É correto falar muito pouco?
O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.É correto escrever tampouco ou tão pouco?
“Tampouco” é um advérbio empregado para reforçar uma negação expressa anteriormente. Tem sentido equivalente a “também não”, “nem”, “muito menos”. Veja estes exemplos: “O magistrado afirmou que não pode, neste momento, revelar nada sobre o réu, tampouco emitir qualquer opinião sobre o crime que lhe é atribuído.”Como substituir muito pouco?
Sinónimos de muito pouco em português
- quase não.
- dificilmente.
- muito mal.
- praticamente.
- propriamente.
- mal.
- tão pouco.
- suficientemente.
O que significa "tão pouco"?
Tão pouco, separado, são duas palavras distintas que têm relação com quantidade ou intensidade. Significa algo como "muito pouco". Exemplos: Com tão pouco dinheiro foi capaz de fazer a alegria das crianças no Natal.Como ESCREVER Bem? Veja as 7 Dicas INFALÍVEIS Para Escrever Bem!
Como usar tão pouco?
“Tão pouco” é uma expressão formada pelo advérbio de intensidade “tão” e pelo advérbio de intensidade “pouco”. Em alguns casos, o “pouco” é classificado na frase como pronome indefinido. Neste último caso, há variação em gênero e número. A expressão significa “muito pouco”, “pouca coisa”, “pouquíssimo”.É pouco ou muito?
“Pouco” é um advérbio que se refere ao verbo comer, enquanto “muito” é um advérbio que intensifica “pouco”. Também é possível encontrar a seguinte construção, que é semelhante, mas não idêntica: “Ela sente muito pouca fome”.É correto dizer "muito maior"?
4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo. * Em relação a pequeno, em Portugal, usa-se o comparativo «mais pequeno».É correto dizer "muito menos"?
Obrigado. A forma correta é «muito menos», mesmo quando menos acompanha um substantivo. Na língua falada, é possível ouvir "muita" em lugar de muito, sobretudo quando o advérbio modifica adjetivos: «uma praia "muita" grande». É um uso que a norma não aceita.É correto dizer "muito mais"?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É correto usar tão?
Como advérbios, tão e tanto significam o mesmo, mas usam-se em contextos diferentes: tão acompanha advérbios (p. ex.: «tão longe») e adjectivos (p. ex.: «tão frio»); tanto modifica verbos [p. ex., «falou tanto (que...)»].Qual a diferença entre tão pouco e tampouco?
“Tampouco” é um advérbio e pode significar “também não”, “nem”, “sequer” ou “muito menos”. Já em “tão pouco”, o advérbio de intensidade “tão” modifica o advérbio ou o pronome indefinido “pouco”.É correto dizer "mais grande"?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".É correto falar mais melhor?
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior". Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico.É correto falar muito pouca gente?
A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios.Como se escreve "tão pouco"?
► Tão pouco:Formada pelo advérbio “tão” e pelo pronome indefinido ou advérbio de intensidade “pouco”, a expressão tão pouco pode ser substituída por expressões como “pequeno”, “muito pouco” ou “pouca coisa”. Como advérbio, “pouco” modifica um verbo e não varia. Veja os exemplos: Estudamos tão pouco hoje!