O ideal é armazenar a garrafa em uma temperatura constante entre 9ºC e 12ºC, evitando oscilações bruscas que possam afetar a qualidade da bebida. Finalmente, vale mencionar que o método mais eficaz de conservação de espumante depois de aberto é consumi-lo rapidamente.
O espumante é o vinho que tem a menor vida após aberto, pois perde a carbonatação rapidamente. Ou seja, perde as borbulhas. O ideal é consumi-lo no mesmo momento que aberto. Para conseguir conservar por mais tempo, é necessário a utilização de um uma tampa especial, um fechamento sob pressão.
O ideal é manter o vinho na adega, em temperatura ambiente, se você for bebê-lo no mesmo dia ou logo no seguinte. Se não tiver adega ou quiser armazenar por mais tempo, opte pela geladeira, pois a baixa temperatura desacelera o processo de oxidação.
O ideal é armazenar a garrafa em uma temperatura constante entre 9ºC e 12ºC, evitando oscilações bruscas que possam afetar a qualidade da bebida. Finalmente, vale mencionar que o método mais eficaz de conservação de espumante depois de aberto é consumi-lo rapidamente.
Nunca coloque no freezer, isso afeta a elasticidade da rolha, dificultando a abertura, e ainda pode alterar as características da bebida devido ao choque de temperatura. Mesmo com pressa, sempre prefira a champanheira. Há uma boa técnica para acelerar o resfriamento da bebida, com a ajuda do álcool e sal.
A madre está absorvendo o oxigênio e transformando o álcool em ácido. Se a madre for perturbada e descer para o fundo do recipiente, ela fica inativa. Caso isso aconteça, espere um tempo maior e uma nova madre irá se formar na superfície. Após cerca de dois meses, seu vinagre deve estar pronto.
Efervescência excessiva: Se o vinho espumante estiver produzindo muitas bolhas ou se o gás for liberado com um estalo ao abrir a garrafa, isso pode indicar fermentação adicional ou problemas na vedação da garrafa.
O espumante Chandon não possui prazo de validade se conservado com sua vedação original, em local fresco, seco e ao abrigo da luz conforme consta no contrarrótulo do produto. De qualquer forma, com o tempo o produto pode apresentar características de evolução que são naturais em vinhos espumantes.
Você pode optar por cobrir a abertura da garrafa com uma rolha sofisticada de rosquear, minimizando o contato da bebida com o ar. Mas caso você não tenha uma à disposição, somente a refrigeração já ajudará a preservar as bolhas do seu champanhe por dias, mesmo se ele estiver totalmente exposto.
Uma maneira de preservar o prazer de beber vinhos espumantes é usar um acessório que substituirá a rolha após o estouro da espumante quando o vinho não é totalmente consumido. Ele tem o propósito de evitar que todo o gás escape dos espumantes em geral.
Após aberto o vinho não consumido, este deveria ser transferido para um recipiente menor, cuja quantidade de oxigênio seria rebaixada. Ao não fazê-lo, podemos guardar a garrafa no congelador, sem prazo definido e quando formos tomá-lo, descongelar-mos naturalmente até a temperatura de consumo indicada.
Em um leilão recente, realizado pela Christie's America, em setembro de 2023, 12 garrafas de Château Mouton-Rothschild 1945 foram vendidas por US$ 112.500, cerca de RS 551 mil, na cotação atual.
Armazene suas garrafas em locais frescos e escuros, pois desse modo, evitará com que as altas temperaturas aceleram a atividade microbiana, favorecendo a transformação do álcool em ácido acético. Um armário fechado ou uma adega são locais ideais para preservar a integridade do seu vinho.
É verdade que o vinho pode se transformar em vinagre?
Um vinho vira vinagre quando ele oxida, ou seja quando tem seu número de oxidação (Nox) aumentado. Para que isso ocorra, o álcool do vinho, que no caso é o etanol, precisa entrar em contato com as moléculas de oxigênio presente no ar, reagir, e oxidar em ácido etanóico.
Quanto tempo o vinho pode ficar na geladeira depois de aberto?
Eles têm durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os brancos mais leves e também os vinhos rosé têm durabilidade de até 3 dias, também com tampa e na geladeira. A média de duração de uma garrafa aberta de espumante dentro da geladeira é de no máximo 2 dias.
O local deve ser fresco e escuro, com uma temperatura constante entre 10ºC e 15ºC. Armazenar a garrafa na geladeira por um período muito longo pode não ser ideal, já que a vibração e a luz intensa podem danificar o vinho.
O champanhe deve estar bem frio, mas sempre com cuidado para não congelar. Os raios solares alteram a temperatura interna do champanhe, tendo efeito na composição química da bebida. Assim, ela vai ficar com um sabor mau. Por isso, guarde a garrafa num local escuro, com nenhuma luz natural ou artificial.
O frisante tem um teor alcoólico em torno de 7%, o que o torna mais delicado do que os espumantes. Por isso, é uma bebida adequada para consumo durante o dia ou em aperitivos da refeição. Queijos, castanhas, patês, amêndoas e até embutidos são opções de beliscos para esse momento.
Modo de preparo. Fazer esse drink com vinho frisante é algo bem simples e rápido. Você só precisa misturar todos os líquidos delicadamente e colocar uma rodela de laranja para decorar e dar um aroma agradável. Normalmente, é servido em um copo ou taça larga e com bastante gelo.
Com isso em mente, o vinho frisante é uma boa opção para servir com carnes mais pesadas e gordurosas ou até mesmo peixes. Pizzas e salgados também podem ter esse tipo de bebida como acompanhamento.