Pode fazer retirada de lucro mensal?
A resposta para a pergunta, é: Sim, você pode fazer a antecipação da distribuição de lucros da sua empresa, e portanto fazer a retirada mensalmente. (Fique tranquilo que quem cuida dessa parte é o seu contador, você apenas precisa alinhar seu contador sobre essa prática).Qual o limite de distribuição de lucros?
Microempresa (ME) — pode ter faturamento de até 360 mil reais ao ano; Empresa de Pequeno Porte (EPP) — pode ter faturamento de 360 mil reais a 4,8 milhões ao ano; Microempreendedor Individual (MEI) — pode ter faturamento de até 81 mil reais ao ano.Como contabilizar distribuição de lucro mensal?
O cálculo é feito da seguinte forma: São somadas todas as receitas e descontadas as despesas, resultando disso o lucro bruto. Para que se chegue ao lucro líquido, que então será dividido entre os sócios e os acionistas, do lucro bruto deve ser descontado o valor dos impostos.É possível distribuir lucros para não sócios?
No entanto, não existe a previsão legal de distribuição de lucros para pessoas que não fazem parte de uma sociedade.COMO DISTRIBUIR LUCROS DA EMPRESA PARA OS SÓCIOS ISENTO DE IMPOSTOS? CUIDADOS!
Como deve ser feita a distribuição de lucros?
Já a distribuição de lucros é feita aos sócios e investidores, independentemente de trabalharem no negócio ou não. É feito quando há lucro ao final do período. Outra diferença é que no pró-labore há o desconto, sob o valor bruto, de 11% de INSS e o Imposto de Renda de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal.Quando a distribuição de lucros é isenta de Imposto de Renda?
Os lucros ou dividendos apurados a partir de 1º.1.1996, quando pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, estão isentos do imposto de renda na fonte e na declaração de rendimentos do beneficiário, pessoa física ou jurídica.Pode distribuir lucros de exercícios anteriores?
Ainda que haja a distribuição de lucro superior ao que foi escriturado contabilmente no exercício corrente, é possível que seja feita a distribuição do saldo das reservas de lucros ou lucros acumulados de períodos anteriores, tal qual previsão normativa contida nos artigos 51 da Instrução Normativa SRF nº.Pode distribuir lucros acumulados?
As empresas optantes pelo regime de lucro presumido têm uma base de cálculo simplificada para a apuração dos impostos. De tal modo, a distribuição de lucros não é afetada pelo resultado contábil. Em outras palavras, o negócio pode distribuir seus lucros normalmente, desde que respeite as demais normas e limites legais.O que impede a distribuição de lucros?
Segundo a legislação, a empresa não pode fazer distribuição de lucros enquanto tiver impostos em aberto. Outra situação que impede distribuição de lucros é quando a empresa apresentar “prejuízo” no período analisado.Quanto eu posso tirar de lucro da minha empresa?
A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que tem variáveis muito específicas.Quais são as regras para distribuição de lucros das empresas simples?
Os optantes pelo Simples Nacional seguem o que diz na Lei das Sociedades Anônimas que, no mínimo, 25% dos lucros obtidos pela empresa sejam divididos entre sócios e investidores. Porém, é possível que este valor seja menor caso esteja estipulado no estatuto.Pode antecipar distribuição de lucros?
A empresa pode fazer antecipação de lucros, desde que na data no efetivo pagamento tenho lucro apurado em contabilidade regular e também no fechamento do exercício tenha lucros suficientes para suportar toda a antecipação feita no decorrer do ano, caso contrário esses valores serão considerados como retirada pró-labore ...Como fazer distribuição de lucros sem contabilidade?
Existe uma alternativa para as empresas optantes pelo Lucro Presumido ou pelo Simples Nacional que é a possibilidade de distribuir lucros isentos com base em um percentual sobre o faturamento da empresa ao invés de ser com base na contabilidade.Como fazer lucro real mensal?
Para chegar nesse valor, basta utilizar uma fórmula bastante simples: Receita – Despesas = Lucro Real. Em seguida, para cálculo do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ), a alíquota é de 15% para lucro de até R$ 20 mil mensais e 25% caso o lucro for superior a esse valor no mesmo período.Pode distribuir lucro sem pró-labore?
Posso apenas retirar Distribuição de Lucros e não retirar Pró-labore? Quando a empresa está no início da vida, a falta de estabilidade financeira muitas vezes gera essa dúvida: E, em resposta simples: não é permitido pela lei realizar apenas a distribuição antecipada de lucros.Pode distribuir lucros com bens?
Entretanto, a distribuição de lucros pode ocorrer de outra forma, por exemplo, com a entrega de um bem (móvel ou imóvel). Para tanto, o sócio credor dos dividendos deverá consentir em receber pagamento de forma diversa do dinheiro.Qual o limite para distribuição de lucros no lucro presumido?
Conversei com meu contador e ele disse que no regime do lucro presumido eu posso distribuir até 32% de lucro sobre o faturamento, acima disso o valor distribuído cairia sobre a tributação da tabela progressiva do IRPJ, o que daria uma quantidade de imposto significativa.Quanto o MEI pode distribuir lucros?
Se a distribuição do lucro for apurada de forma presumida, sendo: 8% (comércio, indústria e serviço de transporte de carga); 16% (serviço de transporte de passageiros) ou 32% (serviços em geral):Como fazer o cálculo para distribuição de lucros?
Como é feito o cálculoSe a divisão de lucros se baseia na lucratividade do negócio, o primeiro ponto é descobrir os valores de lucro bruto e líquido apurados no período. Para isso, existem duas fórmulas: Lucro bruto = receitas – despesas. Lucro líquido = lucro bruto – impostos.