Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
Compartilhar. Veja bem, o terra serve para desviar a sobrecarga do aparelho para fora da rede elétrica, não sei que entendimento você tem sobre ele. Dessa maneira se você unir o terra ao neutro, num curto circuito essa descarga vai queimar o diodo e invadir seu aparelho tanto pelo neutro quanto pelo terra.
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
🤯 Será que Pode LIGAR Neutro com o Terra? Aterrar o Neutro! Interligar o Neutro no Aterramento
Pode aterrar chuveiro no neutro?
Chuveiro com fio terra no neutro pode? Utilizar o neutro para aterrar o chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC. Esse método é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e para equipamentos portáteis, conforme especifica a norma NBR 5410.
Se a proteção contra vazamento falhar, os fios neutro e terra serão invertidos, e se as três fases estiverem desequilibradas (o que geralmente existe), o fio terra será carregado, o que significa que haverá tensão na caixa elétrica. Se uma pessoa tocar nele, será eletrocutada.
Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho. Depois retira o fio do neutro e insere no terra, a lâmpada deve acender com brilho igual ou parecido, indicando que o aterramento esta funcionando corretamente.
- Se estiver sendo realizado um teste com o aterramento TT, a tensão entre o neutro e o terra, deve ser menor ou igual a 2V. Se der maior que 2V, pode começar a queimar a placa mãe, HD, e outros equipamentos elétricos.
O terra NUNCA assumirá o papel de neutro, pois a única função do terra é proteger as pessoas e animais contra choques elétricos devido a correntes de retorno pelo condutor neutro ou condutor de aterramento. Vide NR10.
Você pode também medir a resistência (impedância) de um circuito fechado pela terra usando o terrômetro alicate. Cada medição tem uma função específica dentro do aterramento, portanto a escolha de um ou outro método vai depender do que você está buscando. Portanto, não há melhor ou pior, mas sim adequado ou não.
Quando um equipamento não é corretamente aterrado, aumenta o risco de acidentes. Isso porque, no caso do elemento metálico estar energizado por alguma intercorrência, vai promover a passagem da corrente de descarga pelo corpo da pessoa que tocar a superfície, provocando choques elétricos que podem ser fatais.
Porque o aterramento é conectado ao neutro no padrão de entrada?
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.
Sendo assim, meu querido, nada de seccionar o neutro no interruptor. Além disso, tem um outro probleminha que este tipo de ligação pode causar: Já reparou que algumas lâmpadas, principalmente as de LED, costumam ficar um pouco acesas, mesmo com o interruptor desligado?
O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro. A instalação monofásica é mais comum, por isso vamos utiliza-la como padrão.
Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra. Uma vez ligado no terra, é possível que por problemas de condutividade o terra seja energizado, provocando variações de tensão e interferências em outros equipamentos.
Qual deve ser a tensão entre neutro e terra? O máximo de tensão que pode existir entre o neutro e a terra é de 2 e 10V. O ideal é que esta valor esteja em 0V, para demonstrar um sistema em equilíbrio ideal.
1. Aterramento do neutro no padrão de entrada. Como mencionado, aterrar o neutro na entrada é uma exigência da distribuidora de energia elétrica e, dessa forma, deve seguir sua orientação.
Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.
A perda de neutro, em princípio, não traz conseqüência alguma. Isto via de regra acontece e somente significa uma descontinuidade no fornecimento de energia. Porém, em algumas condições, essa perda de neutro se torna bastante indesejada, pois traz conseqüências danosas aos nossos equipamentos.
O fio neutro corre por toda a instalação servindo como um dos dois ou três condutores da instalação. O fio terra deve também percorrer toda a casa e ser ligado à carcaça do equipamento por uma questão de segurança, apesar de não ser necessário para questões diferentes da segurança.
Sem o fio verde do chuveiro, ou seja, sem um bom sistema de aterramento, a corrente elétrica pode tomar o caminho de menor resistência. Infelizmente, isso pode ser através de você, causando choques elétricos graves ou até mesmo fatais.