No entanto, a conservação dele é um dos principais pontos de atenção na cozinha. Isso porque beber o leite azedo pode representar um risco real à saúde: bactérias indesejadas causam graves prejuízos ao sistema digestivo, causando até mesmo intoxicação alimentar.
O que acontece se eu beber leite estragado? Ao consumir uma quantidade moderada ou grande de leite estragado é possível que os sintomas de intoxicação alimentar apareçam, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Em casos de persistência e piora dos sintomas, é melhor procurar um atendimento médico.
A primeira possibilidade para o leite azedo é adicioná-lo no preparo de alguns pratos assados, já que ele pode ser usado como substituto para manteiga, iogurte ou até mesmo creme azedo. Sem segredos, basta misturá-lo ao preparo do prato que deseja fazer para que o gosto se misture aos demais ingredientes.
Ao terminar a validade do leite, ele coalha porque o ambiente interno torna-se propício para a proliferação de bactérias. Elas fazem com que o açúcar da lactose natural se transforme em ácido lático, azedando e coalhando o leite. Esse coalho não deve ser consumido, pois faz mal à saúde!
Repousar; Ingerir bastante líquido como água, soro, água de coco e sucos. Na maioria dos casos a infecção gastrointestinal causa diarreia grave, por isso, é importante manter-se hidratado constantemente. Evitar beber leite.
LEITE COALHADO FAZ MAL? | Porque ele fica talhado?
Qual a diferença entre leite azedo e leite estragado?
Leite azedo x leite estragado
Já o leite azedo é resultado de armazenamento irregular: quando a bebida passa muito tempo na geladeira, por exemplo. Nesse caso, pode ser utilizado em receitas e consumido com segurança, pois é resultado de um processo de fermentação.
Quanto ao leite e laticínios em geral, o cheiro pode revelar muita coisa. Quando ele estiver mais azedo que o normal e com o tom alterado — normalmente puxado para o verde — é, com toda certeza, um alimento estragado e não deve ser consumido.
Durante a fermentação da lactose pelas bactérias, ocorre a formação de outras substâncias que dão origem ao sabor e ao aroma característicos do leite azedo. Para o desenvolvimento dessa acidez, influem os cuidados higiênicos adotados durante e após a ordenha, especialmente as condições de conservação e temperatura.
Bactérias da família de Lactobacillaceae são bactérias ácido lácticas (LAB) responsáveis pela quebra da lactose no leite para formar ácido láctico. Eventualmente, quando o leite atinge um pH ácido o suficiente, a coagulação ou coalhada ocorrerá juntamente com o cheiro característico e o sabor do leite "azedo".
Quanto tempo depois de vencido o leite pode ser consumido?
Fechado pode chegar até aos sete. Já no caso de embalagens com tratamento asséptico, que juntam leite pasteurizado a alta temperatura em recipientes esterilizados, a duração pode chegar até aos 90 dias se não for aberto. Já se tiver sido bebido, o tempo de vida baixa para os 10 dias.
Se aconteceu de você ter tomado o leite azedo não precisa se preocupar, a acidez tem sabor ruim, porém normalmente é produzida por bactérias que não causam doenças, pelo contrário, as bactérias que causam doença não conseguem crescer quando o leite está ácido.
A nutricionista Alessandra Veggi, pesquisadora da Fiocruz e integrante do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição, ressalta que os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são diarreia, vômitos, dores abdominais, mal-estar e febre. "Há casos que podem levar à morte", adverte.
A Brucelose é causada pela bactéria Brucella. É transmitida principalmente por laticínios não pasteurizados. Como tal, a principal via para a intoxicação é a ingestão de leite e/ou laticínios vindos de animais infetados pela bactéria.
Qual a diferença entre leite coalhado e leite azedo?
Leite Azedo: - Acidificou naturalmente, sem fervura e não houve separação do soro. Leite Coalhado: - Leite azedo que foi fervido, resultando na separação do soro.
O Leite Acido é causado pela ação bacteriana na degradação da lactose (açúcar do leite) transformando-a em ácido lático e elevando a acidez do leite (acidez titulável >18°D ou pH<6,6). Nesse caso, a solução do problema passa pela obtenção higiênica do leite e pelo resfriamento adequado (4°C).
Após tomar leite estragado, é importante ficar atento a qualquer sintoma de intoxicação alimentar, como náuseas, vômitos, diarreia ou dores abdominais. Caso esses sintomas persistam ou piorem, é recomendado procurar um médico.
Quanto tempo o leite pode ficar aberto na geladeira?
Assim, a refrigeração adequada é fundamental para que o produto não estrague. Sua validade é de três a cinco dias, enquanto fechado conforme a marca, e depois de aberto deverá ser utilizado em até três dias4.
O leite é uma bebida bastante sensível à mudanças de temperatura, principalmente depois de aberto. Essas mudanças podem fazer com que o leite azede em pouco tempo, tornando-o impróprio para consumo.
Durante um processo chamado fermentação lática, bactérias transformam a lactose em ácido lático. Uma vez que o ácido é produzido, o resultado é catastrófico: leite azedo e muito prejuízo!
Outra maneira fácil de saber se o leite está ruim é pelo cheiro. Abra a embalagem e pressione levemente para que o aroma saia. Se tiver um cheiro desagradável, azedo ou podre, é melhor evitá-lo, pois não está em bom estado.
O que ocasiona essa diferença no prazo de validade é o processo térmico e o envase asséptico do leite. Como falado anteriormente, o leite longa vida passa pelo método UHT e ao utilizar uma alta temperatura, é garantida uma melhor eliminação dos microrganismos.