tirar as escoras da laje de isopor?
*Atenção: Molhe bem a laje durante os 5 primeiros dias após a concretagem da laje, efetuando assim a cura do concreto. *Retire o escoramento no mínimo 28 dias após a concretagem das lajes.
Isso é normal esses estalos ocorrem no calor por que durante o dia ele extrai conforme a temperatura e durante a noite ele contrai conforme a temperatura baixa da noite isso não ocorre só durante a noite isso ocorre durante o dia mais não é notado conforme barulhos como de veículos, movimentação e etc.
Geralmente, a espessura da laje de isopor varia entre 12 e 30 centímetros. Em seguida, são instaladas as placas de Isopor que vão formar a base da cobertura.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
Pode construir sem problema desde que a laje tenha sido executada com capacidade para tal. Voce não pode é colocar uma alvenaria de peso elevado sobre uma laje dimensionada e executada como laje de forro por exemplo.
No caso para saber se sua laje suportar ao peso do móvel você teria que dividir o peso de todos os móveis do ambiente pela metragem da laje. Além dos coeficientes adotados.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
Como rebocar laje de isopor? Antes de iniciar o reboco, é fundamental preparar a superfície da laje de isopor. Certifique-se de que a superfície está limpa, seca e livre de pó e resíduos. Caso haja necessidade, utilize um aspirador de pó ou uma vassoura macia para limpar a superfície.
Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.
Considerado o grande diferencial das lajes de EPS, o conforto térmico é garantido pela combinação entre esse material e o concreto. O isopor, aliado à correta espessura da laje, também garante ambientes internos mais agradáveis.