A legislação atual determina que as espécies consideradas domésticas não necessitam de autorização especial. Estão neste grupo as aves manom, mandarim, diamante de gould, canário, periquito australiano, calopsita e rolinha diamante, além de galinhas e codornas.
Instalações As Rolinhas Diamante podem perfeitamente ser criadas tanto num viveiro ao ar livre como num viveiro em recinto fechado. Como as aves não trepam, é mais importante que as gaiolas sejam amplas do que sejam muito altas. Também podem ser criadas em gaiolas. Ambiente Esta espécie de rolinha é muito robusta.
As rolas-mansas, rolas-domésticas ou ainda rolas-rosadas, descendem de rolas selvagens que foram domesticadas há muitos séculos atrás. Assim, sendo uma variante doméstica da ave selvagem, é permitido ter rolas como animais domésticos.
Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. O casal, às vezes dois dias depois, já inicia nova ninhada, quando as condições ambientais permitem.
Ninhos podem ser abandonados por pombas devido à diferentes motivos, principalmente se forem mexidos. Como algumas fêmeas botam os ovos mesmo não havendo palha no local, se por acaso for adicionado algum material, as aves deixam o ninho sem retornar.
Manter animais silvestres em cativeiro é crime. Para tal situação configurar-se como legal, a origem do animal deve estar devidamente documentada através de nota fiscal emitida pelo comerciante ou pelo criadouro que detiver autorização do IBAMA para reproduzi-los em cativeiro.
Pode criar rolinha na gaiola? As Rolinhas Diamante podem ser criadas na gaiola, no entanto precisam do manejo adequado, a começar pelo tamanho e o formato da gaiola. O viveiro da Rolinha Diamante deve ser retangular com barras próximas para que a ave não consiga passar sua cabeça por elas.
Alimentação: Herbívora, mais especificamente granívora e frugívora, alimentando-se de grãos, sementes, frutas e vegetais. Reprodução: Deposita 2 ovos em ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente construídos a 1 ou 2 m de altura, às vezes também no chão.
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.
Criar aves e pássaros em cativeiro no Brasil é passível de punição legal, conforme a Lei nº 9.605/1998. No país, a criação de aves em cativeiro precisa obedecer aos critérios legais estabelecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Humanos (Ibama).
Os machos têm penas avermelhadas por todo o corpo, tendo uma cabeça com plumagem cinza azulada; já as fêmeas possuem coloração parda. Sobre as asas, ambos os sexos apresentam pontos pretos nas penas. Os imaturos têm traços da plumagem de cada sexo.
Quais pássaros não podem ser criados em cativeiro?
Entre as espécies mais populares ilegalmente estão pássaros como o Sabiá, o Trinca-Ferro, Sanhaço, Pintassilgo, Azulão, e aquele que é o mais traficado do país de acordo com dados do Ibama: o Canário-da-Terra.
Quais pássaros podem ser criados sem autorização do Ibama?
Algumas das espécies mais populares que dispensam licença específica do IBAMA para ter em casa são: canários, conhecidos pelo belo canto; calopsitas, que são diversão garantida para crianças e adultos; diamante-de-gould, com suas sete cores diferentes; manon, pequeno e sociável; periquitos, campeões de popularidade ...
No Brasil, temos sete espécies de aves consideradas domésticas pelo Ibama e Ministério da Agricultura, ou seja, espécies que não precisam de autorização especial para serem comercializadas. São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante.
Quanto tempo leva para uma rolinha aprender a voar?
Os filhotes têm taxas de crescimento rápido e podem voar a partir de 11 dias após a eclosão dos ovos. O motivo é a necessidade que os adultos têm em produzir uma nova ninhada rapidamente. Esta espécie tem potencial para produzir várias ninhadas por ano.
Segundo crenças surgidas a partir de contos antigos, ela não serve apenas para decorar com todo o seu encanto durante a época festiva, pois também carrega consigo uma simbologia especial. O mais popular refere-se a representação da amizade, pois este pássaro simboliza o amor e a lealdade.